Quanto tempo depois de bater a laje tem que molhar?
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
E o que acontece se não molhar a laje? Se a cura do concreto não é feita de forma adequada, é comum que a seguinte situação ocorra: A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto.
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.
Após a laje ser batida, o processo de cura é fundamental para que a laje ganhe resistencia e que sofra com menos possivel de dilatação(Rachaduras e fissuras) em excesso, devido a água que já vem incluida dentro da formação secar de baixo pra cima, é necessario molhar a cada 2 horas no minimo 7 dias, e até 28 dias pelo ...
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
07 - Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia durante 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.
Por fim, é preciso aguardar 4 dias de cura do concreto para depois realizar a retirada da estrutura provisória, mantendo a parte fixa por até 28 dias após a concretagem. Após o escoramento da laje, é necessário fazer a impermeabilização como prevenção contra infiltrações.
Mas após a concretagem e com um período de cura, a chuva ajuda a obra, logo que é recomendado que se molhe estruturas de concreto por um período para que a água interna não se evapore, assim a chuva pode ajudar na cura correta do concreto.
10 – Respeitar tempo de cura. O tempo de cura do concreto é de 28 dias, por isso, deve manter a laje escorada durante esse período e para edifícios de múltiplos pavimentos o escoramento do piso inferior não deve ser retirado antes do termino da execução da laje superior.
A água é de extrema importância para que aconteça a reação química com o cimento, reação na qual irá fazer com que o concreto atinja sua resistência necessária. Porém a reação química produz calor, e juntamente com o sol, vento e até a baixa umidade do ar, faz com que a água existente na superfície evapore.
Quantos dias demora para tirar a forma do concreto?
Normalmente, o período mínimo recomendado para a cura do concreto é de 28 dias. Durante esse período, o concreto passa por um processo de hidratação e endurecimento, adquirindo sua resistência final. Portanto, em projetos de construção típicos, o cimbramento é mantido no local por pelo menos 28 dias.
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
A técnica de cura úmida é muito utilizada, principalmente em lajes de residências. O processo consiste em molhar a superfície do concreto com frequência, por pelo menos 7 dias. O ideal é que o concreto seja molhado três vezes ao dia. No processo de cura química, uma substância é aplicada uma vez por aspersão.
No entanto, o vazamento na laje quando chove, ocorre devido a alguma falha no processo de impermeabilização do espaço. Que pode ser, por exemplo, falta de uso de produtos próprios para fazer a vedação da entrada de água.
Quanto tempo uma laje pode ficar exposta ao tempo?
Assim depende aí do modelo que você escolhe) mas a média e de uma média de 7 anos. Dependendo de qual modelo você escolheu e como que você cuida dessa laje pode durar décadas.
Insumos como tijolos, cimento, concreto e areia não podem jamais pegar chuva. Molhar os tijolos pode comprometer sua estrutura, e também no caso do cimento, que ao molhar vai endurecer e pode ser inutilizado por completo caso aconteça.
- Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.
Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.
Quantos dias tem que deixar o escoramento de uma laje?
LAJES: 1 - RETIRAR 2/3 DAS ESCORAS AOS 15 DIAS. 2 - MANTER 1/3 DO ESCORAMENTO RETIRADO AOS 15 DIAS ATÉ A RETIRADA DE 2/3 DO ESCORAMENTO DA LAJE SUPERIOR. PILARES: 1 - RETIRAR FORMAS AOS 5 DIAS.
Como a norma não esclarece objetivamente, podemos dizer, então, de que a concretagem em duas etapas trata-se de “boas práticas do mercado”: quando a boa parte das construtoras executam de tal maneira e detém o conhecimento de que é uma boa metodologia vantajosa a ser seguida.
Para que uma cura seja bem feita a superfície deve estar sempre úmida, imersa em água. A molhação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia. No início da manhã as 8h, por volta de 12h, e por volta das 15h, ou sempre que a superfície estiver completamente seca.