O puerpério, também conhecido como pós-parto, é o período que se inicia após o nascimento do bebê e com a saída da placenta. Seu final não é muito bem definido, em média ocorre de 6 a 8 semanas após o parto, ou quando as modificações do organismo já voltaram ao normal.
Puerpério é o período pelo qual o corpo da mulher passa por diversas transformações fisiológicas para voltar ao que era antes da gestação. Ele se inicia logo após a saída da placenta, durante o parto, e dura entre 45 e 60 dias. O puerpério termina quando o corpo da mulher volta a ovular, fase seguida da menstruação.
Quando o bebê tem dificuldade para pegar o peito, a mãe pode sofrer com pequenas feridas no mamilo, que podem ser porta de entrada para bactérias que provocam infecções nos ductos mamários, onde o leite é produzido.
Zugaib et al classificam o puerpério em: puerpério imediato, que dura até a segunda hora do pós-parto; puerpério mediato, que dura desde a terceira hora até o fim do décimo dia pós-parto; e o puerpério tardio, que vai do 11º dia até o retorno das menstruações, ou 6-8 semanas nas lactantes.
O puerpério se inicia logo após o parto e pode durar por até 60 dias, algumas vezes até mais, dependendo de cada mulher. Nesse momento, é importante se cercar de pessoas amadas, respeitar os próprios limites e sentimentos para manter o estado emocional em equilíbrio.
PUERPÉRIO! A VERDADE sobre O QUE É e QUANTO TEMPO dura! | Dra Jannuzzi
Quando se inicia o puerpério?
O puerpério, também conhecido como pós-parto, é o período que se inicia após o nascimento do bebê e com a saída da placenta. Seu final não é muito bem definido, em média ocorre de 6 a 8 semanas após o parto, ou quando as modificações do organismo já voltaram ao normal.
-> Hemorragia pós-parto: avaliar e investigar perdas de sangue súbita e abundante ou aumento persistente dessa perda, desmaios, tonturas, palpitações.
-> Infecção puerperal: avaliar e investigar febres, calafrios, dor abdominal, ferida cirúrgica (em caso de cesariana ou episiotomia), cor e odor de leucorreia presente.
Quanto tempo dura o estado puerperal de acordo com a doutrina?
O estado puerperal se inicia na dequitação da placenta e termina na volta do organismo materno às condições pré-gravídicas. Segundo estudiosos, esse período pode perdurar cerca de seis a oito semanas após o parto. Em sua atuação mais gravosa, o estado puerperal pode manifestar-se como uma forma de psicose.
Esses sentimentos costumam surgir nos primeiros dias ou semanas após o nascimento do bebê e tendem a desaparecer gradualmente com o tempo. Já o puerpério emocional engloba uma variedade de emoções intensas e contraditórias que podem persistir por um período mais longo, que pode chegar entre 45 e 60 dias.
Com isso, o psicológico é uma das áreas mais afetadas, com sintomas como esgotamento, cansaço, vontade de chorar sem motivo, falta de libido, alterações de humor e muito mais. Os sintomas biológicos também podem ocorrer, como mamas duras, cólicas, sangramento vaginal e barriga inchada.
O próprio cansaço e esgotamento trazidos pela nova rotina de cuidados com o recém-nascido também acabam somando às dificuldades psicológicas do puerpério. Sendo que as mães ainda podem chegar a experienciar sentimentos negativos em relação ao filho, como de decepção por seu gênero, aparência ou outro fator.
Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação.
Quanto tempo demora pro corpo voltar pós-parto normal?
No prazo de duas semanas após o parto, o útero terá quase retornado ao seu tamanho normal e geralmente terá retornado ao tamanho normal no prazo de quatro semanas. No entanto, o abdômen não volta a ser plano como se apresentava antes da gravidez por vários meses, mesmo com a prática de exercícios.
Quanto tempo dura o puerpério Ministério da Saúde?
Os médicos estimam que o tempo médio do puerpério é de 6 semanas, começando imediatamente após o nascimento do bebê. Durante esta fase, o corpo da puérpera está em processo de estabilização, voltando ao que era antes da gravidez. A mulher deve continuar procurando orientação médica até a total recuperação do organismo.
Qual a diferença entre estado puerperal e puerpério?
Existe uma diferença entre o estado puerperal com o puerpério. O puerpério é o período que decorre desdeo parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores. Já o estado puerperal é o momento da expulsão da criança do ventre materno até o nascimento.
Existem três tipos de transtornos psiquiátricos pós-parto, o mais comum é a tristeza pós-parto, também conhecido como blues puerperal, que atinge até 60% das mães e acontece nos primeiros dias que seguem o parto, podendo durar até uma ou mais semanas.
O estado puerperal ocorre logo após o parto, é o período de readaptação do corpo da mulher após o nascimento do bebe. Esse período traz diversas alterações físicas e psicológicas, gerando uma grande variação hormonal, sendo muito comum a ocorrência de depressão pós-parto.
O puerpério dura no mínimo 45 dias. No entanto, é impossível saber exatamente quanto tempo ele vai permanecer. Em mulheres que amamentam por um longo período, por exemplo, o puerpério pode durar muito mais do que apenas 2 meses, já que corpo feminino continua passando por transformações que têm a ver com a amamentação.
Neste contexto, o puerpério se divide em: Imediato (1º ao 10º dia); Tardio (11º ao 42º dia) e Remoto (a partir do 43º dia). Na prática, o pós-parto é vivido de maneira singular, o que nos diz que o puerpério é subjetivo e pode durar dois anos ou mais.
O puerpério, também chamado de “resguardo” ou “quarentena”, é o período após o parto que se inicia com a saída da placenta. Durante essa fase, a mulher está sujeita a importantes modificações físicas, hormonais e emocionais. Além disso, sua rotina sofre mudanças, com a chegada do bebê.
Qual é a fase mais difícil do puerpério? Segundo os especialistas, os primeiros dez dias são os mais complicados por conta da amamentação. A criança precisa aprender a fazer a pega adequada, a mãe precisa aprender a se posicionar bem. E, até que haja essa harmonia entre a mãe e o recém-nascido, é difícil.
Baby blues ocorre logo após o parto e se caracteriza por um estado brando de tristeza, melancolia e alterações de humor. É frequente porém auto limitada, ou seja, dura em torno de 2 semanas com melhora completa dos sintomas sem a necessidade de tratamento.
Quais são os cuidados que a mãe deve ter no puerpério?
O ideal é que se beba muito líquido, matéria prima para produção do leite, dando preferência para suco de frutas, leite e água, evitando sempre o consumo de bebidas alcoólicas. Não fumar ou utilizar drogas ilícitas, principalmente se estiver amamentando, é outro fator de suma importância.