Como explicitado acima, o conserto do airbag consiste na troca de todos os itens que fazem parte do sistema, como sensores, fiação e até mesmo o cinto de segurança. Em geral, a troca de todos esses itens gira em torno de R$5 mil para modelos populares.
Airbag tem validade ou dura até que as bolsas inflem após um acidente?
Quanto custa o recall de um airbag?
Segundo o Fantástico, no Brasil, mais de 5 milhões de carros foram chamados para trocar a peça com defeito. Porém, só metade dos proprietários levaram o carro para realizar o reparo. Vale lembrar que o recall é gratuito.
A durabilidade do airbag pode variar de acordo com a fabricante e o país de origem, mas, a maioria possui uma vida útil entre 10 e 20 anos. No Brasil, o condutor precisa ficar atento ao manual do proprietário, já que não existe uma regulamentação federal relacionada à validade desse dispositivo de segurança.
Embora seja difícil de acontecer, existe a possibilidade. Também é necessário estar atento ao prazo de validade do equipamento. A especificidade deve variar conforme cada modelo e marca, mas é esperado que um airbag dure cerca de dez anos.
E isso depende de alguns fatores. A velocidade relativa do carro no impacto contra o obstáculo (que pode estar parado ou em movimento, em mesmo sentido ou contrário) é determinante. Segundo especialistas, se a velocidade for inferior a 34 km/h, o airbag não será acionado.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.
Para o airbag poder amortecer o impacto de uma colisão, é necessário que ele infle antes mesmo do acidente acontecer. O que significa que o airbag tem apenas alguns microssegundos (cerca de 0,03) para ativar. Por isso, a velocidade a que ele dispara é extremamente alta: mais de 200 km/h.
O airbag está desativado com a indicação de uma luz no painel de controlo. Há veículos que só permitem a desativar o airbag com ajuda especializada, numa oficina, por exemplo. Nestes casos pede-se a assinatura de um documento para absolver de qualquer responsabilidade do fabricante, em caso de acidente.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
Quando estoura o airbag, tem que trocar o painel.?
É comum que o painel seja uma peça única, que precisará ser trocada. Além disso, a gravidade do impacto pode demandar troca de componentes elétricos do painel. Tudo isso aumenta o custo do reparo, que pode ficar na faixa de R$ 3.000 a R$ 5.000.
Dependendo do caso, a explosão dos airbags pode resultar em perda total, inclusive. Criados para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos, os airbags são bolsas que se inflam em fração de segundos em caso de colisão.
Isso faz com que a troca dos airbags em alguns carros vá de R$ 3.000 a até R$ 20.000, dependendo do modelo. Carros equipados com bolsas adicionais, do tipo cortina, lateral e joelho, possuem custos ainda mais elevados na hora da reposição.
É importante destacar que os airbags não podem ser restaurados: se houve a deflagração da bolsa, todo o componente deve ser substituído. Um item geralmente esquecido e que também precisa ser reposto após colisões é o cinto de segurança.
Segundo Schneider, na Europa e nos Estados Unidos existem recomendações para a substituição do dispositivo após 10 ou 15 anos, respectivamente. No Brasil, porém, a prática não é comum. — Os airbags são projetados para durar a vida útil do veículo.
Segundo o texto da lei, é vedada a venda direta aos consumidores de partes de segurança dos veículos, definidas no texto como sistemas de freios e subcomponentes, peças de suspensão, airbags, sistema de controle de estabilidade, cintos de segurança e direção.