É frequente medir a pressão atmosférica em milésimos de bar (mbar) e também pressões de diversos sistemas hidráulicos e pneumáticos, onde pode-se utilizar a relação 1 bar = 14,5 Psi. Outras equivalências: 1 bar = 76,00617 centímetros de mercúrio.
Se quiser converter as duas unidades mais comuns, bar e psi, você precisará dos valores de conversão exatos. Se você deseja converter bar em psi, multiplique o valor da barra por 14,503774. Na direção oposta, um valor psi é multiplicado por 0,068948 para determinar a unidade em bar.
PSI - Pounds per Square Inch (libras por polegada quadrada)
PSI é uma unidade de medida de pressão amplamente utilizada que indica a força exercida por polegada quadrada de uma área. Por exemplo, ao encher um pneu de carro, a PSI mede a pressão do ar dentro do pneu.
Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,5 PSI).
A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo.
A rastreabilidade da pressão em psi para o SI (Sistema Internacional de Unidades), conforme descrito anteriormente, é através da unidade Pa (pascal), que é a relação entre a força em N (newton) e a área em m² (metro quadrado), levando em conta que 1 libra = 4,448 N e 1 polegada = 25,4 mm.
3. Bar (bar) O bar é uma unidade de medida de pressão comumente utilizada na indústria e em contextos relacionados à pressão de fluidos. Ele é definido como 100000 pascals, ou seja, 1 bar equivale a 100000 pascals.
No caso dos grandes, é importante ter bastante pressão. Pra se ter uma ideia, pra automóveis SUVs geralmente é recomendado um mini compressor com potência acima de 300 PSI, que é a sigla de Libra-força por polegada, e 30L, ou litros.
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso.
Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga.
A pressão é considerada alta e pode apresentar risco a saúde, principalmente ao coração, quando o valor de referência para pessoas adultas ultrapassa o valor considerado normal que é de até 13.5 por 8.5 (135mmHg/85mmHg).
Pese embora, regra geral, varia entre os 2.2 BAR e os 2.5 BAR ou então entre os 31 PSI e os 36 PSI. Em caso de possuir um carro citadino (depreenda-se um veículo com um peso abaixo do 1300 kg deve utilizar uma pressão entre 2.2 BAR e 2.3 BAR ou 31 PSI e 33 PSI.
PSI e Bar são muito comuns na indústria de compressores de ar e são ambas unidades de pressão. PSI significa “libras por polegada quadrada” e é uma unidade de pressão comumente usada nos Estados Unidos. Por outro lado, o Bar é uma unidade métrica de pressão usada em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos.
A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.
Seus múltiplos mais usados são quiloPascal e megaPascal, respectivamente kPa e MPa. O quilograma-força por centímetro quadrado (kgf/cm²), unidade obsoleta, foi substituído pelo bar de símbolo bar 5 (1 bar =10 Pa= 1,02 kgf/cm²).
O ponteiro é interligado, então, conforme a pressão, estará na mesma linha reta referente a temperatura de saturação. Por exemplo, se o gás utilizado é o R22 e o ponteiro está em 50 PSI na linha reta, 50 PSI está em torno de 0 grau, que será a temperatura de saturação do gás.