A campanha " Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é tudo " comandada pela TV Globo tem levado ótima informação para o público em geral quanto ao papel da agropecuária e do agronegócio brasileiros na economia do país.
O presente trabalho analisa a campanha publieditorial “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, desenvolvida pela Rede Globo de Televisão, campanha esta que faz referência ao agronegócio brasileiro.
Essa campanha foi patrocinada pela JBS (através da marca Seara) e Ford (devido à marca de caminhonete, Ranger) até 2020, sendo que, nesse ano, a JBS se retirou (substituída pelo Bradesco) por um acordo para tornar-se um dos patrocinadores do programa de entretenimento Big Brother Brasil, o que resultou em uma ampliação ...
Constatou-se que o Grupo Globo difunde a ideia de que o agronegócio é a saída para o dinamismo no campo. O grupo é mais um elemento a defender o setor, que tem presença no Legislativo brasileiro.
“Agro é pop, agro é tech, agro é tudo”: o slogan das propagandas transmitidas desde 2016 pela rede Globo trazem a ideia de que o modelo do agronegócio fornece, basicamente, todas as coisas boas e necessárias da vida.
De acordo com tal cálculo, o agro seria responsável por mais de um quarto do PIB nacional, sendo que, em 2019, totalizou 20,5% e, em 2020, alcançou 26,6% do PIB.
Na eleição de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita de ter feito uma cobertura parcial contra o presidente Jair Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora com os dizeres "Globo Lixo" em fevereiro de 2021.
Desde 2016, a propaganda no intervalo dos noticiários na TV, das novelas ou das salas de cinema repete, com imagens coloridas, o sucesso do agronegócio brasileiro por meio do slogan o agro é pop, o agro é tech, o agro é tudo – a indústria e a riqueza do Brasil. (GLASS E SANTOS, 2018).
Juntas, essas empresas alcançaram uma receita combinada de R$ 2,23 trilhões, representando cerca de 22,5% do PIB brasileiro. Segundos a Forbes Agro100 – com base nos dados da S&P Capital IQ Pro -, a maior empresa do agronegócio é a JBS (JBSS3). Isso, considerando o ano-calendário de 2022.
Entre essas corporações de impacto mundial, destaca-se a Cargill, uma gigante do setor agroindustrial. Com mais de 155 anos de história, a Cargill se consolidou como a maior empresa do agro do mundo.
A Informa Markets é a organizadora da Agrishow, e a única responsável pela comercialização da feira. Caso seja contatado por terceiros ou empresas desconhecidas, não confie e entre em contato com a Informa Markets.
A agricultura iniciou-se especialmente em razão da fixação da população humana. A partir do fim do nomadismo, o ser humano sentiu a necessidade de cultivar seus próprios alimentos de forma fixa, ou seja, ao contrário do processo de coleta que ocorria nas sociedades nômades.
A Globo, de fato, tem observado uma queda na sua audiência ao longo dos últimos anos. Isso ocorre, porém, em função da diminuição de televisores desligados e também do crescimento das mais variadas plataformas de streaming.
Em janeiro de 2020, a Globo passou a ser uma empresa única, resultado da integração da TV Globo, Globosat, Globo.com e Gestão Corporativa. Reúne os canais de TV aberta e de TV por assinatura, além de produtos e serviços digitais. Seus canais lineares falam com mais de 100 milhões de pessoas todos os dias no Brasil.
Não é por dinheiro. O agronegócio é um setor da economia bastante beneficiado por medidas econômicas como isenções fiscais. Um exemplo é a ausência de cobrança de impostos de exportação sobre produtos da agropecuária, que começou no governo FHC.
Quem são os donos da BrasilAgro? A BrasilAgro é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na B3 sob o ticker AGRO3. A argentina Cresud é a principal acionista, com 34,2% das ações. A gestora Charles River Capital e o empresário Elie Horn, da Cyrela, também são acionistas relevantes.