Em 2021, o Flamengo tinha um valor de pouco menos de R$ 100 milhões por todos os seus patrocínios de camisas, shorts e meias. Esse montante inclui o contrato com a Adidas.
O espaço master é ocupado pelo Banco BRB, com um contrato de R$ 32 milhões. A Adidas representa uma média de R$ 69 milhões (entre patrocínio mais a porcentagem por vendas), e a Pixbet, em R$ 24 milhões, são os três maiores valores.
💰 O dono do maior acordo de patrocínio máster é o Corinthians, que fechou recentemente com a casa de apostas VaideBet por R$ 370 milhões em três anos. Serão R$ 120 milhões anuais e R$ 10 milhões em luvas. 🥈 O Flamengo aparece em seguida no ranking com um acordo com a Pixbet.
Palmeiras lidera o ranking, seguido por Flamengo e São Paulo. O elenco alviverde é avaliado em 210,8 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão na cotação atual), já o plantel rubro-negro vale 162,1 milhões de euros (R$ 866 milhões), e o do Tricolor paulista foi estimado em 115 milhões de euros (R$ 615 milhões).
São Paulo: A Adidas paga cerca de R$ 15 milhões ao clube. Santos: Renovou com a Umbro até 2024, mas sem os novos valores revelados. Anteriormente o clube recebia algo em torno de R$ 12 milhões.
Com a Adidas, o Alviverde recebia cerca de R$ 20 milhões – no total, a vantagem chega a 10% em relação ao contrato anterior. Os R$ 22,5 milhões são separados em: R$ 14 milhões em dinheiro e R$ 8 milhões em materiais.
No topo do futebol competitivo há décadas o Real Madrid tem na parceria de longa data com a Adidas o maior contrato do gênero no futebol mundial no valor de 110 milhões de euros, ou 587 milhões de reais por temporada.
Quem tem o maior patrocínio do futebol brasileiro 2023?
Embora não tenha divulgado oficialmente os valores, no início de 2023 o Bahia foi mais um clube brasileiro a ter assinado o seu “maior contrato de patrocínio master na história. A empresa Esportes da Sorte, também do ramo de apostas, gastou cerca de R$ 57 milhões para estampar sua marca até 2025.
O levantamento é do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) O Athletico é o clube brasileiro que mais lucrou com transferências nos últimos 10 anos. Entre vendas e compras, o Furacão teve superávit de 184 milhões de euros (R$ 980 milhões, na cotação atual).
Manchester United fecha patrocínio master mais valioso da história do futebol. Red Devils assinaram com a empresa norte-americana Snapdragon, da Qualcomm, por valores que giram em torno de 80 milhões de dólares por ano (cerca de R$ 395 milhões).
Qual o patrocínio mais caro do futebol brasileiro?
É do Corinthians o status de 'clube com maior patrocínio do Brasil. São R$ 42 milhões por temporada, investidos pela PixBet que também estampa sua marca em outros grandes clubes do futebol brasileiro. A informação foi divulgada pelo jornalista Jorge Nicola, em seu canal no YouTube.
Assine já! Esse valor é 27% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado (janeiro a setembro de 2022), quando o clube teve receita de R$ 834 milhões. Além disso, o Fla já bateu a meta orçada para a temporada, que era de R$ 1 bilhão, como mostrou a ESPN em março deste ano.
O Flamengo ganha o dobro do Palmeiras com patrocínios no uniforme — R$ 225,8 milhões ante R$ 113 milhões. O principal contraste está na quantidade de patrocinadores: enquanto o Mengão tem oito parceiros comerciais, o Verdão ostenta apenas as marcas ligadas à Crefisa, além da fornecedora de material esportivo.
No momento, o uniforme masculino tem um valor potencial de R$ 162 milhões, sendo R$ 123 milhões fixos através de Crefisa e Puma. Já a camisa do feminino vale, no momento, R$ 15 milhões, somando cinco patrocinadores.
De acordo com o portal, o Massa Bruta optou pela mudança por considerar que não teve um tratamento adequado por parte da Nike, recebendo peças sem qualquer personalização.
O presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, assumiu o clube em 2021 e encerra o seu mandato neste ano. Em 2021, a receita do Corinthians foi de R$ 503 milhões. Houve uma evolução para o valor de R$ 777 milhões em 2022.