Quanto tempo esperar o motor esfriar para completar o óleo?
Seu motor deve estar frio, e você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de um percurso difícil, ou 10 minutos depois de desligar o motor, para que o óleo drene todo do motor e volte para o cárter.
Quanto tempo esperar para completar o óleo do motor?
O ideal é realizar o procedimento cerca de dez minutos após desligar o carro. Quando devo completar o óleo? Óleo abaixo do limite mínimo não é bom sinal. Quando estiver próximo a essa marca, em um nível ainda seguro, você tem a opção de completá-lo.
Além de comprometer a eficiência, o excesso de óleo pode levar a quebra de componentes, vazamentos e até mesmo fundir o propulsor. Para evitar esse tipo de confusão, verifique o nível do óleo sempre com o motor frio e desligado.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido.
Então, a afirmação de que é preciso esquentar o motor antes de sair não passa de um mito. A única exceção é quando a temperatura ambiente está muito fria, seja em dias frios isolados ou durante um inverno rigoroso. Entretanto, nem mesmo nesses casos é preciso esperar o motor esquentar.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nível correto fica entre os dois traços e não só no traço superior da vareta. Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação.
Quando o óleo está velho, ele perde a eficiência, pois vai sendo misturado com o combustível e não lubrifica corretamente. Dessa maneira, você estará prejudicando o motor e não economizando, como a maioria das pessoas pensam.
Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
Quanto à troca do óleo, ela não deve ser feita com o motor frio, pois é importante o óleo estar quente para se ter certeza de que todo ele vai sair do cárter antes de se colocar um novo.
E olhe só que bacana, no nosso Fiestinha estamos com um problema de vazamento, por isso vocês conseguem ver o nível abaixo do mínimo. Ainda bem que a visita ao mecânico já está agendada. Nunca abra a tampa do reservatório de expansão com o motor quente! O líquido ali fica muito quente e sob pressão.
Frequência recomendada para verificar o óleo de motor. Você só precisa de um minuto para verificá-lo, uma vez por semana, o que pode evitar que o motor tenha problemas graves.
Desligue o carro e aguarde o óleo se assentar no motor – isso pode levar alguns minutos. Se você não quiser esperar, faça isso no próximo dia, antes de ligar o carro.
Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.
Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito. Minutos depois, o esperado acontece: uma explosão no motor do carro, uma nuvem de fumaça e algumas peças de metal saindo do motor.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.
Primeiramente, é necessário que você espere pelo menos 10 minutos antes de fazer a checagem do nível de óleo do motor. Isso porque, quando o motor ainda está quente, o óleo está em circulação e, caso seja feita a medição nesse momento, o nível de óleo medido estará abaixo do nível de óleo que o motor realmente tem.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
Além disso, a maioria dos veículos novos têm sistema de partida a frio e esquentam as partes móveis e atingem a temperatura ideal de funcionamento enquanto rodam, cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a andar.
Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento. Se estiver frio, o consumo de combustível, por exemplo, tende a ser maior.