Quanto tempo tenho que guardar contas de água e luz?
Água, luz, telefone e gásOs comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, prazo de prescrição da cobrança de taxas previsto no Código Civil.
Quanto tempo é necessário guardar comprovantes de pagamentos?
Mas afinal, qual o prazo para guardar esses comprovantes? O Procon alerta que “os comprovantes de pagamento ou recibo de quitação anual das contas de água, energia, telefone, ou outros de serviços essenciais, devem ficar em poder do consumidor por 5 anos.Quanto tempo devo guardar um comprovante de pagamento?
O Código Civil Brasileiro traz, no artigo 206, os prazos durante o qual os comprovantes de pagamento devem ser mantidos: 5 anos: imposto de renda, água, telefone, gás, energia, impostos como IPVA e IPTU. 3 anos: aluguel e condomínio. 2 anos: multas.Quanto tempo devo guardar a declaração de imposto de renda?
Vale pontuar que, normalmente, o Fisco demora cerca de três meses para processar as declarações de Imposto de Renda. Ainda assim, o prazo oficial que a Receita tem para fazer isso é de cinco anos – por isso, esse é o prazo ideal para que os documentos fiquem guardados.POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR DOCUMENTOS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO?
Quais recibos devo guardar para Imposto de Renda?
Leia também
- Informes de rendimentos;
- recibos e notas fiscais de saúde e educação;
- comprovantes de pagamento e/ou recebimento de aluguel;
- comprovantes de pagamentos de impostos que ocorreram ao longo do ano;
- comprovantes de obras e reformas em imóveis;
- informes de rendimentos de corretoras;
Quais contas devo guardar?
Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais: As declarações de quitação de débitos devem ser guardadas por cinco anos. Nota fiscal e certificado de garantia: Importante guardar pelo prazo de vida útil do produto ou serviço, pois, após o período de garantia podem existir vícios ocultos.O que fazer com contas pagas antigas?
As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos. Algumas empresas colocam na declaração a menção de vários anos de contas quitadas.Qual o prazo para guardar comprovantes de pagamentos?
COMPROVANTES DE PAGAMENTOo Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.
Quanto tempo devo guardar extratos bancários?
Já extratos bancários devem ser guardados por 5 anos, para comprovação de pagamentos diversos, de salários e movimentação financeira (fisco, por exemplo). Para faturas de cartão de crédito, é recomendado que sejam guardadas por 5 anos.Quanto tempo se deve guardar as faturas?
Já os documentos com relação a financiamento, extratos bancários, empréstimos, tributos (IPVA, IPTU, Imposto de renda), recibos de consórcio, plano de saúde, faturas de cartão de crédito, TV por assinatura e mensalidades escolares, este deverão se manter guardados pelo prazo de 5 anos.Quantos anos tem que guardar folha de pagamento?
Folha de pagamento: 10 anos. Guia da Previdência Social: 10 anos.Quais documentos pode jogar fora?
Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.É necessário guardar contas antigas?
Portanto, a dica é sempre guardar os comprovantes de contas de água, energia elétrica, internet, tributos (IPVA, IPTU), mensalidade escolar, cartões de crédito, planos de saúde etc.Quanto tempo devo guardar um boleto pago?
“O documento deve ser guardado por cinco anos, porque após esse período, a prestadora de serviços ou vendedora não tem meio judicial de questionar contas em aberto”, diz Bruna.Quanto tempo devo guardar recibos de pagamentos?
⛔Aluguel, financiamento e condomínio: Se você aluga um imóvel, deve guardar os recibos de pagamento e documentos relacionados à locação durante a vigência do contrato. Quando este encerrar, armazene os comprovantes de pagamento por 3 (três) anos.É preciso guardar folha de pagamento?
Documentos com prazo de guarda de médio prazo (5 anos)Recibos de pagamento de Salário, 13º e férias: comprovam o cumprimento das obrigações trabalhistas.
Quanto tempo tem que guardar multas e IPVA?
Comprovantes de Imposto de Renda, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seus respectivos Documentos de Arrecadação devem ser guardados pelos 5 anos subseqüentes ao da cobrança. Ou seja, por 6 anos, segundo o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.Quanto tempo devo guardar documentos e pagamentos de parcelas de imóveis ou terrenos?
Conforme o Código Civil, o prazo mais comum de prescrição de dívidas é de cinco anos, no entanto, há comprovantes que necessitam e mais tempo guardados, como os de financiamento do imóvel. Confira a lista que fizemos para você: Recibos e comprovantes devem ser armazenados com cuidado para danificar o material.Quanto tempo devo guardar as contas de aluguel?
ALUGUEL E CONDOMÍNIO:E, ao fim dele, os comprovantes de pagamento de aluguel devem ser armazenados por três anos. Já os de condomínio, recomenda-se que sejam guardados por dez a quinze anos, pois não há prazo especificado no Código Civil.