São feitas obrigações quando os filhos-de-santo completam um, sete, quatorze e vinte e um anos de santo, sendo que, na obrigação de sete anos, o filho-de-santo é considerado “adulto”, isto é, um pai-de-santo em potencial.
Um Pai de Santo confiável, é uma pessoa estudada e capacitada a exercer sua função. Precisa ser receptivo, saber ensinar, ter paciência, ser solidário, ter equilíbrio, estar sempre disponível, aceitar ser questionado sobre como estão os filhos de santo que ele cuida.
Apenas a “primeira”, pois ela só seria de todo confirmada após o jogo de búzios que revelaria a permissão maior: a dos orixás. Durante o ritual, que dura cerca de 21 dias, visitei a casa regularmente, ao menos duas vezes por semana, para acompanhar e registrar o processo.
Filho ou filha de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo.
São feitas obrigações quando os filhos-de-santo completam um, sete, quatorze e vinte e um anos de santo, sendo que, na obrigação de sete anos, o filho-de-santo é considerado “adulto”, isto é, um pai-de-santo em potencial.
Para uma pessoa se tornar pai ou mãe de santo, o posto principal dentro das religiões de matriz afro, é muito importante respeitar as hierarquias dentro do ambiente religioso e ser um participante ativo, como um filho de santo.
após a sua feitura - submetendo-se a ritos que marcam a idade de iniciação e que têm uma estrutura semelhante a ela, envolvendo também período de reclusão, oferendas e uma festa pública. A cada obrigação que a filha de santo dá (ou “paga”), um ou mais dos seus orixás comem (recebem sacrifício animal).
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
Tornar-se filho de santo da umbanda é, de fato, mais simples. Em geral, o frequentador de uma casa sente que está perdendo a consciência e abandona o lugar da plateia para participar do ritual. Depois de algumas sessões, começa a sentir que os guias espirituais que o acompanham estão próximos de incorporar.
Para Exu e Pomba Gira, diga laroixu, laroiê, Pomba Gira, boa noite moço OU boa noite moça, existem três formas de cumprimentar eles, primeiro, assim, cruzando os dedos, depois cruzando as mãos. e o terceiro simplesmente abaixou. Também repita aquele abraço de três vezes do caboclo.
No Candomblé, o pai de santo fica a cargo de liderar os rituais e também oferecer aconselhamentos para os filhos. Ele, inclusive, é a figura que é procurada quando há algum problema. Além disso, possui uma conexão maior com os orixás, por conta da mediunidade elevada.
Um pai de santo confiável tem um histórico claro e uma reputação sólida dentro da comunidade. Pai Antônio de Ogum, por exemplo, é conhecido por sua experiência e dedicação ao longo dos anos, atuando com ética e respeito pelos preceitos da religião.
Ele é reconhecido como um intermediário entre o mundo físico e o espiritual, capaz de estabelecer conexões com os ancestrais, entidades divinas e espíritos. O respeito e a autoridade do Pai de Santo são fundamentais para o funcionamento das comunidades religiosas onde ele atua.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Senti o que era virar no santo. Fui arrastada por uma força tão grande e me senti uma folha ao vento. Minha cabeça realmente virou como se desse um giro sobre si mesma e não tinha mais controle de meu corpo. Me sentia enorme, gigantesca ao mesmo tempo, que era possuída de uma leveza.
Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
Bolar, aparentemente, é como desmaiar. Mas o orixá está ali. As vezes é comum ao se cantar para um determinado Orixá; a pessoa é vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente aparentemente desmaida. Este momento é visto como um pedido do Orixá à iniciação.