Afastamento das atividades escolares/laborais Nos raros casos de escabiose crostosa, é necessário um período mais prolongado de afastamento, aproximadamente 2 semanas [1,6].
Fornecer atestado médico ao paciente até 24 horas após o término do tratamento e se possível reavaliar antes de liberação de retorno a Escola / Trabalho (no mínimo 07 dias de afastamento);
Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.
Deve evitar o contacto, por exemplo abraçar ou partilhar a cama, com um cão que tem sarna sarcótica. A cama do cão deve ser mudada e limpa regularmente. Um cão infetado com sarna deve ser tratado rapidamente. Para além de minimizar o desconforto do cão, ajuda a evitar a transmissão aos seres humanos.
Em um tratamento bem feito, logo no primeiro dia já, praticamente, inviabiliza a transmissão, mas recomendamos pelo menos 3 a 4 dias de tratamento pessoal, familiar e os que convivem no dia a dia e troca com lavagem das vestimentas e roupas de cama usadas diariamente.
Uma pessoa com sarna deixa de ser contagiosa poucas horas depois de iniciar o tratamento. A comichão desaparece em pouco tempo, embora por vezes possa persistir durante semanas. Não se preocupe, isto não significa que a sarna não esteja curada. Evite coçar a pele.
As formas de contágio da sarna incluem o contato direto de pessoa para pessoa ou o contato da pessoa com roupas ou objetos contaminados. No entanto, não se pega sarna com um simples toque; o contato precisa ser prolongado para que ocorra a contaminação.
Os ácaros da escabiose (sarna) podem viver por até 72 horas fora do corpo humano. Isso significa que os ácaros podem estar presentes em roupas de cama, toalhas e até em colchões.
O que fazer para prevenir a escabiose? Realizar a limpeza correta dos cômodos, móveis e roupas é muito importante. Roupas de cama e banho devem ser lavadas regularmente, uma vez por semana, para impedir que os ácaros se proliferem e tomem conta dos tecidos. Estofados também devem ser higienizados por precaução.
Pessoas com a imunidade baixa podem apresentar os sintomas de sarna mais rapidamente, mesmo na primeira infecção. Sem o tratamento correto, os sintomas podem se estender por várias semanas. Com o uso de medicamentos adequados, a escabiose pode ser curada entre uma e duas semanas.
O principal sintoma da Escabiose é a coceira intensa, principalmente à noite e nas áreas quentes ( abdome, axilas, mamas, coxas, nádegas) . Quando este sintoma desaparece, é porque está curado.
A prevenção consiste, basicamente, em evitar contato com pessoas e roupas contaminadas. Uma vez detectado um paciente com escabiose, todos que com ele tenham contato direto devem ser examinados e tratados. Caso estejam infectados, devem também ser tratados.
Os pacientes podem retornar para a escola/trabalho no dia seguinte ao primeiro tratamento. Nos raros casos de escabiose crostosa, é necessário um período mais prolongado de afastamento, aproximadamente 2 semanas [1,6].
A manifestação clássica da escabiose é uma coceira intensa que se espalha pelo corpo, acentuando-se durante a noite. O período médio de incubação é de cerca de 6 semanas. Contudo, em casos de reinfecção, os sintomas podem aparecer em apenas 24 horas.
Após um tratamento correto, ela costuma se curar (claro que o ambiente deve ser também cuidado para evitar reinfecção). Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
Geralmente após 7-10 dias já deve notar melhora. Mas lembre-se: o primeiro passo para um tratamento de sucesso é o diagnóstico correto. É muito comum atender pacientes que pensam estar com escabiose, quando na verdade se trata de outra doença.
Assim, é importante adotar cuidados que evitam a transmissão deste tipo de doença como: não partilhar toalhas de banho; evitar compartilhar roupas não lavadas; lavar a pele, pelo menos, 1 vez por dia; evitar o contato direto com pessoas que vivam em locais com poucas condições de higiene.
eu posso transmitir a doença ,tendo contato com a pessoa mais bem rápido no caso:abraço,aperto de mãos? Sim. Se você não estiver em tratamento, a escabiose é altamente contagiosa. Basta um simples aperto de mãos para transmití-la.