A água não tem validade. No ambiente natural, ela pode permanecer por vários anos ainda potável. O prazo de validade impresso tem a ver com a garrafa, que muitas vezes é de plástico. Com o passar do tempo, a embalagem libera substâncias químicas ou entrar em decomposição.
"Até 2050, cerca de 6 mil milhões de pessoas irão enfrentar escassez de água devido ao aumento da procura por parte do crescimento populacional e dos níveis crescentes de poluição", diz o relatório.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050.
- Água sem gás – PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade – 12 meses. - Água sem gás – Polipropileto (plástico mais opaco e de qualidade inferior): Validade – 6 meses. - Água com gás – Vidro: Validade – 12 meses. - Água com gás – PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade – 6 meses.
Tem possibilidade da água potável do mundo acabar?
Para relembrar: a água evapora da superfície do planeta, o vapor de água forma as nuvens e a água retorna na forma de chuva. Este ciclo não cessa nunca. Portanto, poderíamos dizer que a água não vai acabar.
Até 2025, é provável que 1,8 bilhão de pessoas enfrentem o que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) chama de "escassez absoluta de água".
Deve ser água em garrafa vendida no supermercado ou água de torneira clorada colocada em recipientes de plástico limpos, do tipo garrafa PET, jamais embalagens de papelão tipo leite ou suco.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
O armazenamento de água mineral deve ser feito em um local livre goteiras, vazamentos ou infiltrações, pois essas condições podem favorecer o surgimento de bolor e fungos. Os galões e garrafas de água devem ser acondicionados sobre estrados ou paletes limpos e secos para evitar o contato direto com o piso.
As projeções para o ano de 2050 também são alarmantes. Enquanto a população mundial vai saltar dos atuais 7 bilhões para 9 bilhões, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que o aumento na utilização de água será da magnitude de 55%.
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
A ONU (Organização das Nações Unidas) celebra nesta sexta-feira (22) o Dia Mundial da Água com uma reunião na sua sede em Nova York, nos Estados Unidos, e com eventos globais. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que até 2030 quase metade da população global terá problema de abastecimento.
10,5 milhões de km³ conhecidos sem reaproveitar nada de água = consumo de 16,3 trilhões de pessoas em um ano. Considerando que a população se estabilize em 10 bilhões de pessoas em 2050, temos água por 1600 anos ainda.
Ao receber um galão de água mineral em sua casa, o consumidor deve lavar a sua boca com água limpa e detergente neutro antes do uso, sendo ainda recomendado que um galão seja consumido no prazo máximo de uma semana. A água mineral bem tratada e bem cuidada, mesmo em galão, é a melhor bebida para sua saúde.
"A melhor escolha seria a água filtrada, pois o processo de fervura pode eliminar microorganismos, como vírus e bactérias, porém não remove cloro e outros contaminantes como metais pesados", explica a nutricionista Joice Machado.
Mas é seguro beber água da torneira com filtro? Sim, é seguro beber água da torneira com filtro, pois o filtro remove impurezas e contaminantes, proporcionando água limpa e potável para você e sua família.
“Em garrafas de plástico o gás dura menos, cerca de 4 a 6 meses, pois esse material não é impermeável ao gás carbônico. Já no vidro, a água com gás vai ter até 1 ano de validade”.
A crise pode ser explicada por vários motivos: desmatamento, ocupação de bacias hidrográficas, poluição de rios, represas e lagos, crescimento populacional, urbanização acelerada e o uso intensivo das águas superficiais e subterrâneas na agricultura e na indústria (veja o infográfico abaixo).
A dessalinização é o processo através do qual se eliminam os sais minerais dissolvidos na água. Atualmente, tal processo, aplicado à água do mar, é um dos mais usados para obter água doce para consumo humano ou agrícola.
A falta de água potável levaria a surtos de doenças, desnutrição e migrações em massa de comunidades que não conseguem sustentar suas necessidades básicas. Conflitos por recursos hídricos se intensificariam, levando a disputas territoriais e guerras por fontes de água restantes.