Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito, uma vez que resistividade e condutividade são grandezas inversamente proporcionais.
A corrente elétrica é diretamente proporcional à resistência elétrica dos corpos: quanto maior a resistência elétrica de um corpo, menor será a corrente elétrica a atravessá-lo.
Além disso, por meio da sua fórmula, percebemos que a resistência elétrica é proporcional à tensão elétrica (ddp ou diferença de potencial elétrico), mas inversamente proporcional à corrente elétrica. Portanto, se aumentarmos a tensão, a resistência também aumentará.
(Motor~3) - Quanto Maior a Tensão, Menor Será a Corrente? Exemplo Indutivo
Quanto maior a tensão, menor a corrente.?
As tensões apresentam algumas diferenças nem sempre perceptíveis. Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores.
A quantidade de calor dissipado é diretamente proporcional à resistência elétrica, portanto, quanto maior for a resistência elétrica de um corpo, maior será a quantidade de calor que ele produzirá ao conduzir eletricidade.
Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.
Quanto maior for a potência elétrica do aparelho, maior será a energia consumida por ele. É por isso que os chuveiros e ares-condicionados são os maiores consumidores de energia elétrica doméstica.
Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.
Exemplificando: um condutor que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm causará uma queda de tensão de 1 volt (ou vóltio) a cada 1 ampere de corrente que passar por ele.
Isso significa que quanto maior for a tensão, maior será a corrente em um circuito. E ainda, quanto menor for a resistência, maior a corrente. Ou seja, o quão maior é a tensão em relação a resistência vai dizer o quão grande será a corrente, isto é, a quantidade de elétrons que circula o circuito em determinado tempo.
Quanto maior for a resistência de um resistor, maior será a quantidade de energia que ele dissipa em forma de calor a cada segundo, em outras palavras, maior será a potência por ele dissipada.
A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas relacionam-se com a resistência elétrica de um condutor. De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.
Quanto maior a bitola, maior é a capacidade do cabo de conduzir corrente elétrica. Isso ocorre porque uma área maior proporciona menor resistência ao fluxo de corrente.
O que acontece com a corrente quando a tensão aumenta?
De acordo com a primeira lei de Ohm, em um condutor ôhmico, quando a tensão aumenta, a corrente elétrica aumenta na mesma proporção. Em outras palavras, nesse tipo de condutor, essas grandezas são diretamente proporcionais.
Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.
Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito, uma vez que resistividade e condutividade são grandezas inversamente proporcionais.
Quanto maior a resistência, menor será a amperagem em um circuito, de acordo com a Lei de Ohm. Isso significa que, se a resistência aumentar, a corrente elétrica diminuirá. Por outro lado, se a resistência diminuir, a corrente elétrica aumentará.
A primeira lei de Ohm diz que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um resistor elétrico é proporcional à corrente elétrica que o atravessa. Assim, há uma resistência elétrica constante.