Após a cirurgia, um processo de cicatrização em várias etapas é automaticamente acionado para regenerar seus tecidos. O processo de maturação de uma cicatriz (remodelação epidérmica) pode levar até 2 anos!
Quanto tempo demora para uma cicatriz voltar ao normal?
As cicatrizes são formadas a partir da produção de colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele, para reparar o tecido danificado. Em pessoas saudáveis, esse processo costuma durar de seis meses a um ano e passa por diferentes fases principais.
Geralmente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo. Muitas cicatrizes, inicialmente inestéticas, tornam-se aceitáveis após um período variável de três a 18 meses ou mais.
Quanto tempo leva para uma cicatriz ficar da cor da pele?
Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.
Qual é o processo normal da cicatrização das mamas?
Quando a cicatriz fica dura?
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
Após o primeiro ano, a cicatriz tende a tornar-se cada vez mais clara e menos espessa, atingindo assim o seu aspecto definitivo. Por esse motivo, a avaliação final de uma cicatriz deverá ser realizada somente após esse período de um ano.
Você pode identificar cada fase por meio de sua coloração:
Essa fase dura aproximadamente 20 dias. Aspecto rosa-claro – maturação: considerada uma fase de tempo indeterminado, esse é o momento de reparo da pele, que, com a ajuda do colágeno e outros importantes fatores, começa a regenerar o que um dia foi lesionado.
Hidratar. Assim que a lesão cicatrizar, mantenha a cicatriz e a pele ao redor hidratadas. É aconselhável aplicar um produto hidratante duas ou mais vezes por dia, massageando-o na cicatriz, em vez de aplicar apenas um pouco de pomada na superfície da cicatriz.
Isso acontece porque durante a cicatrização o corpo produz muito colágeno e tecidos fibróticos de forma desordenada, criando aderências. O tecido que forma a cicatriz é um pouco diferente do restante da pele.
preenchimento: a injeção de produtos, como o ácido hialurônico, pode deixar a pele lesionada mais uniforme; cremes: a utilização de cremes contendo vitamina E, óleo de rosa mosqueta, manteiga de cacau e gel de silicone podem ser eficazes para clarear as cicatrizes.
A cicatriz vai melhorar, se remodelar com o tempo, e pode até desaparecer completamente, vários meses após a sua formação. Em alguns casos raros, podem haver problemas reais de cura.
O que fazer para não ficar com cicatriz de arranhão?
A primeira medida é manter a ferida limpa, com água corrente e sabão. Se for superficial, as células da epiderme vão conseguir migrar para a derme existente e, praticamente, não haverá cicatriz. Deve-se tomar todo o cuidado possível para não infectar o local com curativos oclusivos.
É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.
Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.
Quanto tempo demora para sair o vermelho da cicatriz?
Tudo começa com uma fase “inflamatória” com duração de 2 a 7 dias, que permite que seu corpo se defenda: durante esta fase, sua pele ficará vermelha e quente. “proliferação”). Depois de aproximadamente 15 dias, sua cicatriz entra em uma fase de “remodelação epidérmica” que pode durar até 2 anos!
O uso de cremes específicos, principalmente hidratantes com uréia, são ótimas opções no correto manejo da área em questão. Também existem hidratantes à base de óleos, por exemplo, ácidos graxos essenciais (óleo de girassol) com a mesma utilidade. A pele ressecada é um dos fatores de irritação e hipercromia cutânea.
Peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, luz pulsada e até aplicação de botox são algumas das técnicas que podem trazer uma melhora significativa das marcas e tornar as cicatrizes até mesmo imperceptíveis.
Evitar a exposição excessiva ao sol também é uma medida vital para prevenir o escurecimento das cicatrizes. Os raios ultravioleta podem estimular a produção de pigmentação na pele, tornando as cicatrizes mais proeminentes.
Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja. Consumi-las uma vez ao dia já contribui significativamente para a sua recuperação. Por meio da vitamina C, é possível aumentar sua imunidade e com isso, o seu corpo aumenta a agilidade para cicatrizar ferimentos.
Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.
Aplicar compressas frias ajudará a reduzir a inflamação e a curar a ferida mais rapidamente. Além disso, as compressas frias irão fornecer alívio da dor. Aplique a compressa algumas vezes ao dia até que a ferida esteja curada. Se você tiver uma lesão nas articulações, aplicar calor pode ajudar.