O prazo médio de análise do requerimento é de até 90 dias úteis, contados a partir do recebimento da documentação pelo CRA-PE e pagamento da taxa correspondente.
Após todas as etapas acima concluídas, o processo será enviado para análise do Plenário, e será concluído em até 90 dias após a assinatura do documento. ATENÇÃO: Há 3 requisitos para que o processo seja analisado: 1) Documentação completa; 2) Pagamento da taxa; e 3) Assinatura digital do documento final.
Original e Cópia de Carteira de Identidade; Original e Cópia de CPF ou CNPF; Original e Cópia de Título de Eleitor e o último comprovante de votação; Certificado Militar (quando couber);
Quanto tempo demora para obter o registro profissional?
Quanto tempo leva? De até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa, segundo a Lei n° 9.784/99. Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego .
15 – Serão obrigatoriamente registrados nos CRAs as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de Administrador, enunciadas nos termos desta Lei. Parágrafo único – O registro a que se refere este artigo será feito gratuitamente pelos CRAs.”
Qual o benefício do registro profissional? O benefício do registro profissional em CRA é o de que, com ele, o profissional de Administração está legalmente habilitado ao exercício da sua profissão, tendo o pleno gozo legal das prerrogativas da Profissão de Administrador.
DESNECESSIDADE DE REGISTRO NO CRA. Somente as empresas que têm como atividade-fim o exercício profissional da administração, ou que prestem serviços relacionados a esse ramo, é que estão obrigadas a se registrarem no Conselho Regional de Administração.
Quanto eu gasto para tirar um CR? Para obter o CR, estima-se um investimento de cerca de 1500 Reais, abrangendo assessoria na documentação, avaliação psicológica, teste de tiro, taxa do Exército e filiação a um clube.
Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.
O prazo de confecção das Carteiras de Identidade Profissional é de 30 dias, em média. A tramitação pode ser acompanhada em Profissional / Consultas públicas / Protocolo, informando o nº do protocolo origem, ou pelo acesso restrito do profissional.
A licença de registro será concedida por prazo de até 2 (dois) anos, renovável por iguais períodos, ao profissional que estiver em dia com suas obrigações, mediante requerimento ao Presidente do CRA, apresentando as razões do seu pedido, acompanhado da documentação comprobatória da causa que a justifique e da Carteira ...
Os Mestres e Doutores em Administração registrados em CRA, a partir da data do registro, tornam-se legalmente habilitado para o desempenho de atividades de Administração.
Como tirar o CRA? O Registro Profissional do administrador é feito na sede do CRA do estado onde o requerente reside, localizada nas Capitais e no Distrito Federal, ou nas Delegacias e Representações dos CRAs, presentes em cidades do interior dos Estados.
Todas as empresas que atuam na área de Administração ou exploram de qualquer forma essa área são obrigadas a ter o registro no CRA-RJ. Além de garantir o exercício legal da profissão a empresa registrada também pode participar de licitações e vir a ser prestadora de serviços em órgãos públicos.
Pagar a taxa de carteira no valor de R$ 20,00 (valor vigente em 2024). O valor da anuidade é de R$ 152,00 (valor vigente em 2024) cujo vencimento é Fevereiro.
A critério do Plenário do CRA, o interessado que colar grau nos meses de novembro e dezembro e solicitar o registro profissional junto ao CRA nos referidos meses, poderá ser concedida a isenção do pagamento da anuidade do exercício corrente, bem como da anuidade do exercício subsequente.
Caso o exercício seja encerrado sem o pagamento da anuidade devida, o valor fica sujeito à inscrição em dívida ativa e pode inclusive ser protestado em Cartório. Por exemplo, valores não pagos da anuidade 2022 ficam sujeitos à cobrança em dívida ativa a partir de 2023, caso não sejam regularizados.
O profissional Engenheiro Químico, como o próprio título já diz, é “Engenheiro”, portanto, seu registro deve ser feito no CREA-SP, que é o órgão legalmente constituído para fiscalizar os profissionais das engenharias, conforme Decreto 23569/33 e Lei 5194/66.
Na emissão do boleto, por uma questão técnica, consta o valor de R$ 615,30 que já inclui o desconto de 5% previsto, uma vez que a data de vencimento é 31/03/24.