Quanto tempo demora para o pé de maracujá dar frutos?
O pé de maracujá começa a produzir frutos cerca de um ano após o plantio. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem maduros e caírem facilmente da planta. Para evitar a danificação do alimento durante a colheita, utilize tesouras de poda limpas e corte o pedúnculo com cuidado.
O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Quando você planta nos meses mais próximos do verão, em apenas 4 meses a lavoura já começa a apresentar alguns frutos e um pé pode produzir até dois quilos de maracujá. Os frutos que caem no chão e não foram danificados também podem ser utilizados.
O espaçamento entre as mudas deve ser de 2,5 x 5 m, com duas plantas por cova. Após o plantio, é necessário realizar a irrigação adequada para garantir o desenvolvimento das mudas. Além disso, é importante realizar a poda das plantas para controlar o crescimento e estimular a produção.
O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as árvores crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis meses a nove meses após o plantio. Os pomares comerciais podem produzir até duas safras ao ano.
É necessário podar o maracujazeiro? Apesar de não ser obrigatória, a poda desta planta é importante para estimular o novo ciclo. Você deve retirar a camada de baixo e deixar apenas a de cima, auxiliando o maracujazeiro a se renovar.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
Algumas pragas e doenças, como pulgões, cochonilhas e fungos podem afetar o pé de maracujá. Para evitar esses problemas, faça a limpeza regular da planta, retirando folhas e galhos secos. Se necessário, utilize produtos específicos para controle desse problema, seguindo as instruções do fabricante.
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P₂O,, 4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
Na falta das abelhas polinizadoras o custo do agricultor aumenta, pois, o método de polinização manual deve ser incrementado. Quando a flor não é polinizada não ocorre a formação do fruto, que ocasiona o abortamento floral (Figura 2).
Essa cultura gosta de sol pleno, exige cuidados simples de serem observados e uma base de nutrientes fáceis de serem fornecidos. Portanto, fique atento que vamos indicar um passo a passo de como plantar maracujá e aproveitar todos os seus benefícios!
Na adubação foliar, para suprir eventuais deficiências de micronutrientes, recomenda-se fazer de 3 a 4 aplicações anuais, em pulverização, com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de ureia para cada 100 litros de água.
O período de início de colheita se dá de 6 a 9 meses após o plantio definitivo, em função das condições climáticas. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão permitem início de colheita mais precoce, em torno de 6 meses. O maracujazeiro tem longo período de safra.
É importante manter o solo úmido, mas não encharcado, principalmente durante o período de crescimento ativo da planta. O ideal é regar regularmente, de forma a manter o solo sempre levemente úmido. Evite regar em excesso, pois o acúmulo de água pode levar ao apodrecimento das raízes.
Quantas caixas de maracujá produz um pé de maracujá?
Com essa estratégia de levar as mudas mais desenvolvidas para o campo e erradicar os pomares anualmente, Oliveira vem obtendo uma produtividade média de 3,5 caixas (12 quilos) de maracujá por pé, o que representa um bom desempenho.
Se a flor do maracujazeiro amarelo não for polinizada, irá murchar e cair, além disso, essa planta é autoincompatível, ou seja, não há pegamento de fruto quando a flor é polinizada com pólen da mesma planta. A polinização também não ocorre pela ação do vento, em razão do grande peso e viscosidade do grão de pólen.
Qual o melhor lugar para plantar um pé de maracujá?
O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.
A polinização artificial pode ser feita nos períodos de maior floração para se obter um maior rendimento. Recomenda-se o caminhamento rápido do operador, passando de uma planta a outra, para misturar os polens. A frequência da polinização artificial deve ser de duas a três vezes por semana.
A adição de cinza e esterco bovino influenciou positivamente para o desenvolvimento das mudas de maracujazeiro-azedo. Os melhores tratamentos foram o T6 (50% solo + 50% esterco) e o T7 (50% solo + 25% cinza + 25% esterco).
Os adultos da espécie atacam as folhas, ramos e frutos em qualquer estágio de crescimento. Apesar das pernas com formato de folha, o percevejo-do-maracujá não utiliza essas características para camuflagem.
O que fazer para não dar lagarta no pé de maracujá?
Controle: Em culturas pequenas, recomenda-se a catação manual dos ovos ou lagartinhas, já que ficam agrupadas. Em culturas extensivas recomenda-se a aplicação de inseticidas fosforados registrados para a cultura, que sejam seletivos aos inimigos naturais e aos polinizadores.
em pequenas áreas, catação e destruição dos ovos e lagartas aplicação de inseticida biológico a base de Bacilus thuringiensis aplicação de inseticidas como: Fenthion 500 ( 100ml/100litros de água) ou Thiobel 500 ( 120 g/100 litros de água, com 1000 litros/há de calda.
A montagem de abrigo de abelhas e a disponibilização de ni- nhos-armadilha são estratégias importantes para atrair mamangavas para as áreas de cultivo de maracujá-amarelo.
Uma das principais causas. é a falta da polinização correta. A polinização é feita através de insetos polinizadores, como o mangangava. Quando isso não ocorre, você pode fazer a polinização manual, é muito eficaz, isso vai te dar certeza. de uma boa produção e excelentes frutos.
Dependendo das condições climáticas da região, pode-se obter duas ou mais safras de frutos por ano. Nos trópicos a produção é quase ininterrupta, mas nas regiões subtropicais, a vegetação do maracujazeiro cessa durante o inverno, não havendo produção durante este período e nos meses da primavera.