Grupo Carrefour Brasil é uma empresa de comércio varejista brasileira controlada pelo grupo francês Carrefour. Opera sob as marcas Carrefour e Atacadão, sendo este considerado o maior atacadista do Brasil. Após a aquisição do Grupo BIG, se tornou a maior empregadora privada do Brasil.
O Atacadão é uma empresa do Grupo Carrefour Brasil. Maior atacadista brasileiro em número de lojas, está presente em mais de 200 cidades distribuídas por todos os estados do Brasil, é líder no segmento de atacarejo (cash & carry) e está em rápida expansão.
Hoje, o Grupo Carrefour é formado pelas marcas: Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco.
Opera sob as marcas Carrefour e Atacadão, sendo este considerado o maior atacadista do Brasil. Após a aquisição do Grupo BIG, se tornou a maior empregadora privada do Brasil. É considerada a maior empresa do varejo alimentício no país, segundo o Ranking ABRAS 2022.
A previsão de encerramento das atividades destas lojas é no dia 31 de janeiro de 2024. No restante do Brasil, o Carrefour também está encerrando atividades de lojas, como no Ceará, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte.
O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar do país, inicia a conversão das primeiras lojas do Grupo BIG. Neste primeiro momento, quatro unidades do Maxxi Atacado no estado de São Paulo foram modificadas para a bandeira Atacadão, são elas: Diadema, Jacareí, São José dos Campos e Santo André.
Em 2024, a bandeira de hipermercado Carrefour encerrará suas atividades na Bahia e no Ceará. Além disso, a empresa fechará diversas lojas da bandeira no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
Fundada em Maringá, no Paraná, em 1960, a rede Atacadão tinha cinco sócios e foi vendida para o grupo francês Carrefour em 2007 por cerca de R$ 2,2 bilhões. Farid Curi e Suzy Camacho eram casados desde 2013.
Pertencia diretamente ao GPA até 2021, quando abriu as suas negociações na bolsa. Contudo, a empresa ainda era controlada pelo grupo francês Casino – que também controla o GPA – até 2023, quando vendeu sua última participação acionária na Companhia.
O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista e empregador privado do país, encerrou o segundo trimestre de 2023 finalizando, antes do previsto, as conversões das lojas que operavam com a bandeira BIG. No total, 129 lojas foram convertidas, das quais 76 tornaram-se lojas Atacadão, 48 hipermercados Carrefour e 5 Sam's Club.
O Atacadão segue expandindo sua atuação no estado de São Paulo e anuncia sua chegada em São Caetano do Sul. A abertura é a primeira do ano e marca a 309ª loja da bandeira, que foi impulsionada pelas conversões que aconteceram após a aquisição do Grupo Big pelo Grupo Carrefour Brasil.
O Atacadão, maior atacadista em número de lojas e presente em todas as regiões do Brasil, inaugurou recentemente mais três lojas no Estado de São Paulo. São duas na cidade de Diadema (Cupecê e Serraria) e uma na zona leste da capital paulista no bairro do Tatuapé.
A história do Grupo Carrefour começou com um encontro – de ruas, no caso. Foi num ponto em que duas vias se cruzavam no município de Annecy, no sudeste da França, que nossa primeira unidade surgiu.
Foram fechadas as lojas Campos Elíseos, Ipiranga, Santa Cruz e Caramuru. A empresa mantém ainda na cidade duas unidades Carrefour Hipermercado (RibeirãoShopping e Via Norte) e um Atacadão.
Na Bahia, o grupo tem seis unidades no estado, sendo três em Salvador e três no interior, e entre as seis, cinco devem fechar brevemente, nas próximas semanas, apurou o Valor. E uma loja apenas deve virar Atacadão.
O Carrefour Brasil terminou a conversão de 129 lojas do Grupo Big (antigo Walmart Brasil), adquirido pela empresa no ano passado. As unidades foram agora vinculadas a marcas do grupo, como Atacadão e Hipermercados Carrefour.
O estudo considera fatores como desempenho, faturamento e as principais movimentações das empresas supermercadistas. No evento Smart Market, foram apresentadas as 30 maiores empresas do varejo alimentar, no topo, o Carrefour lidera pela sétima vez o Ranking, movimentando R$108,1 bilhões.