Embora não exista um padrão único de jejum na Igreja, exceto a duração de 24 horas e a abstinência de duas refeições, consideramos uma vantagem espiritual participar da reunião de jejum e testemunho perto do final do jejum.
FORMAS DE JEJUM: ESCOLHA PRÓPRIA OU DIREÇÃO DE DEUS
Podemos jejuar quando somos direcionados por Deus e também por vontade própria. Jesus deixou claro que espera que jejuemos, assim como devemos orar e ler a bíblia o jejum deve se tornar uma prática na vida do cristão.
O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames. Mesmo assim, como citado, existem aqueles que não possuem recomendações.
Apesar de ser possível passar um dia inteiro, ou até mais, sem comer, especialistas indicam que o jejum não passe de 20 horas. Períodos muito longos sem comida podem ser perigosos. Além disso, ficar muito tempo sem comer pode encorajar seu corpo a começar a armazenar mais gordura em resposta à fome.
Embora não exista um padrão único de jejum na Igreja, exceto a duração de 24 horas e a abstinência de duas refeições, consideramos uma vantagem espiritual participar da reunião de jejum e testemunho perto do final do jejum.
Em geral, não se deve consumir alimento algum e nenhuma bebida, exceto água, de 8 a 12 horas antes da coleta de sangue. Além da restrição alimentar, é preciso ficar atento ao mínimo e ao máximo de tempo para o jejum.
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.
Não há uma regra bíblica para duração do jejum, mas o ideal é começá-lo já ao acordar (senão antes). Se não está acostumado, pode começar jejuando até o meio dia.
Jejum intermitente. Com diferentes objetivos, o jejum intermitente é considerado mais um estilo de vida, já que muitas pessoas o adotam permanentemente. ...
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.
Quando comeis e quando bebeis, não sois vós os que comeis e os que bebeis? Acaso, não deveis ouvir as palavras que Jeová tem proferido por meio dos profetas anteriores, quando Jerusalém estava habitada e próspera, e as suas cidades circunvizinhas, e o Neguebe, e a Sefelá estavam habitados?
O principal objetivo do jejum é, ao rejeitar algo em favor dessa prática, fazer morrer todos os outros apetites. O jejum precisa ser acompanhado de tempos propositais e dedicados ao Senhor. O período de jejum é um espaço para analisarmos como temos andado em nossa vida e o que tem tomado nossa mente e coração.
O que acontece no mundo espiritual durante o jejum?
O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.
É isso mesmo! O jejum é importante para realização de alguns exames e durante esse momento a hidratação é indispensável. Então, sempre lembre de se hidratar!
Intensifique sua busca por santidade e consagração. Jejum básico: suspenda uma das 3 refeições principais por 14 dias. Jejum radical: faça apenas 1 refeição ao dia por 14 dias.
Quando o tempo designado do jejum estiver terminando, você poderá começar a comer novamente. Entretanto, como terminar o seu jejum é extremamente importante para o seu bem-estar físico e espiritual. Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum.
Fazer o jejum corretamente é destacar essa atividade, como se fosse um momento muito importante do seu dia. Para quem nunca jejuou: Comece tirando a refeição principal. Depois de algumas vezes, jejue o dia todo (Não tome café, não almoce e não lanche) até as 18 horas. Depois pode ir aumentando o tempo.
14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio. 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém. 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água.
O jejum que Deus quer é aquele que vem fruto da humildade. O próprio Jesus disse que há certos pedidos certas orações que só conseguiremos somados a jejum e penitência (cf. Mt 17,20). Jejuar e orar nos ensinam a confiar mais em Deus e no seu auxílio, bem como vencer as batalhas espirituais.
O jejum de 12 horas é o tipo mais comum, nele você passa metade do dia sem comer (de 20 às 8h da manhã do dia seguinte, por exemplo), e inclui geralmente três refeições ao longo do dia.