Sintomas. Na maioria das vezes, o sintoma inicial é um inchaço na articulação do dedo grande do pé acompanhado de dor muito forte. A primeira crise pode durar de três a dez dias. Após esse período, o paciente volta a levar vida normal, o que geralmente faz com que não procure ajuda médica imediatamente.
Sem tratamento as crises leves geralmente desaparecem depois de um ou dois dias, enquanto as crises mais graves evoluem rapidamente para uma dor crescente em algumas horas e podem permanecer nesse nível durante uma semana ou mais. O desaparecimento completo dos sintomas pode levar várias semanas.
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) costumam ser eficazes no alívio da dor e do inchaço da articulação durante uma crise de gota. Em alguns casos, analgésicos complementares são necessários para controlar a dor.
O tratamento para as crises de Gota envolve remédios anti-inflamatórios não hormonais que devem ser recomendados pelo médico (por exemplo, cetoprofeno, toragesic) para aliviar a dor e a inflamação da articulação. Outros remédios muito utilizados para controlar a dor e a inflamação são a Colchicina e a Indometacina.
A colchicina é um remédio muito usado para tratar e prevenir crises de gota, já que diminui a deposição de cristais de urato e a consequente resposta inflamatória, reduzindo assim a dor. Este medicamento pode ser usado diariamente para prevenir as crises, e a dose pode ser aumentada durante uma crise aguda.
A dor e o inchaço durante um ataque de gota é controlada com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio da dor (ibuprofeno, paracetamol) ou colchicina.
O tratamento para gota normalmente é feito com medicamentos, como colchicina e alopurinol, alterações na alimentação e mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, para aliviar os sintomas e controlar os níveis de ácido úrico no sangue.
Sugerimos, neste caso, que recorra sempre ao frio/gelo, uma vez que processos que envolvam o aquecimento ou sobreaquecimento das zonas afetadas, irão potenciar a inflamação e a sensação de dor.
A gota é uma doença que não tem cura, mas as crises de dor comuns ao quadro podem ser controladas. Segundo a reumatologista Regina Von Kirchenheim, isso pode ser obtido por meio da orientação do paciente, dieta e tratamento medicamentoso.
Nós sabemos que o exercício suave é bom para a gota, uma vez que melhora a mobilidade sem a complicação adicional de ácido úrico aumentado como alguns trabalhos (ref. 1) demonstram no teste de ergométrico de esforço.
Nesse cenário, também é importante educar o paciente sobre a possibilidade de crises futuras, nas quais ele poderá iniciar o tratamento da crise aguda diante dos primeiros sinais e sintomas, de preferência, dentro de 24 horas. Devemos também indicar repouso relativo e compressa de gelo nos primeiros dias.
Uma crise de gota geralmente desenvolve-se rapidamente e normalmente resolve entre 7 a 10 dias. A colchicina é um fármaco que é utilizado principalmente na gota para tratar uma crise aguda ou para prevenir uma crise enquanto se inicia terapêutica de redução do ácido úrico.
Consumir alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar, vísceras, leguminosas e bebidas alcoólicas, pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e predispor a gota.
O que causa a gota? A gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico que se acumula na corrente sanguínea, formando cristais de urato em uma ou mais articulações. Normalmente seu corpo produz ácido úrico quando decompõe as purinas, e normalmente é dissolvido no sangue, processado pelos rins e excretado pela urina.
Não há cura para a gota, mas a doença pode ser controlada. Repouso e uso de bolsas de gelo no local afetado são providências bem-vindas para atenuar as dores, normalmente bastante intensas. Também como forma de reduzir o martírio, o médico receita anti-inflamatório e analgésico.
Drauzio – Por que as crises de gota aparecem mais à noite e mais nos pés e nos joelhos? Cristiano Zerbini – Porque à noite o período de jejum é maior e os níveis de ácido úrico aumenta no sangue o que facilita a deposição dos cristais.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar crises agudas de gota, com sintomas de dor e inchaço nas articulações causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
“Até o momento, o estudo vem demonstrando que os extratos obtidos das folhas e da madeira do ipê branco apresentam o efeito de redução do ácido úrico no sangue pela diminuição da sua síntese”, afirma Dênia Saúde-Guimarães.
O tratamento da gota envolve medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), colchicina e corticosteroides, bem como medicamentos para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, sendo o alopurinol o principal representante.
Qual o tratamento para a Gota? Para manejar as crises, normalmente são receitados anti-inflamatórios e, em alguns casos, corticoides. Existem também outros medicamentos utilizados para controlar os níveis de ácido úrico e evitar novas crises.
Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.
Cerejas: A cereja tem propriedades anti-inflamatórias e estudos revelam que o seu consumo regular em jejum ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue, além de ser uma excelente fonte de fibras, ajudando também na diminuição de lipídios no corpo.