Normalmente, a infiltração no joelho dura de 6 meses a um ano, quando poderemos repetir o procedimento, se for necessário. Como vimos, a infiltração no joelho com ácido hialurônico é uma técnica que, quando bem indicada, traz diversos benefícios para o paciente.
Esse tipo de infiltração deve ser realizado, no máximo, a cada 3 meses, uma vez que não é recomendada a aplicação excessiva desse tipo de medicamento. Exemplos de medicamentos utilizados incluem a betametasona e dexametasona.
Quantas vezes pode aplicar ácido hialurônico no joelho?
Alguns casos requerem aplicação única, outros, podem ser necessárias até 5 sessões. Nos casos que apresentaram bons resultados, mas que ocorreu retorno dos sintomas, o tratamento pode ser repetido após 6 meses da aplicação.
O ácido hialurônico é infiltrado no interior das articulações por meio de injeções para cuidar da dor no joelho causada pela artrose em pacientes que já trataram com analgésicos e com outros tratamentos que não funcionaram bem.
Qual o efeito colateral do ácido hialurônico no joelho?
Efeitos Colaterais do Ácido Hialurônico no Joelho
Você também pode sentir rigidez ou desconforto no joelho, e dependendo da intensidade, o médico pode prescrever analgésicos ou compressas de gelo para ajudar a aliviar a dor e o inchaço.
Esses cuidados são: manter o enfaixamento no joelho por 12 horas, evitar atividades físicas intensas, evitar nadar, evitar banheiras de hidromassagem, aplicar compressa de gelo e tomar um analgésico se sentir algum desconforto. Não existe restrição para andar nem para dirigir carro.
Como é feita a infiltração de ácido hialurônico no joelho?
O ultrassom é utilizado para guiar uma punção com agulha dentro da articulação, em um ponto único. Se há inchaço excessivo, pode ser aspirado o líquido da articulação primeiramente. A seguir, é injetada a medicação. A medicação se espalha por dentro do joelho, sem a necessidade de aplicação em múltiplos locais.
Os ácidos hialurônicos mais atuais apresentam também alta viscosidade e alta viscoelasticidade. O Dr. Marcelo Tostes opta sempre pelo Orthovisc ou Synvisc One.
Contudo, quando o resultado não é o esperado, deve-se avaliar mais detalhadamente a causa do problema. Doenças como artrose avançada, joelhos “tortos”, ruptura do menisco e lesões graves da cartilagem NÃO são resolvidas com uma simples infiltração. Nestes casos, a cirurgia provavelmente é a melhor solução!
Qual o nome da injeção para infiltração no joelho?
CORTICOTERAPIA. Essa é a famosa “infiltração” no joelho. Na verdade, todas as injeções podem ser chamadas de infiltração, mas quando usamos esse termo, estamos nos referindo à injeção de corticoide. Existem vários tipos de corticoide, como a metilprednisolona, a triancinolona, entre outros.
Quem faz infiltração no joelho pode fazer caminhada?
Antes de realizar a infiltração no joelho, é importante avisar seu médico sobre o uso de medicamentos anticoagulantes ou se você tem alergia a corticoides. Após o procedimento, o paciente deve repousar e evitar praticar atividade física durante alguns dias.
Quantos dias de atestado após infiltração no joelho?
De forma geral, é recomendado pelo ortopedista que a pessoa fique em repouso por 2 dias e evite a prática de atividade física por 2 semanas. Em alguns casos, o médico pode também indicar a realização de sessões de fisioterapia para promover o fortalecimento do músculo e melhorar a mobilidade da articulação do joelho.
Quais os cuidados após aplicação de ácido hialurônico no joelho?
Após o tratamento com a aplicação do ácido hialurônico, é recomendado um repouso nos 3 primeiros dias após o procedimento. Seguindo esse repouso, o paciente poderá voltar a realizar suas atividades do dia a dia sem impedimento, desde que seja de forma moderada.
Na osteoartrite, as alterações de desgaste estão estabelecidas, e todos os tecidos da articulação são afetados. A osteoartrite não tem cura, nem reversão, mas tem tratamento eficaz, que pode melhorar sintomas e controlar sua progressão.
"A cavalinha reforça o tecido conjuntivo, ajuda na sustentação, ajuda a produzir colágeno, então ela auxilia tanto ossos quanto as cartilagens", explica Sansoni.
Nesse sentido, a Vitamina C também é uma forte aliada, já que são agentes antioxidantes que auxiliam na proteção dos danos causados pelos radicais livres nas articulações.
Quanto tempo o ácido hialurônico começa a fazer efeito no joelho?
O ácido hialurônico irá surtir o que chamamos de efeito mecânico logo após a aplicação, mas os efeitos anti-inflamatórios e condroprotetores aparecem cerca de um mês após o procedimento.
A infiltração no joelho é um procedimento muito pouco invasivo e seguro. Por isso, são poucos os casos de pessoas que fazem a viscossuplementação e sofrem algum efeito colateral.
Quais os males que o ácido hialurônico pode causar?
Além do entupimento de artérias e veias, outros efeitos colaterais possíveis são reações inflamatórias, marcadas por vermelhidão e inchaço, e a formação de nódulos no local da aplicação.
Em média, o custo de uma infiltração de ácido hialurônico no joelho pode variar de R$ 900,00 a R$ 2.000,00 por sessão. É importante consultar um ortopedista para obter um orçamento específico e discutir as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso.
O ácido hialurônico injetável é comercializado em ampolas de 1 ou 2 mililitros, que variam de preço conforme a marca utilizada e o tipo de tratamento, seja para preenchimento ou como bioestimulador. Em média, o preço das ampolas de ácido hialurônico varia entre 300 e 900 reais.