As peças fabricadas em Prata 925 têm a durabilidade eterna, pois é considerada um metal nobre, assim como ouro. As peças banhadas são consideradas semijoias.
Evite tomar banho com as peças, pois o sabonete, cremes e óleos de banho deixam um a fina película sobre a superfície deixando a peça opaca; Não use acetona, pasta de dente, álcool para limpar suas peças. Tampouco, as ferva em água com sabão, pois esses procedimentos sujam e danificam pedras e metais.
Podendo limpar anéis, brincos, colares, piercings e tudo o que for de Prata. Ela dura de 4 a 6 meses, variando da frequência de uso. Utilize o pano mágico até perceber que ele não está mais removendo a camada escura da prata, quando isso ocorrer, está na hora de comprar outra flanela.
A Prata 925 pode ser usada no banho, mas é importante salientar que a exposição frequente à água e a produtos de banho pode levar a um desgaste mais rápido da peça.
Esse processo ocorre quando a prata entra em contato com enxofre presente no ar, na água ou em certos produtos químicos. Embora isso possa causar um leve desconforto, o escurecimento da prata é um indicativo de que a joia é genuína e não deve ser motivo de preocupação.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
A principal diferença está na composição das peças. As semijoias de prata 50 milésimos são produzidas, na verdade, com metais não-nobres (como cobre, latão e bronze), que passam por um banho de galvanização para ter o acabamento em prata. Já as joias de prata 925 são feitas, em sua maior parte, de prata legítima.
Lavar e secar, após o uso contínuo ou prática esportiva, devido ao sal da sudorese; Não usar em água do mar e piscina; Evitar o contato das bijuterias com cosméticos e produtos de higiene; Polir (no mercado existem flanelas especiais para o polimento em prata).
Para as peças banhadas em prata, é muito importante que tenha uma rotina de limpeza constante. Molhe a peça e escove-a levemente com uma escova de dente + bicarbonato de sódio. Após realizado esse processo, lave-a e enxugue-a com o secador no modo morno, para que não fique nem um resquício de água.
Como regra geral, o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de cinco a dez minutos por banho, visando proteger não apenas a pele como o planeta. Claro que essa regra não é estrita, mas devemos tê-la sempre em conta para evitar excessos na hora desse rito de limpeza.
Qual a diferença entre folheado e banhado a prata?
Joia banhada ou folheada? A joia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. No entanto, há semijoias banhadas que não são de boa qualidade.
Todas as pratas adquiridas em qualquer loja escurecem, independente do tempo de uso. Já recebemos clientes aqui que informaram que a joia escureceu com 4 meses de uso, enquanto a minha escurece com uma semana, o que não muda o material do produto (Prata 925), mas sim muda o corpo de pessoa para pessoa.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Também conhecida como esterlina, a prata 925 possui 92,5% de prata e 7,5% de outros metais. Isso faz com que a qualidade excepcional do metal nobre seja preservada, mesmo em joias que são usadas com frequência.
A prata 925, também conhecida como prata esterlina, é uma liga de prata composta por 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, geralmente cobre. Essa proporção cuidadosamente equilibrada oferece uma série de benefícios, incluindo resistência ao escurecimento.
Grande luminosidade e calor intenso também contribui para o escurecimento da prata, evite expor suas peças a ele. Após o uso, limpe as peças com uma flanela macia; Periodicamente, mesmo que suas joias em prata não estejam em uso, faça uma limpeza completa.
Carimbo (ou selo) do metal: As joias de prata feitas sob o padrão internacional possuem, via de regra, o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça o timbre “925” ou os demais selos: “950”, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização são a 950 e a 925.
O banho de prata é um processo meticuloso que requer habilidade e conhecimento para obter resultados excepcionais. Geralmente, esse procedimento é realizado por profissionais especializados em joalheria e restauração de peças prateadas.
Geralmente um banho dura de 6 meses a 1 ano dependendo do seu uso. As joias banhadas não são recomendadas para uso diário, apenas para eventos casuais, com esse cuidado seu acessório terá o brilho do banho por um maior tempo.
- Para evitar o processo de oxidação nas peças em prata, evite banhos de piscina e mar e retire a aliança ao lavar as mãos. Além disso, evite o contato da sua aliança com produtos de limpeza e cosméticos em geral, como perfumes, cremes, xampu, protetor solar e autobronzeador.