Antibióticos: com o objetivo de combater as bactérias que causam as infecções. Anti-inflamatórios urinários: para aliviar a dor e o desconforto ao urinar, além de contribuir para a redução da inflamação. Um tratamento de três a sete dias pode ser suficiente.
As pessoas podem precisar tomar analgésicos para diminuir a dor. Os antidepressivos também podem diminuir a dor e ajudar a relaxar a bexiga. Anti-histamínicos também podem ajudar a diminuir a urgência urinária. Pentosana pode ser administrada via oral para ajudar a restaurar o revestimento da bexiga.
Quanto tempo leva para curar uma cistite com antibiótico?
Para uma simples infecção da bexiga, o médico pode prescrever antibióticos por 3-5 dias. Para uma infecção da bexiga com complicações como gravidez ou diabetes, ou uma infecção renal leve, normalmente você vai tomar antibióticos por 7-14 dias.
Após concluir o tratamento com o antibiótico, você deve aguardar pelo menos 2 a 3 dias para ver se os sintomas melhoram. Se você ainda sentir dor ao urinar, frequência urinária aumentada ou outros sintomas da infecção, é importante entrar em contato com seu médico.
Infecção urinária ou CISTITE? Quais as diferenças? Quais os sintomas? Como saber?
O que alivia cistite na hora?
Antiespasmódicos e analgésicos para cistite
Medicamentos, como flavoxato (Urispás), escopolamina (Buscopan, Tropinal) e hiosciamina (Tropinal) aliviam sintomas como dor e ardência ao urinar, dor abdominal e sensação de peso.
A cistite intersticial causa dor principalmente quando a bexiga está cheia. Nessa situação, percebe-se um aumento da sensibilidade da bexiga. Seus sintomas são dor na bexiga, dor na pelve, aumento da frequência e da urgência urinária, dificuldade de urinar e noctúria (urinar com frequência durante a noite).
Inflamações no rins, bexiga e uretra encontram tratamento eficaz com esse chá caseiro bom para cistite. Isso porque ele tem ação antimicrobiana, diurética e anti-inflamatória. Coloque 50 a 60 gramas de folhas de uva-ursina para ferver em 1 litro de água por 15 minutos.
Na maioria das vezes, a cistite não é grave. Porém, se tratada de modo inadequado, ela pode alcançar os rins e outros órgãos, provocando complicações graves. Por isso, procure ajuda médica caso perceba sintomas da inflamação na bexiga.
Cistite é transmissível? No geral, as infeções urinárias não se transmitem sexualmente. Porém, a relação sexual promove o desenvolvimento destas, ao favorecer a entrada de bactérias externas no trato urinário, em ambos os sexos. Veja mais informação em cistite no homem e cistite na mulher.
Geralmente essas alterações persistem por um período maior que 6 semanas. Os sintomas podem piorar com o enchimento da bexiga. Os pacientes frequentemente urinam para obter alívio dos sintomas, mas a dor pode ocorrer durante ou após a micção.
O tratamento das cistites infecciosas requer o uso de antibióticos ou quimioterápicos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.
Como saber se você está melhorando da infecção urinária?
O maior sinal de melhora da infecção urinária é a melhora dos sintomais. Portante, se tiver com febre, dor para urinar, sensação de incômodo, esses sintomas irão melhorar. Caso contrário, é necessário reavaliar para saber o motivo dos sintomas não terem melhorado.
Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.
– Antibiótico: Em mulheres saudáveis com infecção de urina restrita a bexiga (cistite), o tratamento que costuma ser indicado consiste no uso de antibiótico por 3 dias apenas. Podem ser utilizados, por exemplo, a nitrofurantoína, o Bactrim e a fosfomicina (Monuril).
O tratamento geralmente dura de três a sete dias, dependendo do tipo de antibiótico prescrito. Alívio dos sintomas: Além dos antibióticos, o tratamento da cistite também pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e anti-inflamatórios.
Não, a cistite não é uma DST (doença sexualmente transmissível). O sexo é apenas um comportamento que facilita a migração de germes de outras regiões para a uretra. Por outro lado, algumas DSTs podem causar sintomas urinários, como ardor ao fazer xixi, por isso é bom consultar um especialista sempre que isso ocorrer.
O exame de urocultura é utilizado para detectar bactérias que causam infecções do trato urinário, como cistite (infecção da bexiga) e pielonefrite (inflamação dos rins). No caso de suspeita de infecção de urina por fungos, é necessário pedir um exame específico para identificá-lo.
“Portanto, a cistite recorrente não é necessariamente bacteriana. É necessário se aprofundar na anamnese para não se enganar e, evidentemente, se assegurar de que não se trata de um diagnóstico diferencial, cujos mais frequentes são a hiperatividade vesical e a síndrome da bexiga dolorosa crônica.”
O principal sintoma deste grupo de doenças é a dor vesical/suprapúbica ("baixo ventre"), que tipicamente aumenta à medida que bexiga enche e alivia com o seu esvaziamento.
O bicarbonato de sódio é uma excelente opção para tratar a cistite, pois altera o pH da urina, tornando-o menos ácido, de forma que as bactérias não se multiplicam com facilidade, aliviando a sensação de dor ao urinar.
Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.