Os níveis sanguíneos de cianeto de 0,5–1 mg/L indicam intoxicação leve; 1–2 mg/L intoxicação moderada, 2–3 mg/L intoxicação grave, e maior do que 3 mg/L geralmente resulta fatal.
O cianeto é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. Usado nos tempos antigos e modernos como um método de execução, o cianeto causa a morte dentro de minutos a horas de exposição.
A intoxicação por cianeto pode ocorrer por várias vias, incluindo inalação, ingestão ou absorção através da pele . A inalação de gás de cianeto é especialmente perigosa porque ele é rapidamente absorvido pelos pulmões e entra na corrente sanguínea.
O cianeto de sódio (NaCN), cianeto de potássio (KCN), cianeto de hidrogênio (HCN) e cloreto de cianogênio (CNCl) são altamente tóxicos para seres humanos.
CIANETO e o maior suicídio em massa da história! │ #1 Venenos Famosos │
Quantas gramas de cianeto é fatal?
Os sintomas da intoxicação começam com concentrações de cianeto no sangue de, aproximadamente, 40µmol/L. A estimativa é que uma concentração média de 546 ppm de ácido cianídrico após 10 minutos de exposição, é fatal para humanos.
O cianeto de hidrogênio (HCN) é um gás incolor ou levemente azulado, com típico odor amargo, lembrando amêndoas. Os cianetos de sódio e de potássio são pós brancos. Sendo assim, podemos definir que o cianeto possui cor branca.
O cianeto pode ser encontrado naturalmente em baixas concentrações no solo, na água e em vegetais, como a mandioca brava. As principais fontes de emissão antropogênica são a mineração, as indústrias químicas e de processamento de metais e a exaustão veicular.
Com relação a riscos para a saúde, Jucelino Nery cita como exemplos as sementes e caroços de pera, maçã, cereja, damasco e pêssego, que possuem um composto chamado amigdalina que, em contato com as enzimas do corpo humano, libera o cianeto, substância capaz de gerar dor de cabeça, confusão mental, vômitos e até mesmo ...
Em doses mais baixas, a perda de consciência é precedida de fraqueza geral, dores de cabeça, vertigem, confusão e dificuldade para respirar. A pele fica rosada e depois se torna violeta. Quando o cianeto for inalado, pode causar coma com convulsões, apneia e parada cardíaca em uma questão de segundos.
Dentre os antídotos disponíveis (hidroxocobalamina, nitrito de amila, nitrito de sódio, tiossulfato de sódio, 4-dimetilaminofenol e edetato de dicobalto), a hidroxocobalamina é apontada como o antídoto de primeira linha.
O gás cianeto difunde-se até a cadeia transportadora de elétrons, competindo com o oxigênio pela citocromo C oxidase (Figura 4). Uma vez que o cianeto se liga à enzima, o transporte de elétrons ao oxigênio é inibido e o mesmo não mais é consumido.
Cianetos são usados na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). O cianeto de ouro é usado para a douração de certos metais, a frio (sem a necessidade de processo de eletrólise).
O cianeto de hidrogênio puro só pode ser comercializado dentro da lei, devido seu nível de toxicidade ser alto, porém esse ácido, pode ser encontrado em sementes de frutas como maçã e cereja e algumas espécies de mandioca em pequenas quantidades.
Além do oxigênio, Scheele descobriu vários elementos químicos, como o cloro, o bário, o hidrogênio, o manganês, o molibdênio e o tungstênio, bem como compostos químicos como o ácido nítrico e o cianeto de hidrogênio.
Os cianetos são produzidos por microrganismos, como bactérias, fungos e algas e podem ser encontrados em plantas e alguns alimentos, como feijão-fava e amêndoas (Dasha et al., 2009) e em plantas cianogênicas, como raízes de mandioca, além de ocorrer naturalmente em baixas concentrações no solo e na água.
Porque não comer abacaxi antes de um encontro amoroso?
O motivo é a alteração no gosto do sêmen quando a fruta é ingerida, o que deixaria ainda mais agradável o sexo oral. Mas dependendo do que você come, principalmente nas últimas 24 horas, o odor e o sabor da vulva, que estão relacionados aos fluídos vaginais, também podem se alterar.
Cianeto :C≡N: de Sódio (NaCN), Cianeto de Potássio (KCN), Cianeto de Hidrogênio (HCN) e Cloreto de Cianogênio (CNCI) são letais, mas milhares de compostos chamados Nitrilas contêm o grupo Cianeto, mas não são tóxicos.
Hálito com odor estranho. Modificação na coloração dos lábios e interior da boca, dependendo do agente causal. Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência.
A cianetação do ouro, nome dado a esse processo, é utilizada para extrair ouro a partir de um minério bruto retirado do solo. O cianeto dissolve o ouro dentro da rocha, retirando-o em forma líquida. Em seguida, esse ouro é tratado para retirar o cianeto ao qual foi exposto.
O cianeto é um composto extremamente tóxico. Ele age desativando as enzimas que contêm ferro FE+++. Quando uma pessoa é intoxicada por cianeto, inevitavelmente ocorre morte por anóxia histotóxica (redução dos níveis de oxigênio nos tecidos). Isso porque há uma ligação do cianeto ao sítio ativo (íon férrico).
O cianeto de hidrogênio (HCN) é um líquido ou gás incolor ou azul pálido com odor de amêndoa amarga, enquanto o cianeto de sódio (NaCN) e o cianeto de potássio (KCN) são sólidos solúveis em água.