duram menos: a sua vida útil é significativamente menor, quando comparada à do couro legítimo. Com o tempo, o material também pode apresentar rachaduras e descamações, especialmente quando exposto ao sol; não se decompõem facilmente: o couro sintético pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.
O “couro” sintético possui uma durabilidade média de 3 a 5 anos, diz Mari. As peças compostas pelo tecido devem ser usadas e não podem ficar muito tempo no armário, pois é o motivo pelo qual “esfarelam”. Além do uso constante, o ideal é hidratar a peça com um creme de corpo e passar um pano limpo e seco em seguida.
Evite produtos químicos agressivos: Evite o contato com produtos químicos abrasivos, como acetona ou solventes, que podem danificar o couro sintético. Use com cuidado: Evite arranhar ou raspar o couro sintético contra superfícies ásperas.
O custo-benefício acaba sendo vantajoso, porque o couro natural pode durar até mais de 100 anos dependendo do cuidado do usuário, enquanto o couro sintético dura, em média, de três meses a seis anos.
Para prolongar a vida útil de qualquer peça, feita em couro sintético ou ecológico, é preciso hidratar. Existem cremes especiais para tecidos, mas você também pode usar óleos ou cremes comuns, mas dê preferência aos que contém ureia.
DIFERENÇA COURO, SINTÉTICO É BOM? DURA? VEJA O RESULTADO APOS 3 ANOS DE USO.
Como fazer o couro sintético durar mais?
Assim como os artigos produzidos com couro, os feitos de material sintético devem ser limpos regularmente. Em suma, a forma correta de fazer a limpeza é com um pano macio levemente umedecido. Além disso, detergentes neutros também podem ser aplicados para remover manchas difíceis, mas nunca diretamente sobre a peça.
Dicas para a boa conservação da sua peça de couro sintético: Evite lavar o material com água e evite muita exposição ao sol também. Opte sempre por limpar usando um pano limpo e umedecido, ou um pano com detergente neutro, ou até mesmo a limpeza com um pano seco.
Quando o assunto é como lavar couro sintético, a regra é clara: nada de jogar na máquina ou de limpezas agressivas. Como é basicamente uma película, o material fica muito vulnerável a arranhões, descascamentos e quebras. Além disso, assim como o couro legítimo, a composição não pode ser higienizada na imersão em água.
Como foi possível perceber, o couro legítimo e 100% natural tende a ser mais pesado e duro que as outras opções. Isso, por sua vez, o torna mais resistente e promove qualidade ao tecido. A camurça tende a ser a opção mais suave ao toque e versátil.
Como não poderia deixar de ser, utilize um hidratante neutro para hidratar a peça a cada seis meses. Esse é um dos métodos mais eficazes para deixar o tecido íntegro, bonito e vistoso.
Porém, alguns truques caseiros também ajudam muito. Neste caso, usar a vaselina líquida é ótimo e mantém a peça revigorada. Pois, além de hidratar vai deixá-la com um bom brilho. Agora, na falta destes produtos, também pode usar um creme corporal ou creme de cabelo na bolsa de couro sintética.
O couro genuíno é mais flexível e mais macio ao toque.
Em contrapartida, o couro sintético pode parecer mais rígido e menos maleável. Além disso, ao manusear o couro legítimo, você perceberá que ele se dobra e se adapta aos seus movimentos com mais naturalidade.
Poliuretano. Também conhecido como PU, é muito utilizado na produção de couros sintéticos. Está presente em peças de roupas e calçados, principalmente os femininos, pois apresentam maior resistência mecanicamente.
Quando comparamos o couro natural x couro sintético, a durabilidade é colocada em prova, já que o natural pode durar mais de 50 anos, e o sintético tem uma vida útil curta, de 2 até 10 anos, dependendo da procedência.
A principal vantagem do sintético é que é o mais ecológico. Além de usar uma quantidade menor de pele animal, seu processo de fabricação exige menos energia e causa menos impacto ao meio ambiente. Esse material também é fácil de limpar, e permite lavagem a seco.
Não use produtos químicos fortes: Produtos químicos fortes, como solventes e cloro, podem danificar o couro sintético e remover sua camada protetora. Por isso, evite o uso desses produtos e opte por produtos de limpeza suaves.
O couro exposto à umidade também pode descascar. Você deve lembrar que o couro pu não é um produto absolutamente impermeável, por isso é necessário manter seco o ambiente ao redor do couro. Produtos que contêm sabões, detergentes e produtos químicos agressivos podem causar danos ao couro em vez de limpá-lo.
O tecido courvin, também conhecido como couro sintético, oferece uma série de vantagens. Ele é impermeável e de fácil higienização, sendo ideal para alérgicos ou lares com animais de estimação. Além disso, o courvin é uma opção mais acessível em comparação com o couro natural, sem perder a qualidade da peça.
Qual a diferença entre couro sintético e couro fake?
Analisando o material em si, o sintético costuma ter um aspecto mais liso e homogêneo do que o couro. A peça tem um aspecto plastificado, afinal estamos falando de um plástico. Já o couro em geral possui uma rugosidade maior (pele um pouco mais áspera, com poros mais visíveis) e também é mais macio ao toque.
Uma boa dica para conservar peças de couro legítimo ou sintético é guardá-las de forma correta. O principal: deixe-as sempre penduradas, nunca dobre essas roupas. Com o tempo, as dobras vão ficar aparentes, difíceis de tirar ou, no caso dos tecidos sintéticos, um lado pode até grudar no outro, danificando a peça.
Hidrate suas peças! Não, ela não precisa beber 3 litros de água por dia. Essa hidratação é bem mais simples que isso. Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em couro sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa.
Apesar do couro sintético apresentar boa elasticidade diferente do couro natural é importante manter a hidratação do material. Para isso, escolha um produto disponível no mercado ou use um pano macio e limpo com um óleo vegetal, como por exemplo, azeite de oliva.
Conservar as peças com espaço entre si, sempre hidratando. Por ser um material natural, evite deixar ao sol. É ótimo ter um desumidificador nos armários ou antimofo para as bolsas não estragarem. Lugar fechado ou peças mal armazenadas, como colocadas em sacos plásticos, fazem o couro reter a umidade, danificando-as.