Comumente a dor desaparece em cerca de uma a duas semanas. Em algumas pessoas, ela volta em certas situações, como depois do trabalho ou esportes intensivos. Se os sintomas durarem mais de três meses, é considerada uma dor cervical crônica. Um dos fatores que frequentemente levam a isso é o estresse psicológico.
As dores no pescoço podem ter muitas causas, desde lesões a patologias como osteoartrite, ou podem decorrer de estresse, tensão ou postura inadequada. Trata-se de um problema muito comum, contudo temos maior probabilidade de sofrer à medida que envelhecemos.
Apesar de persistir por até três dias em média, o torcicolo já apresenta alguma melhora nas primeiras vinte e quatro horas, mas pode se estender por até cinco dias, sendo até aqui uma condição aceitável, desde que haja uma melhora progressiva do quadro ao longo desse período.
QUAL O MELHOR REMÉDIO PARA DOR NO PESCOÇO / COLUNA CERVICAL?
Como fazer parar de doer o pescoço?
Como aliviar o torcicolo:
O paciente pode se tratar com repouso, bolsa de água quente e massagem na região (sem exageros), e analgésicos simples, mas se isso não funcionar, o ideal é buscar atendimento médico. O colar cervical é um item que pode auxiliar no tratamento.
Compressas mornas são importantes em diversas condições musculares, pois é possível aumentar a circulação de sangue em toda a região e promover o relaxamento dos músculos tensionados. O ideal é que a compressa permaneça no local da dor por cerca de 20 minutos, 3 a 4x/dia.
O que pode ser confundido com torcicolo? Algumas condições que podem ser confundidas com torcicolo incluem: hérnia de disco cervical, espasmos musculares, lesões traumáticas, artrite cervical e meningite.
O torcicolo comum é causado por um espasmo muscular na região do pescoço. O espasmo é caracterizado pela contração intensa do músculo, o que já causa dor. Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período.
Na maioria das vezes, a dor no pescoço não é uma condição séria e costuma passar dentro de alguns dias. Mas, em alguns casos, a dor no pescoço pode indicar ferimentos ou doenças graves e exigir cuidados médicos.
Comumente a dor desaparece em cerca de uma a duas semanas. Em algumas pessoas, ela volta em certas situações, como depois do trabalho ou esportes intensivos. Se os sintomas durarem mais de três meses, é considerada uma dor cervical crônica. Um dos fatores que frequentemente levam a isso é o estresse psicológico.
Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5. Quem sente dor nos joelhos também pode dormir dessa forma, desde que coloque um travesseiro entre eles para ter maior apoio e evitar que sejam sobrecarregados6.
Como saber se o nervo do pescoço está inflamado? A inflamação do nervo do pescoço pode causar dor, formigamento, dormência, fraqueza muscular, rigidez e espasmos. Se você suspeita que o nervo do seu pescoço está inflamado, é importante procurar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso.
Alongamentos. Uma das primeiras medidas que podem aliviar a dor no pescoço e ombro são os alongamentos. De fato, os alongamentos ajudam a aliviar a contração excessiva da musculatura da região, aliviando os sintomas.
Os pacientes apresentam dor cervical, limitação da mobilidade cervical e muitas vezes o rosto e o pescoço se mantêm desviado para um lado. Felizmente, com o tratamento adequado a maioria dos torcicolos irão melhorar dentro de 72 horas após o seu surgimento.
Por isso, caso o torcicolo demore mais de 1 semana para curar ou se surgirem sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes, deve-se buscar ajuda médica.
Em casos graves de torcicolo, pode haver desconforto ao engolir devido à tensão muscular no pescoço. Alguns indivíduos relatam uma sensação de aperto ou pressão no pescoço devido ao torcicolo. A tensão e a dor constantes podem levar à fadiga e fraqueza dos músculos do pescoço e ombros.
Procure um fisioterapeuta especializado em osteopatia. Se não está passando o problema, sempre devemos procurar a causa, e um osteopata com certeza te ajudara.
O torcicolo no pescoço é uma condição capaz de causar muita dor e desconforto, com direito a limitações na liberdade de movimentação da cabeça. Nele, a pessoa geralmente fica com o pescoço inclinado para um único lado. O torcicolo acontece quando há uma contração muscular muito forte, localizada na região cervical.
Para pressionar os músculos do pescoço é importante estar em uma posição confortável, que pode ser em pé ou, de preferência, sentado e com a cabeça virada para frente. Esta técnica pode ser feita várias vezes longo do dia.
O torcicolo, nestes casos, pode acontecer por conta de um movimento brusco que causou um estresse na musculatura ou uma leve torção nos nervos intervertebrais.
Faça rotação do tronco. Os músculos do pescoço e do tronco têm relações diretas no organismo, por isso, para aliviar os sinais é importante ter atenção à musculatura das costas. Diante disso, faça exercícios leves de rotação do tronco, solte os braços e realize movimentos repetitivos para trabalhar toda a musculatura.