Muitos não sabem, mas 12 horas sem escovar os dentes torna-se uma festança para as bactérias, os ácidos gerados por esses bichinhos indesejáveis desgastam elementos do esmalte do dente. Com o passar do tempo esse acúmulo e produção de bactérias faz presente um amarelão, o tártaro!
Ele acontece quando há um acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, que se calcifica e forma uma “camada” endurecida de cor amarelada ou esbranquiçada na região. Por ser um problema relativamente comum, muitas pessoas acreditam que tem como remover tártaro em casa. Mas, infelizmente, a resposta é não!
A formação do tártaro ocorre a partir do biofilme bacteriano que, quando acumulado nas superfícies dentárias por um certo período, sofre o processo de mineralização através da deposição dos minerais presentes na saliva.
A presença do tártaro ocorre devido a má escovação dos dentes e acúmulo de restos de alimentos, e, se não tratado, o mesmo pode levar o paciente a complicações graves, em alguns casos, fazendo com que o mesmo venha a perder o dente.
Em quanto tempo o tártaro se forma? Em média não existe um tempo pré definido para que o tártaro se forme. Isso irá depender de alguns fatores. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam alguns elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato.
Muitos não sabem, mas 12 horas sem escovar os dentes torna-se uma festança para as bactérias, os ácidos gerados por esses bichinhos indesejáveis desgastam elementos do esmalte do dente. Com o passar do tempo esse acúmulo e produção de bactérias faz presente um amarelão, o tártaro!
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.
Escovação inadequada, falta do uso do fio dental e pouca frequência de visitas ao dentista são os principais motivos para o acúmulo de placa bacteriana, que, com o tempo, se mineraliza e se transforma em tártaro.
A melhor maneira de removê-la é com a escovação dos dentes duas vezes ao dia. Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar.
O tártaro é formado por sais minerais, como cálcio e fosfato, que se unem à placa bacteriana. Esse processo de mineralização deixa uma substância dura e áspera nos dentes. Isso causa um grande desconforto, principalmente quando se passa a língua sobre os dentes afetados.
Higiene oral adequada: A escovação regular, pelo menos duas vezes ao dia, e o uso de fio dental ajudam a remover a placa bacteriana antes que ela se transforme em tártaro. Alimentação saudável: Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido, que podem alimentar as bactérias que causam o tártaro.
1. O que é o tártaro? O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
O tártaro é produzido pelo acúmulo de resíduos alimentares nos dentes na região próxima às gengivas. Ele ocorre quando os dentes não são devidamente escovados e as sujeiras se acumulam nos dentes e nos espaços entre eles.
Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso. Melhora a autoestima e confiança.
Quando a limpeza nos dentes não é feita corretamente em casa e o tártaro já estiver evidente, é necessário ir até o dentista para que ele realize a remoção com equipamentos e instrumentos adequados. Num primeiro momento, o profissional realizará a ''raspagem'', onde os depósitos de placa bacteriana são removidos.
O tártaro pode aparecer rapidamente após uma limpeza se a higiene oral não for mantida, permitindo que a placa se forme novamente. Além disso, fatores individuais, dieta inadequada e problemas de saúde bucal podem contribuir para essa rápida formação.
O que causa? A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.
Desse modo, o valor desse procedimento pode variar de acordo com região, clínica e o fato de possuir ou não um plano odontológico. Portanto, o preço da raspagem de tártaro gira em torno de R$ 200 (duzentos reais), podendo variar para cima ou para baixo.
A formação do tártaro se inicia com a presença de bactérias nocivas em nossa boca, que se proliferam principalmente devido à falta de higiene bucal. Quando elas se misturam com proteínas ou outras diversas substâncias provenientes de nossa alimentação, ocorre o avanço do processo de desenvolvimento da placa.
“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes.
O tártaro se forma quando as bactérias presentes na boca pegam cálcio e outros elementos minerais presentes na saliva e nos alimentos que a pessoa come e os endurecem na superfície dos dentes. Além disso, há alguns fatores que facilitam a formação do tártaro no dente.
O Tropiclean Fresh Breath é o produto ideal para remover o tártaro dos dentes do seu cão e prevenir o seu acúmulo. Além de ser eficaz, o produto também é seguro para a saúde do seu animal, pois é feito com ingredientes naturais.
Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.