Desgaste natural do conjunto Quando os componentes do motor chegam ao final da sua vida útil, a moto pode apresentar queima de óleo – gerando o excesso de fumaça. É importante ressaltar que, dependendo do uso, algumas motocicletas podem ultrapassar os 100.000 km até apresentar queima de óleo.
Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
evitar a sobrecarga do veículo para diminuir o desgaste do motor; conduzir o automóvel respeitando o tempo das marchas e os giros do motor; acompanhar o nível do líquido de arrefecimento; não circular com o carro em situações de superaquecimento.
O que faz o motor do carro fumar? | Vídeo Resposta #39
Quanto tempo dura um motor fumando?
Quando os componentes do motor chegam ao final da sua vida útil, a moto pode apresentar queima de óleo – gerando o excesso de fumaça. É importante ressaltar que, dependendo do uso, algumas motocicletas podem ultrapassar os 100.000 km até apresentar queima de óleo.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
Se o carro estiver soltando uma fumaça escura, com um cheiro forte de combustível, procure um mecânico de confiança o quanto antes. É muito provável que algo não está certo. Pode ser uma falha na injeção (ou carburador), sistema de ignição, válvulas, sensores ou filtro de ar.
Se o seu carro já chegou no ponto em que está queimando óleo, você não tem muitas opções, na verdade só restam duas coisas a se fazer. A primeira delas é procurar um bom mecânico, especializado em retífica de motor, e mandar retificar o motor inteiro. Esse serviço é caro, mas deve ser bem feito.
Essa costuma ser a principal causa para um carro soltando fumaça branca quando acelera. E é, também, a causa mais inofensiva. Tudo porque esse tipo de fenômeno é estimulado nas manhãs frias em que a condensação do sistema de escape é vaporizada.
O Aditivo Óleo Motores Carro Cansados Fumando Bardahl Prolonga é a solução ideal para os motores de carros que estão fumando e vazando óleo. Com a marca Bardahl, sinônimo de qualidade e confiança, este aditivo é perfeito para prolongar a vida útil do motor do seu carro.
Um motor que está fumando é um termo que se refere a um problema em um veículo em que fumaça é emitida pelo escapamento. Essa fumaça pode apresentar diferentes cores e densidades, e geralmente é um sinal de que algo está errado com o funcionamento interno do motor.
Atualmente, a legislação não faz menção ao ato de dirigir fumando. O artigo 252 estabelece que não se pode dirigir apenas com uma das mãos no volante ou com o braço para fora da janela sem, contudo, fazer qualquer menção ao cigarro. O código considera infração jogar bitucas ou outros objetos nas vias públicas.
Existem alguns sinais comuns que podem indicar o motor fundido: Fumaça excessiva: Se houver uma quantidade anormal de fumaça saindo do escapamento, especialmente se for preta ou azulada, pode ser um sinal de que o motor está queimando óleo. Isso pode ser causado por vazamentos internos ou desgaste excessivo das peças.
Perda de potência, ruídos e fumaça podem ser indícios que o caminhão está com o motor “cansado”. “Um dos principais sinais de desgaste é a perda de potência.
Os ruídos leves são os primeiros indícios de que o motor está fundido. Normalmente, eles sugerem que pequenos atritos entre as peças vêm comprometendo a composição do motor. Conforme a situação se agrava, os ruídos podem ficar mais altos e insistentes.
Nesse processo, algumas peças perdem a sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Assim, o motor já não irá funcionar e o atrito entre as peças provocará ruídos intensos. Caso não se tomem providências imediatas, isso causará o travamento e a consequente perda do motor.
Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça. O álcool gel também ajuda, mas não recomendamos pelo risco de provocar acidente.
A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.