Em média, um dente de alho pesa aproximadamente 1 a 5 gramas, dependendo do tamanho e variedade. Apesar de pequeno, o alho é um ingrediente poderoso na culinária e possui diversos benefícios para a saúde.
Considerando que o peso médio de 1 dente de alho é de 3 a 4 gramas, segundo as recomendações do organismo alemão, um pouco menos de 1,5 dente de alho ao dia proveria a quantidade terapêutica suficiente (GÓMEZ; SÁNCHEZ- MUNIZ, 2000).
Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.
Alho (4 calorias por dente de alho) – recomendado no tratamento contra resfriados, câncer e até infecção urinária, uma dieta rica em alho ajuda devido suas qualidades antimicrobianas. Para aumentar as propriedades, o ideal é picar e esmagar o alho até 10 minutos antes de ser aquecido na panela.
Classe 7 (Ø >56mm), Classe 5 (Ø entre 42 e 47mm), classe (Ø 37 e 42mm), Classe 3 (Ø entre 32 e 37mm), Não Comercial (Ø inferior a 32mm). A maioria das pragas e doenças do alho podem ser disseminadas através dos bulbilhos.
Desta forma a proporção de alho introduzida num cozinhado deverá rondar 0,5% do peso do alimento a confecionar. Ou seja, uma peça de carne com 2 kg (2 mil g), deverá ser temperada com 10 g de alho (aproximadamente 2 dentes grandes).
✔️ Quantidade: Consumir um dente de alho por dia já é o suficiente para obter um bom aporte de nutrientes; ✔️ Cru: é até possível comer o alho cru, a única diferença é que o sabor fica mais intenso e pode ser muito forte para algumas pessoas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2020 foi de mais de 40 mil novos casos desse tipo de câncer no país. O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração.
São designadas como alho algumas plantas do género Allium (mas não só), embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bolbo ("cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes ("dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.