Porém referente a densidade Kg/ml, segundo estudo da Associação Brasileira de Química, o açaí tem densidade média de 1.0175 g/cm³. É pouco diferente da água, que tem 0.997 g/cm³. Ou seja, enquanto 1 kg de água contém 997 ml, 1 kg de açaí contém 983 ml de açaí.
Assim podemos determinar que 1 litro de açaí pesa, 1.0175 kg. De forma geral, sempre se considera que 1 litro pesa 1 kg, porém, isso pode variar um pouquinho dependendo da densidade do corpo.
Por exemplo, para converter o volume de água em massa, basta selecionar "Água" nas opções de substância, inserir o volume e a massa em quilogramas será fornecida imediatamente. Supondo que a densidade da água seja de aproximadamente 1 g/ml, 500 ml de água terão uma massa de aproximadamente 0,5 kg.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
"Uma ótima maneira de encaixar o açaí no dia a dia é colocando como pré-treino. É um alimento riquíssimo em energia, tem bastante carboidrato, fibras e é antioxidante.
Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg. No entanto, um litro de outra substância pode não ter o mesmo peso em quilos que a água.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.