O Nintendo Switch suporta cartões microSD e microSDHC (High Capacity) de até 32GB, e cartões microSDXC (Extended Capacity) de 64GB até mais de 2TB. Quanto mais rápida a velocidade de leitura e gravação, mais rápido seus jogos e aplicativos serão carregados.
Quanto ao resto do hardware, rumores anteriores relacionados ao novo console da Nintendo falam de um aumento exponencial na memória RAM, uma tela de 8 polegadas que pode ser do tipo OLED e um SoC Nvidia T239, capaz de até 4,5 TFLOPs de potência no modo dock e até 2,0 TFLOPs no modo portátil.
Nintendo Switch com 8GB de RAM tem dificuldades em rodar jogos antigos de PC. Já mostramos outras vezes o Nintendo Switch modificado rodando jogos de PC.
E mesmo que o sistema se esforce para manter 60 FPS constantes em certos títulos, há uma boa chance de que os jogadores com monitores VRR ainda tenham uma experiência de jogo decente, já que o próximo sistema pode suportar modos de 40 FPS, a julgar por algumas descobertas recentes.
32 GB de armazenamento interno, sendo uma parte reservada para ser usada pelo console. Os usuários podem expandir o espaço de armazenamento facilmente usando um cartão microSDHC ou microSDXC de até 2 TB (vendido separadamente).
Uma memória RAM de 64GB é destinada para usuários como designers profissionais. Se você trabalha com modelagem 3D, por exemplo, você executará diversas tarefas de alta complexidade para cada pequena parte do seu trabalho. Para isso, você precisa de muita memória RAM!
A empresa One-Netbook criou o One XPlayer, um PC com Windows 10 que tem visual parecido com o Switch. O aparelho tem uma tela de 8,4 polegadas com os controles nas laterais, assim como no híbrido da Nintendo.
O Switch Fast Ethernet é mais antigo, transfere dados em taxas até 100 Mbps e é suportado por qualquer dispositivo de rede no mercado. Já o Switch Gigabit Ethernet é mais moderno e seu padrão atinge velocidades até 10 vezes maior que seu antecessor.
A Nintendo divulgou, no seu site japonês, o tamanho das versões digitais de diversos jogos do Switch, revelando quanto espaço eles vão consumir no armazenamento do console. Por enquanto, Dragon Quest Heroes é o título mais pesado.
Para libertar espaço na memória da consola, vai a "Definições da consola" → "Gestão de dados" → "Eliminar os dados de gravação". Podem ser armazenados dados de aplicações (incluindo aplicações descarregadas, atualizações de aplicações e capturas de ecrã) na memória da consola ou num cartão microSD.
Com 8GB há uma boa quantidade de memória RAM e o usuário pode até rodar programas mais pesados. Mas se você que mais produtividade e desempenho, o ideal é subir essa capacidade para 16GB, 32GB ou até 64GB. Assim, você pode encarar programas gráfico, editores de vídeo e jogos em alta definição.
Os últimos lançamentos de jogos já estão começando a recomendar um mínimo de 16 GB de RAM. Então, se você usa seu PC para algo outras tarefas além de jogos, ou quer deixá-lo pronto para os próximos lançamentos, 32 GB pode ser a opção certa para você.
Para um PC gamer, a quantidade ideal de RAM recomendada para os jogos mais recentes é de 32 GB. Se você deseja executar muitos programas em segundo plano, você pode querer aumentar esse número para 48 GB ou até 64 GB.
Enquanto o suposto Nintendo Switch 2 não chega, um usuário resolveu modificar o modelo atual adicionando 8 GB de memória RAM (o modelo padrão conta com 4 GB), conseguindo rodar diversos jogos de PC que estão inacessíveis na biblioteca do console.
O Nintendo Switch 2 pode ser mais poderoso em comparação com a versão atual do console híbrido. Segundo informações do Youtuber dono do canal Moore's Law is Dead, o equipamento deve chegar com melhor desempenho no modo Dock, mas ainda sem condições de superar o Steam Deck, apesar de ter algumas vantagens.
Desenvolvido carregando todas as inovações da época, estamos falando da arquitetura Maxwell com 256 núcleos rodando, originalmente, a 1000 MHz. No entanto, para conservar energia e não superaquecer o console, a freqüência é diminuída para 768 MHz quando conectado à TV e um máximo de 460 MHz quando fora da dock.
Nesse sentido, a GPU do console teria 2.048 núcleos CUDA e uma CPU ARM com núcleos Cortex-A78AE. Android 16 Mar A Nintendo adicionou novos jogos de Game Boy, Nintendo e Super Nintendo ao serviço. Switch Online.
A Nintendo divulgou o tamanho dos arquivos de alguns dos primeiros jogos do Switch que poderão ser baixados pela eShop. A maioria dos jogos cabe nos 32 GB disponíveis como padrão no console, porém no caso de Dragon Quest Heroes I & II o limite já será ultrapassado e o usuário precisará recorrer a um novo cartão SD.
Em muitos momentos, a performance fica abaixo dos 30fps no Switch, às vezes flutuando na faixa dos 23fps. Em comparação, os videogames da Sony (PlayStation 4 e PS4 Pro) e da Microsoft (Xbox One e XOne X) buscam manter uma média de 60fps e, na maior parte do tempo, conseguem manter esse alvo de maneira estável.