Cada hora-aula tem o tempo estabelecido em 50 minutos, então seu salário precisa ser calculado em cima da quantidade de horas-aula que você leciona, ou seja 50 minutos por aula. Exemplo, se você trabalha das 13h30 às 17h30, são 4 horas-relógio que devem ser multiplicadas por 60 (minutos) e divididas por 50 (minutos).
O principal motivo são os estímulos externos que os estudantes recebem durante os estudos. Em 1945, por exemplo, um estudo com foco no treinamento de fuzileiros navais, elaborado pela Universidade de Illinois, defende que as aulas devem ter, em média, 40 minutos.
Tomando por base a explicação acima, entende-se que para transformar minutos em horas basta dividir o valor por 60. Por exemplo, 240 minutos equivalem a 4 horas, pois 240 / 60 = 4. Já para transformar horas em minutos, basta fazer a operação contrária, ou seja, multiplicar por 60.
Em resumo, a razão pela qual 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos é principalmente devido à adoção histórica e prática de um sistema de medida baseado no número 60, que se mostrou extremamente útil e funcional ao longo dos séculos.
2/2009, a “hora-aula, pode ser de 40, 50, 60 ou 90 minutos. Isto não faz a menor diferença, desde que não comprometa a carga horária final do curso, quanto aos mínimos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e demais normas legais”.
Em 1910, a Universidade de Chicago fez um estudo e constatou que as pessoas conseguiam prender a atenção em um determinado assunto na escola por 50 minutos. Por isso, foi segregado as aulas e as matérias dentro deste intervalo de tempo.
Horas/Aula → Horas: Multiplica-se o número de horas/aula por 50 e divide-se por 60. Horas → Horas/Aula: Multiplica-se as horas por 60 e divide-se por 50.
Para resolvermos esse exercício, temos que encontrar o período correspondente a 1 hora e meia. Assim, adicionando esse valor ao horário inicial, teremos seu horário de retorno. Como uma hora possui 60 minutos, temos que meia hora será o equivalente a 60 minutos/2 = 30 minutos.
Assim, 45 minutos na forma centesimal equivale a 0,75 hora centesimal, ou seja, basta tomar-se o número de minutos que se deseja transformar em horas centesimais e dividi-lo por 60.