Recomenda-se, geralmente, trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros, mas alguns carros modernos podem ir além disso. É necessário verificar o manual do proprietário para as orientações específicas do seu veículo.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
Aliás, o óleo lubrificante também se degrada ao longo do tempo, sendo que seu prazo de validade é de, em média, seis meses. Portanto, deixar o motor desligado por muito tempo não vai preservar o óleo, de modo que ao ligar o carro, ele já estará envelhecido.
Quanto tempo posso andar com o óleo do motor vencido?
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
A luz de óleo do carro no painel acendeu? É um dos sinais mais simples que indicam que ele está vencido. Isso significa que a pressão dentro do motor está fraca, então o líquido deve ser trocado.
Viscosidade aumentada: O óleo velho tende a ficar mais viscoso e espesso, dificultando a sua circulação pelo motor e a lubrificação adequada das peças. Isso pode levar a um maior atrito, desgaste e até mesmo superaquecimento do motor.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Aumento do atrito: um óleo degradado pode aumentar o atrito interno do motor, diminuindo sua eficiência e aumentando ainda mais o consumo de combustível. Danos ao motor a longo prazo: a falta de lubrificação adequada pode causar danos sérios ao motor, como desgaste de peças, superaquecimento e até mesmo fundição.
No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.
Como saber se está na hora de trocar o óleo do motor?
A quilometragem é o primeiro sinal de que é a hora de trocar o óleo do veículo. Em condições normais de uso, o óleo deve ser trocado entre 10 e 15 mil quilômetros rodados, ou por tempo, a cada seis meses.
Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação. Segundo a fabricante Lubrax, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas.
W-SMOKE 90 WOLF é um produto desenvolvido para reduzir a emissão de fumaças e diminuir folgas de motores com altas quilometragens. W-SMOKE 90 WOLF possui em sua formulação aditivos de alta performance, os quais oferecem uma excelente proteção a todo sistema de lubrificação mesmo em altas temperaturas.
Qual é o barulho de um motor fundido? Em seu estágio inicial, é possível ouvir leves ruídos vindos do motor. Esses ruídos indicam que está havendo atrito entre as peças metálicas A próxima fase é de barulhos estridentes.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Desgaste prematuro do motor: Quando o óleo se deteriora, perde sua capacidade de lubrificação eficaz. Isso leva a um aumento no atrito entre as peças do motor, resultando em desgaste prematuro. Com o tempo, isso pode causar danos sérios e caros ao motor.
Não existe erro de misturar óleo novo com óleo velho, porque não existe a troca de óleo. que você vai tirar todo o óleo do seu motor. Quando você troca o óleo, você tá misturando o óleo novo junto com o óleo velho.
O que acontece se passar do tempo de trocar o óleo do motor?
Quando o óleo passa do prazo de validade ele acaba afetando o funcionamento do motor. E assim o carro passa a apresentar sinais de deterioração, como trepidação anormal e consumo excessivo de combustível.
Assim como os remédios, os aditivos também expiram, têm tempo de validade. É por isso que o manual do proprietário recomenda que o óleo do motor seja substituído num determinado prazo, em geral de 12 meses.
Para saber se o óleo está na temperatura correta, você pode usar alguns truques. Um deles é inserir uma colher de madeira dentro da panela. Quando o óleo começar a borbulhar em volta da colher, é porque está na temperatura correta para fritura.