A liotironina tem um curto período de latência – o efeito máximo ocorre após algumas horas. A liotironina não tem efeito cumulativo e o estado metabólico anterior é restaurado dentro de 2-3 dias quando é descontinuado. T3 é formado em humanos em parte na glândula tiróide e em parte no fígado.
A liotironina (T3) age aumentando a velocidade do metabolismo do corpo, além de regular o desenvolvimento celular, apresentando uma ação rápida e de curta duração. Por isso, a liotironina (T3) geralmente é usada na fase inicial do hipotireoidismo, quando é necessário um tratamento mais intenso.
Calcula-se que o T3 e o T4 aumentem em 40% o metabolismo basal, aquele necessário para o organismo manter as funções básicas, como os batimentos cardíacos, a temperatura do corpo, o consumo de oxigênio e o funcionamento dos rins. Há relatos de usuárias que perderam cinco quilos, em média, ao longo de um ano.
Como é calculada a dose do hormônio da tireoide (levotiroxina)?
Porque o T3 emagrece?
Os hormônios tireoidianos levam à uma ilusão de emagrecimento pelo fato de “acelerarem o metabolismo”, porém o que ocorre é consumo de massa muscular, o que não é nada saudável!.
O T3 total constitui o hormônio tri-iodotironina acoplado nas chamadas proteínas transportadoras de hormônios tireoidianos. Essas proteínas têm a função de carregar os hormônios tireoidianos no sangue.
Se indicado pelo médico, realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes a coleta. Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Nos casos de hipertireoidismo a pessoa tende a perder peso justamente pela aceleração do metabolismo. E é baseado nesse raciocínio que médicos e outros profissionais de saúde tem indicado o uso de T3 – Triidotironina ou o Tiratricol – para pacientes que desejam perda de peso.
Hipertireoidismo – é causado por excesso dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essa sobrecarga hormonal pode provocar emagrecimento, intestino solto, aceleração do coração, agitação, quadros de ansiedade, nervosismo, insônia e intolerância ao calor.
O uso do T3 não está indicado para fins de emagrecimento. O uso do T3 pode sim alterar os exames da tireóide. Se o paciente está em uso do T3 e faz o exame da tireóide, geralmente , o exame vem compatível com um quadro de hipertireoidismo. O ideal é conversar com médico.
Na Europa, existem formulações comercialmente disponíveis de T3. Os guidelines sugerem o uso como teste terapêutico. Para indivíduos em uso regular de T4 com nível sérico normal de TSH, a terapia combinada pode ser iniciada diminuindo a dose diária de T4 em 12 a 25 mcg, e adicionando T3 2,5 mcg duas vezes ao dia.
Quantos dias o remédio da tireoide começa a fazer efeito?
Os sintomas do hipotireoidismo costumam melhorar com 2 a 3 semanas de tratamento, mas o efeito máximo do medicamento demora pelo menos 6 semanas. Por isso, até que a dose correta da levotiroxina seja estabelecida, o paciente deve fazer doseamentos do TSH a cada 6-8 semanas.
Grão de bico, trigo sarraceno, soja, feijão e aveia: esses são alguns exemplos de alimentos riquíssimos em nutrientes benéficos para a tireóide, tais como o zinco. Este micronutriente é muito útil para a conversão de T4 em T3, forma ativa do hormônio tireoidiano nas células alvo.
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
O fator alimentar mais importante para a formação dos hormônios T3 e T4 é a ingestão adequada de iodo. Para resguardar a tireoide, são necessários 150 microgramas por dia. O mineral aparece em boa quantidade no sal de cozinha, em frutos do mar e em peixes como a cavala, o salmão, a pescada e o bacalhau.
A dosagem do T3 total pode ser normal em 30% a 40% de pacientes com hipotireoi- dismo, por isso, esse exame não deve ser solicitado na avaliação de estados de hipotireoidismo.
O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.
Conclusão: O hormônio da tireoide só deve ser parte da sua prescrição após exames clínicos e laboratoriais e, em dose individual prescrita pelo médico.
Começa a fazer efeito logo após a sua tomada. O controle é realizado através do valor de TSH que demora algumas semanas para normalização (6-8 semanas).
O ferro é necessário para que a glândula seja capaz de converter o hormônio T4 em T3, por isso é de vital importância obter o suficiente em sua dieta. O ferro pode ser encontrado na carne vermelha, fígado, feijão, bem como frutas secas e cereais e alguns grãos.