Vamos começar já respondendo à principal pergunta: Não, o ouro não possui prazo de validade. Sua validade é indeterminada. Isso porque o ouro é um metal considerado nobre. Esses metais têm a capacidade de resistir à corrosão, que é a deterioração causada pela oxidação.
Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor. O ouro geralmente encontra-se em estado livre (estado nativo), como pepitas ou grãos, em rochas, veios e depósitos aluviais.
Tem elevada densidade e baixa reatividade química. Pode ser encontrado em diversos locais do planeta, majoritariamente na forma pura. Atualmente, é obtido por meio do processo de cianetação e, após isso, via precipitação com zinco ou adsorção com carvão ativado.
O processo de formação do ouro dura bilhões de anos e é um dos mais complexos da natureza. O ouro é um elemento químico formado por átomos de ouro (Au). Esses átomos são formados em estrelas de nêutrons, que são estrelas que colapsaram sob sua própria gravidade.
Vamos começar já respondendo à principal pergunta: Não, o ouro não possui prazo de validade. Sua validade é indeterminada. Isso porque o ouro é um metal considerado nobre. Esses metais têm a capacidade de resistir à corrosão, que é a deterioração causada pela oxidação.
Que tipos de solo contêm ouro O ouro se forma em pedras duras e cristalinas, em depósitos comumente chamados "veias". Um filão é normalmente formado em áreas onde a pedra que contêm as veias foi alterada de alguma maneira. O ouro encontrado em um filão é cercado de sulfureto e telureto.
A forma mais popular, presente em filmes, novelas, jornais e internet é o minério secundário. Este tipo trata-se do material onde encontra-se as pepitas de ouro. Primordialmente, elas ficam nos leitos de rios e nos solos junto a cascalhos e areias.
Estimativas de pesquisadores mostram que a Terra possui cerca de 30 gramas de ouro para cada 150 bilhões de toneladas em seu globo, ou seja, cerca de 197 mil toneladas do metal em relação ao peso do planeta.
Análises arqueológicas indicam que já em 4000 a.C., na Mesopotâmia, o ouro estava sendo trabalhado. Ao longo do tempo, as técnicas para extrair o metal e criar objetos a partir dele foram difundidas por todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, especialmente a egípcia.
O ouro encaixa-se em quase todas, sendo a sua portabilidade, uniformidade e divisibilidade melhoradas através da criação de moedas e barras. O metal precioso não se estraga com o tempo, e por ser difícil de encontrar mantém o seu valor.
Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do;Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão. Porém, como a geologia de detalhe do Brasil ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados.
Para saber a origem do ouro, basta acessar pcro.com.br, site da Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO), fazer o login e digitar o número do registro da área, chamado de permissão de lavra, e as informações já estarão disponíveis.
O depósito de cobre-ouro da Phu Kham no Laos é uma jazida mineral extremamente heterogênea. O depósito tem propriedades mineralógicas, geológicas e geotécnicas complexas e variáveis, que afetam o desempenho da planta e a recuperação metalúrgica.
A mina de ouro de Xiling está localizada na cidade de Laizhou, na província de Shandong, onde a região metanogênica de Jiaodong possui reservas e a produção de ouro que ocupam o primeiro lugar no país.
O trabalho principal realizado para pesquisa por minérios é o mapeamento geológico, onde o geólogo vai percorrer uma determinada área procurando indícios principalmente de rochas e estruturas geológicas que possam favorecer a ocorrência do minério pesquisado.
A areia preta é composta de areia aluvial constituída predominantemente por grãos de minerais escuros pesados ou rochas, e é comumente encontrada em depósitos de areia (ou de aluvião ) onde há ouro.
É a China, que reúne 11% do total global, segundo dados da World Gold Council e da Metals Focus. O país produziu 372,048 toneladas de ouro em 2022, um aumento de 13,09% ou 43,065 toneladas em relação ao ano anterior.
A Italia e o maior produtor mundial de joias de ouro, sendo responsavel por cerca de 17% do total mundial, embora nao tenha producao primaria do metal.
O ouro verdadeiro, é um tipo de metal com grande raridade e preciosidade, o que torna encontrá-lo em grandes blocos da natureza, algo extremamente raro. Contudo pode ser possível sim, alguém encontrar pequenos pedacinhos de ouro em pedras, como por exemplo, o quartzo.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Você sabia que nos oceanos da Terra tem ouro? Sim! Contudo, todo esse ouro está diluído em bilhões de litros de água. A estimativa é que a cada 100 milhões de toneladas de água do mar do Atlântico e Pacífico exista 1 grama de ouro diluído.