O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anuncia ainda hoje a renovação por um ano com o Assaí do contrato de naming rights do Brasileirão 2023, que começa amanhã. O contrato teve um acréscimo de cerca de 50% do valor do acordo anterior, feito em 2020. A CBF receberá cerca de R$ 50 milhões pelo negócio.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) premia as equipes de acordo com a posição no campeonato. Para o campeão, o valor recebido é de R$ 45 milhões, terceiro mais rentável do futebol brasileiro. Esse valor perde para a Libertadores, com R$ 94,5 milhões e Copa do Brasil com R$ 70 milhões.
Quando o Assaí começou a patrocinar o Brasileirão?
Além de ser atual title sponsor do Brasileirão, desde julho de 2018, a marca passou a utilizar o selo de “Atacadista Oficial do Nosso Futebol”. A empresa também é o Atacadista Oficial do Campeonato Paulista (Feminino e Masculino) e da Copa do Nordeste, algumas das mais tradicionais competições de futebol do país.
Não é exagero dizer que os patrocínios praticamente sustentam a CBF. Por isso, tudo que lá ocorre é do interesse da nossa indústria. Quem escolhe o presidente são as Federações Estaduais e os clubes das Séries A e B. É de praxe que os patrocinadores não se interessem nem tomem partido nesse processo.
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Quem financia a seleção brasileira?
A máquina de fazer dinheiro da confederação azul e amarela se apoia principalmente na área comercial – em tempo, as três campanhas publicitárias mencionadas no parágrafo anterior pertencem respectivamente a Vivo, Itaú e Ambev, todas patrocinadoras da entidade.
Patrocínios são a principal fonte de receita da entidade, representando 51,7% do total auferido na temporada de 2018. A máquina de gerar dinheiro foi a seleção brasileira, que reponde por 98% dos R$ 318,8 milhões em patrocínios registrados pela CBF.
Pelo acordo, a empresa desembolsará R$ 50 milhões à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que negociou a renovação do contrato. A notícia da renovação foi publicada pela coluna do Lauro Jardim no jornal O Globo e confirmada pela Máquina do Esporte.
A Globo e a CBF assinaram um novo contrato de direitos de transmissão de jogos das eliminatórias e de amistoso para o ciclo até a Copa-2026. O valor a ser pago pela emissora será de US$ 1,8 milhão (R$ 9 milhões).
Em seu balanço, a entidade usa a cotação da moeda em 1 de janeiro de 2022 (R$ 5,663). Os gastos da CBF também aumentaram. A entidade gastou R$ 434,13 milhões na rubrica "Contribuição ao fomento do futebol nos Estados E Competições".
Os contratos de patrocínio são a maior fonte de receita da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2022, a entidade faturou mais de R$ 567 milhões com os acordos comerciais, o que representa 53% do faturamento total (R$ 1,072 bilhão).
Já a receita líquida atingiu R$ 15,1 bilhões, 31,9% acima do valor reportado no primeiro trimestre de 2022. O Assaí somou lucro líquido de R$ 72 milhões no primeiro trimestre de 2023, queda de 66% quando comparado a igual intervalo do ano passado.
"A marca do Assaí Atacadista passa a ser associada ao logo do Brasileirão na divulgação de conteúdos oficiais e nas propriedades comerciais da competição. Também estão sendo estudadas ações nas lojas para ativar a parceria junto aos torcedores e promover o campeonato", informa a CBF em seu site oficial.
Pertencia diretamente ao GPA até 2021, quando abriu as suas negociações na bolsa. Contudo, a empresa ainda era controlada pelo grupo francês Casino – que também controla o GPA – até 2023, quando vendeu sua última participação acionária na Companhia.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 1,28 bilhão, alta anual de 28,5%. No critério ajustado, o Ebitda ficou em R$ 1,22 bilhão, um crescimento de 19,9%. A margem Ebitda ajustada ficou em 7,1%, um recuo de 0,2 ponto percentual.
Na contabilização de todos os segmentos do mercado, o valor total gasto com patrocínio máster de clubes na Série A do Campeonato Brasileiro é de R$ 356,4 milhões.
Quanto cada clube recebe de TV? Pela tabela, o Flamengo ganharia R$ 398 milhões, o Corinthians, R$ 355 milhões, o São Paulo, R$ 305 milhões, o Palmeiras R$ 294 milhões, o Fluminense, R$ 264 milhões. O time com menor receita seria o Cuiabá, com um total de R$ 119 milhões.
Cerveja Nº1 do Brasil, a Brahma é a mais nova patrocinadora do Brasileirão Assaí. O acordo tem início este ano e duração de três temporadas. Com essa parceria, vão sobrar motivos para brindar durante as 38 rodadas.
Os números foram aprovados nesta terça-feira (19), em assembleia-geral da CBF. Os presidentes das 27 federações estaduais que compõem a entidade participaram da reunião. A maior parte do valor (R$ 576 milhões) foi arrecadada com patrocínios, tendo sido a seleção masculina a principal fonte de arrecadação, com 98%.
O primeiro colocado na competição leva para casa um valor de US$ 42 milhões (R$ 218,8 milhões). Já o segundo lugar recebe US$ 30 milhões (R$ 156,3 milhões). O terceiro e quarto lugar levam, respectivamente, US$ 25 milhões (R$ 130,2 milhões) e US$ 27 milhões (R$ 140,7 milhões).