Quanto tempo as abelhas demoram para produzir o mel?
O tempo necessário para que a colmeia tinja o seu ponto de produção, seguindo os critérios da natureza, é de aproximadamente 50 dias, coincidindo com o fim de várias floradas.
Por ano são produzidos, em média, nesta modalidade de apicultura, 80 a 100 quilos de mel por colmeia. A época de produção das colmeias fixas acontece, geralmente, na primavera, de setembro a dezembro, na maior parte do país.
Como dito anteriormente, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro, mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais, como local do apiário próximo à flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação ...
A época de colheita de mel varia conforme o modelo de negócio, clima, região, localização e plantas próximas ao apiário. Há locais onde se realizam apenas uma colheita de mel por ano, e locais onde há três ou quatro floradas de importância apícola no ano.
ÉPOCA CORRETA DE COLOCAÇÃO DAS MELGUEIRAS PARA SUPER PRODUÇÃO DE MEL
Como saber se já tem mel na colmeia?
Assim que as melgueiras forem abertas, o apicultor deve observar minuciosamente quadro a quadro. Somente devem ser retirados quadros com 90% (ou mais) dos alvéolos operculados (camada fina de cera). Este é um sinal de que o mel está maduro (baixo teor de umidade) e pode ser perfeitamente colhido.
Naquele ano o Paraná produziu 8.638 toneladas, contribuindo com cerca de 14% do volume nacional, de 60.966 toneladas. A produção de 2022 representou 2,6% a mais comparativamente à safra de 2021, cujo volume atingiu 8.418 toneladas. Com 9.014 toneladas, o Rio Grande do Sul é o primeiro produtor.
Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.
O preço médio nacional do mel também teve queda, passando de US$ 3.577,19 por tonelada no primeiro bimestre de 2023 para US$ 2.571,00 por tonelada no mesmo período de 2024, uma redução de 28,1%.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
Um indivíduo visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, tocando cerca de 40 mil flores e recolhendo o seu néctar . Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano.
Quanto tempo as abelhas demoram para construir uma colmeia?
O tempo necessário para que a colmeia tinja o seu ponto de produção, seguindo os critérios da natureza, é de aproximadamente 50 dias, coincidindo com o fim de várias floradas.
Assim que as melgueiras forem abertas, o apicultor deve observar minuciosamente quadro a quadro. Somente devem ser retirados quadros com 90% (ou mais) dos alvéolos operculados (camada fina de cera). Este é um sinal de que o mel está maduro (baixo teor de umidade) e pode ser perfeitamente colhido.
O mel deve ser consumido em pequenas quantidades, uma vez que possui muitas calorias. Por isso, é indicado consumir no máximo 2 colheres de chá por dia, que podem ser adicionadas em sucos, vitaminas, biscoitos, bolos ou outras receitas culinárias.
Na 47ª edição da Apimondia, que aconteceu dos dias 24 a 27 de agosto, em Istambul (Turquia), o Brasil contou com 7 medalhas na bagagem. Paralelo ao congresso é realizado o concurso que elege diferentes produtos, todos relacionados à apicultura.
A China encabeça a produção de mel natural no mundo, sendo também o maior exportador global do produto. O mel chinês é um dos mais baratos no mercado mundial, o baixo custo de produção o faz um dos mais competitivos, se não o mais competitivo, no mercado global de mel.
Mel silvestre: É o mais ingerido no País e proveniente de diversas flores (multifloral). Tem efeito antioxidante, propriedades calmantes e laxativas, além de ser considerado interessante para a pele e para as vias respiratórias .