Quanto tempo depois de uma queda o bebê pode dormir?
Alguns pediatras recomendam evitar deixá-la dormir direto por muitas horas depois da queda: em até trinta minutos de soneca, cheque se o seu filho está bem. Chame por ele, acorde-o com cuidado e depois que ele responder, deixe-o voltar a dormir.
Em um acidente com traumatismo craniano, se a criança sofrer uma lesão cerebral que a deixe sonolenta, ela irá dormir independente do que você faça, porque houve um dano ao cérebro e ele não será capaz de se manter acordado.
Como saber se o bebê está bem depois de uma queda?
O que fazer após a queda
Avaliar a condição física do bebê: verificar braços, pernas, cabeça e corpo do bebê para ver se apresenta algum inchaço, vermelhidão, hematoma ou deformidade.
Pode colocar o bebê para dormir depois de uma queda?
Pode deixar a criança dormir após a queda? Não existe nenhuma comprovação científica que possa agravar ou piorar as consequências de um trauma, então a questão de não dormir é sobre a dificuldade de observar a criança após a queda.
A criança pode dormir depois que cai e bate a cabeça? | Antônio Pires Pediatra
Quantas horas o bebê não pode dormir depois de cair?
Alguns pediatras recomendam evitar deixá-la dormir direto por muitas horas depois da queda: em até trinta minutos de soneca, cheque se o seu filho está bem. Chame por ele, acorde-o com cuidado e depois que ele responder, deixe-o voltar a dormir.
Mesmo que a criança aparentemente esteja bem, é importante levá-la ao médico para confirmar se realmente não há nada grave. Se seu bebê caiu da cama - ou de qualquer outro lugar - e bateu a cabeça, a atenção deve ser redobrada com os sinais físicos que ele manifestará durante as 24 horas após a queda.
Os principais sinais de alerta são: dor de cabeça intensa e persistente, vômitos, crises convulsivas, perda de consciência (desmaio), sonolência ou irritabilidade exageradas, choro inconsolável, perda de memória, sinais neurológicos como dormência ou perda de força, saída de sangue ou líquido transparente do nariz ou ...
Se houver ferimento, o mesmo deve ser limpo com água e sabonete assim que possível; se houver sangramento, além da limpeza local, deve-se comprimir o local por alguns minutos (de 3 a 5 minutos, pelo menos).
É sempre recomendado ir ao pronto-socorro quando o bebê caiu de um lugar alto, pois, mesmo não que não apresente sinais de lesões, pode ter algum tipo de dano interno, como uma fratura, que precise de tratamento adequado.
Por isso, Álvaro Bulhões orienta que após uma pancada na cabeça, é necessário verificar se a vítima passou a ter sangramento no couro cabeludo, ouvido ou rosto, além de desmaio, perda de memória, alteração na visão e olhos arroxeados.
Dor de cabeça também pode ser normal após uma queda, mas se gerar mudança de comportamento (irritação, limitação das atividades), é necessária uma avaliação médica.
Esses podem ser sinais de uma concussão ou outra lesão cerebral. Em casos de trauma leve, onde não há sintomas graves, descansar pode ser benéfico, pois o sono ajuda no processo de recuperação do cérebro. No entanto, nas primeiras horas após o trauma, é aconselhável que a pessoa seja observada.
A orientação tradicional de não deixar o bebê dormir imediatamente após uma queda é baseada na preocupação com a possibilidade de uma lesão cerebral oculta. A ideia é que, ao permanecer acordado, seria mais fácil identificar sinais de alerta, como vômitos frequentes, alterações na pupila ou comportamento anormal.
Dificuldades na fala, fala estranha ou dificuldade de compreensão; Crise convulsiva; Incoordenação motora, desequilíbrio ou "andar diferente"; Saída persistente de líquido claro ou sanguinolento pelo nariz ou pela orelha.
Se o bebê parece estar bem, agindo normalmente, o mais provável é que a queda não tenha tido consequências mais graves. Mas o mais prudente é procurar falar com um médico para receber orientações, especialmente se a criança tiver menos que um ano de idade.
Quanto tempo a criança não pode dormir depois de bater a cabeça?
Ao vivenciar um incidente como esse, os pais sempre se preocupam se há problema em deixar o pequeno dormir. Para a pergunta “Meu filho caiu de cabeça no chão, pode dormir?", o especialista responde: “O ideal é que, durante algumas horas após o trauma, se observe o comportamento da criança.
“Se o bebê leva um tombo grande do sofá, da cama, do trocador, da banheira ou do berço, por exemplo, ele deve ser examinado por um médico com muita atenção para verificar se há ou não alguma lesão séria”. Levar o bebê ao médico é importante para saber se não houve lesões internas ou a quebra de algum osso.
Como saber se o bebê está com traumatismo craniano?
Dor de cabeça forte e persistente. Convulsões. Quando a criança tem alterações da marcha, da visão ou linguagem, confusão e sonolência fora do horário habitual. Quando a ferida não para de sangrar após 10 minutos de compressão.
A intensidade da pancada é o que mais importa. No entanto, o local onde ela ocorre precisa ser levado em conta. Nos bebês, a região da moleira é uma das mais sensíveis assim como, em qualquer idade, a área atrás das orelhas, bem na lateral da cabeça. Por ali passam artérias que podem se romper, criando hematomas.
Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.
Por quando tempo devo observar a criança após a queda? A primeiras 12 horas após o trauma são mais importantes. Isso porque se houver um sangramento arterial dentro da cabeça, e a criança pode evoluir para coma e até óbito devido a compressão rápida do cérebro.
Bater a cabeça pode ser apenas um susto ou pode significar uma lesão grave e potencialmente fatal. Mas, quando não há sinais claros de gravidade, como cortes evidentes ou perda de consciência prolongada, muitas vezes é difícil saber se há necessidade de uma investigação minuciosa.
Quanto tempo ficar em observação para pancada na cabeça?
A maioria das pessoas com uma lesão pequena na cabeça não precisa de tratamento de emergência. No entanto, é importante observar atentamente a pessoa que teve uma lesão na cabeça por 24 horas, para garantir que qualquer alteração nos sintomas seja notada rapidamente.