– Tarefa inicial: Cozinhar um quilo de arroz. – Objetivo: Observar o rendimento desse quilo após o cozimento. Resultados Observados: – No teste realizado com a minha receita, constatou-se que 1 kg de arroz cru rendeu aproximadamente 2,5 kg após cozido.
A proporção de arroz cru para arroz cozido é de 1:3. Portanto, qualquer que seja a quantidade de arroz cru, basta multiplicar por 3 e você terá a quantidade de arroz cozido.
ARROZ – como acompanhamento, calcule em média 80g (¼ de xícara de chá) de arroz cru por pessoa. FEIJÃO – como acompanhamento, meça meia xícara de chá de feijão (ainda cru) por pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é uma xícara de chá.
E como medir as quantidades? Se o arroz for servido como acompanhamento, uma pessoa sozinha come cerca de 1/4 xícara (chá) de arroz cru — o que corresponde a cerca de 90 g. Mas se o arroz for servido como prato principal, calcule cerca de 1/2 xícara (chá) de arroz cru por pessoa — o que equivale a cerca de 180 g.
A fórmula para calcular o índice de cocção dos alimentos é feita da seguinte forma: IC = PC (peso do alimento cozido/pronto) / PL (peso do alimento limpo/cru).
Se o arroz for servido com acompanhamento, o ideal é de 80 a 90g de arroz (cru) por pessoa, o que equivale a 1/4 de xícara de chá. Se for servido como prato principal, 1/2 xícara é o suficiente para uma pessoa se sentir bem servida.
Nos acompanhamentos, prepare cerca de 12 kg, incluindo favoritos como arroz, farofa e vinagrete. Para as bebidas, um planejamento de 16000 ml por pessoa, incluindo cerveja, refrigerante e água, é ideal.
Chega mais que hoje eu trouxe uma dica para você acertar sempre na qualidade, entendendo o quanto de arroz cru se transforma em arroz cozinho: 🍚 Para cada marmita, calcule 35g do grão cru. Com essa quantidade, você terá 100g de arroz cozido.
Afinal, pesar o alimento cru ou cozido? A nutróloga afirma que, de maneira geral, é melhor pesar cru. “Essa sempre será a forma mais confiável. Quando você pesa após o cozimento, isso pode mudar o peso devido à alteração na quantidade de água no alimento.”
Quando - O feijão precisa de 12 horas de molho. Mas, depois, cozinha rapidinho na panela de pressão! Se for cozinhar pela manhã, deixe de molho à noite; se for cozinhar à noite, deixe na tigela com água pela manhã, pois. Rendimento - Um quilo rende de 15 a 20 porções, dependendo da casa.
✅👇 🍛 Se você for servir o arroz como acompanhamento: 80 a 90g de arroz (cru) por pessoa, equivalente a 1/4 de xícara de chá. 🍲 Se for servir o arroz como prato principal: 1/2 xícara é o suficiente para uma pessoa se sentir bem servida.
Vale lembrar aqui que o peso do alimento cru se refere ao seu peso limpo. Sendo assim, o peso deve ser calculado após a limpeza do produto, desconsiderando as cascas que não são ingeridas, as partes de gordura que são descartadas e as demais aparas em geral.
Normalmente calculamos 50g de arroz cru por pessoa, ou seja, você precisará de 2,5k de arroz. Isso poderá variar um pouco dependendo do tipo de cardápio, por exemplo, vai servir salpicão ou estrogonofe, aumente a quantidade. Será um churrasco? Essa é uma boa medida.
Para descobrir a quantidade de arroz que deve ser colocada em cada prato, precisamos dividir a quantidade total de arroz (5 kg) pelo número de pessoas (50). Portanto, a quantidade de arroz que deve ser colocada em cada prato é de 0,1 kg, ou seja, 100 gramas por pessoa.
Para facilitar o cálculo dos acompanhamentos, você pode considerar uma média de 100 gramas por pessoa. Isso significa que, para 30 pessoas, você precisará de 3 quilos de acompanhamentos.