Judas pediu 30 moedas de pratas para trair Jesus. Maria Madalena, derrama um vaso de alabastro com o nardo mais puro, que equivalia na época, 300 denários aproximadamente. Um denário era uma moeda de prata e valia um dia de trabalho.
Então Maria tomou um frasco de perfume caro feito de essência de nardo e derramou-o sobre os pés de Jesus, enxugando-os com os cabelos dela. A casa encheu-se com a fragrância do perfume. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que haveria de trair Jesus, disse: “Esse perfume vale trezentos denários.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱
O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
Mas a maior surpresa veio quando o recipiente foi aberto: tinha cheiro de patchouli (uma erva próxima à menta). A fragrância estava preservada porque tinha sido guardada dentro de uma urna esculpida em quartzo, que ainda estava tampada com uma rolha.
Entenda o significado do momento em que, ao encontrar Jesus, Maria Madalena se lança aos pés d'Ele e derrama sobre Ele seu perfume. Madalena entra na sala onde Jesus se encontra com os fariseus e, ao se lançar aos pés do Senhor, chora e derrama sobre Ele o perfume mais caro, provavelmente, o melhor que ela tinha.
O Jatamansi foi o óleo que Maria Madalena derramou aos pés de Jesus antes da Última Ceia. Ele é o óleo do renascimento, equilibra o sistema nervoso, traz relaxamento e a reconciliação dos momentos traumáticos, liberdade das amarras do passado e o alivio espiritual para a alma.
Com uma combinação única de notas oriental especiada, essa essência é profundamente espiritual e introspectiva. Ideal para meditação, momentos de paz e presentes que buscam evocar a mística das antigas tradições.
Outra passagem relevante é quando Maria Madelena unta os pés do Cristo com óleo essencial de jatamansi, também conhecido como nardo, antes da crucificação.
Judas pediu 30 moedas de pratas para trair Jesus. Maria Madalena, derrama um vaso de alabastro com o nardo mais puro, que equivalia na época, 300 denários aproximadamente. Um denário era uma moeda de prata e valia um dia de trabalho.
O que observar: Esse perfume citado acima, diz a Bíblia, custava 300 denários (cada denário valia um dia de trabalho). Nos dias de hoje, considerando o salário mínimo de 1,2 mil reais por mês, poderia ser algo como 14 mil reais para um trabalhador comum.
Na pele, o Óleo de Nardo é conhecido por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, ajudando a tratar de problemas cutâneos como eczemas e psoríase. Além disso, pode contribuir para a regeneração celular, auxiliando na manutenção de uma pele jovem e saudável.
Em Betânia, uma família o recebe para um banquete. Nesse jantar, Maria, irmã de Marta e Lázaro, traz um vaso de alabastro contendo quase meio quilo de um perfume raro e caro, e quebra-o derramando todo o bálsamo sobre a cabeça de Jesus.
Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: — Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata.
O estáter ou tretrobol (Τετρώβολον) tinha um valor equivalente a 3 dracmas. O estáter cunhado em na cidade de Corinto tinha em torno de 8,6 gramas e equivalia a 3 moedas de dracmas de 2,9 gramas, mas frequentemente era relacionado a dracma de prata de Athenas, pesando 8,6 gramas.
Com um denário seria possível comprar cerca de 8 quilos de pão. Segundo a cronologia de maior aceitação, atualmente, entre os estudiosos, o denário foi cunhado pela primeira vez em 211 a.C., durante a República, e valia 10 asses, daí o seu nome, que significa "que contém dez" em latim e em português.
Para muitos, o “cheiro de Jesus” é de cebola e alho, mas para um pequeno resto é um perfume agradável. “Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem.”
Graças a Deus, que sempre nos conduz triunfantemente em Cristo e, por nosso intermédio, exala a fragrância do seu conhecimento em todo lugar. Porque, para Deus, somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e entre os que estão perecendo. Para estes, somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida.