A corrente elétrica é diretamente proporcional à resistência elétrica dos corpos: quanto maior a resistência elétrica de um corpo, menor será a corrente elétrica a atravessá-lo.
Em termos simples, a Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência de um corpo depende de sua composição e do seu formato: quanto maior for a espessura de um fio, por exemplo, menor será a sua resistência elétrica.
Quanto maior for a resistência de um resistor, maior será a quantidade de energia que ele dissipa em forma de calor a cada segundo, em outras palavras, maior será a potência por ele dissipada.
A lei que descreve o comportamento é a lei de Ohm, onde diz que a corrente será o valor da tensão, em Volt, dividido pela resistência, em Ohm. Isso significa que quanto maior for a tensão, maior será a corrente em um circuito. E ainda, quanto menor for a resistência, maior a corrente.
Quanto Maior a Tensão Maior a Corrente ou Quanto Maior a Tensão Menor a Corrente.
Quanto maior a resistência, maior a corrente.?
A corrente elétrica é diretamente proporcional à resistência elétrica dos corpos: quanto maior a resistência elétrica de um corpo, menor será a corrente elétrica a atravessá-lo.
Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.
O efeito Joule é um fenômeno físico no qual a passagem de corrente elétrica através de algum meio resulta em seu aquecimento. Esse aquecimento surge em razão das diversas colisões que ocorrem entre os elétrons e os átomos que constituem a estrutura cristalina do material.
O que acontece com a corrente quando a tensão aumenta?
De acordo com a primeira lei de Ohm, em um condutor ôhmico, quando a tensão aumenta, a corrente elétrica aumenta na mesma proporção. Em outras palavras, nesse tipo de condutor, essas grandezas são diretamente proporcionais.
A primeira lei de Ohm diz que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um resistor elétrico é proporcional à corrente elétrica que o atravessa. Assim, há uma resistência elétrica constante.
Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.
Exemplificando: um condutor que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm causará uma queda de tensão de 1 volt (ou vóltio) a cada 1 ampere de corrente que passar por ele.
A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas relacionam-se com a resistência elétrica de um condutor. De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.
Quanto menor a resistência, maior será a corrente elétrica, o que resulta em um aquecimento mais eficiente e água mais quente. A resistência elétrica é uma medida da oposição ao fluxo de corrente elétrica em um circuito.
Quanto maior for a potência elétrica do aparelho, maior será a energia consumida por ele. É por isso que os chuveiros e ares-condicionados são os maiores consumidores de energia elétrica doméstica.
A Lei de Ohm (V = R * I) e a fórmula da potência (P = V * I) mostram que, para manter a mesma potência, se a tensão aumenta, a corrente deve diminuir, mas isso ocorre porque a resistência é ajustada. Sem esse ajuste, a corrente aumentaria com a tensão.
As tensões apresentam algumas diferenças nem sempre perceptíveis. Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores.
Quanto maior a resistência, menor será a amperagem em um circuito, de acordo com a Lei de Ohm. Isso significa que, se a resistência aumentar, a corrente elétrica diminuirá. Por outro lado, se a resistência diminuir, a corrente elétrica aumentará.
A fórmula 'I = v/R' diz que quanto maior a voltagem maior é a intensidade de corrente elétrica, mas a fórmula I = P/v diz que quanto maior a voltagem menor é a intensidade de corrente elétrica!
"Pode haver tensão elétrica sem a necessidade de corrente elétrica, no entanto não poderá haver corrente elétrica sem uma tensão elétrica e um circuito fechado. "Comente a afirmação acima, conceituando as grandezas elétricas.