Metal - 50 a 200 anos Produtos feitos como rebites de ferro ou com folhas de aço, não se decompõem com facilidade. As latas, por sua vez, só se decompõem depois mais ou menos 100 anos. Antes disso, viram ferrugem que libera gases tóxicos na atmosfera.
Ferro-60. O isótopo 60 Fe tem uma meia-vida de 2,6 milhões de anos, mas até 2009 se pensava que teria uma meia-vida de 1,5 milhão de anos. Decai mediante desintegração beta a cobalto-60.
O metal é um produto muito utilizado em nosso dia a dia. Podemos encontra-lo em embalagens, fios, panelas, talheres, latas e diversos outros itens. Metais são elementos de grande durabilidade e caso sejam descartados na natureza, o tempo de decomposição do produto pode chegar a até 500 anos.
Muitas pessoas têm essa dúvida, afinal, o ferro de passar é considerado um pequeno vilão no consumo de energia elétrica de uma casa. Por isso, um dos cuidados mais importantes é o de não deixar o ferro de passar ligado 24 horas. Mesmo que a instrução pareça óbvia, por distração, o contrário pode acontecer no dia a dia.
O ferro, quando bem conservado, pode chegar a 20 anos de duração e é mais pesado. Já o metalon costuma ter uma durabilidade média de uma década e ser bastante leve, o que acaba facilitando seu manuseio nos canteiros de obras. Saiba mais aqui!
Produtos feitos como rebites de ferro ou com folhas de aço, não se decompõem com facilidade. As latas, por sua vez, só se decompõem depois mais ou menos 100 anos. Antes disso, viram ferrugem que libera gases tóxicos na atmosfera.
A coleta seletiva é um dos processos mais importantes para a realização da reciclagem do metal. Em casa, lembre-se sempre de separar os metais do lixo comum (orgânico). Depois de separado, deposite na lixeira correta para reciclagem no seu condomínio ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).
O resultado mudou a história do tungstênio: um material que combina alta resistência, tenacidade e alta dureza. Na verdade, o carboneto de tungstênio é tão duro que o único material natural que pode arranhá-lo é um diamante.
Os metais apresentam grande durabilidade e, no caso de serem descartados na natureza, a decomposição do produto pode levar a até 500 anos. A vida útil de um utensílio irá depender do material com o qual ele foi fabricado.
A ferrugem é um tipo de corrosão que afeta o ferro e suas ligas. Envolve a reação do metal com oxigênio e umidade do ar. Resulta na formação de óxido de ferro, geralmente óxido de ferro (III) hidratado.
De um modo geral, a designação de Idade do Ferro abarca o I milénio antes de Cristo, época em que as comunidades desta região habitavam em povoados fortificados, vulgarmente conhecidos por castros, que se distribuíam ao longo das bacias dos principais rios.
A ferrugem se forma quando o ferro, instável na presença do oxigênio atmosférico, é oxidado a óxidos e hidróxidos de ferro. Pode ser representada pela fórmula química geral FeOOH. O principal componente da ferrugem é o óxido de ferro III hidratado, Fe2O3∙H2O.
Existem algumas formas para enviar esse material, a mais comum é o envio em pequenos cilindros para serem fundidos novamente. Quando estão prontas, as peças são levadas para as siderúrgicas que irão refundi-las em fornos a 1.550°C.
Como mencionamos no tópico anterior, ao contrário do papel e de outros materiais, o metal pode passar infinitas vezes pela reciclagem sem perder suas propriedades.
"O alumínio é hoje um dos itens com maior vida útil numa obra, com longevidade estimada em mais de 40 anos", diz o empresário Roberto Papaiz, presidente da Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). "Os produtos de alumínio também são recicláveis e têm alto valor residual".
Resistência. Embora o alumínio aumente em resistência em ambientes mais frios, geralmente é mais propenso a amassados e arranhões do que o aço. O aço é menos propenso a deformar ou dobrar devido ao peso, força ou calor. E sua resistência o torna um dos materiais industriais mais duráveis de todos!
Protege-se o ferro utilizando um metal que tem o potencial de oxidação maior que o dele, como o magnésio e o zinco. Quando o metal usado é o zinco, chama-se galvanização. O metal usado é denominado “de sacrifício” exatamente porque é ele que será oxidado no lugar do ferro.