“Tudo vai depender de como está a amamentação e o desenvolvimento do bebê. Quando o aleitamento materno vai bem, o leite materno tem água suficiente, não precisa oferecer água extra até a introdução alimentar, no sexto mês de vida.
A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.
Se seu bebê tem menos de seis meses e está em aleitamento materno exclusivo não precisa oferecer água, pois o leite materno é completo e tem água suficiente para saciar a sede dele. Mesmo nos dias quentes não é preciso oferecer água, basta amamentar com maior frequência e a hidratação está garantida.
“Entendemos que o leite materno e a fórmula infantil suprem a necessidade hídrica da criança nesse momento”, explica a Karine Riserio, pediatra do Centro Médico Berrini, à CNN. Antes dos seis meses, a ingestão de água pode causar risco de infecções gastrointestinais, como a diarreia.
A necessidade média diária de água para o bebê saudável, até aos 6 meses de idade, é de cerca de 700 ml. Como já mencionado, essa quantidade é completamente obtida através do leite materno, caso seja essa a única fonte de alimentação.
Pode dar água para bebê de 3 meses que toma fórmula?
Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?
Volume de refeições lácteas por faixa etária/dia no primeiro ano de vida idade: 0–1mês – 60 a 120 ml; 1–2 meses – 120 a 150 ml; 2–3 meses – 150 a 180 mL; 4–6 meses – 180 a 200 ml(3). Número de refeições lácteas por dia: 0–2 meses – 6 a 8 refeições; 2–4 meses – 5 a 6 refeições; 4–6 meses – 2 a 3 refeições(3).
Caso o bebê se alimente com fórmula infantil, a recomendação de ingestão de água até os 6 meses de idade é de 700 ml por dia, sendo importante consultar o pediatra quanto à necessidade de oferecer água pura, filtrada ou fervida, além daquela utilizada na preparação das mamadeiras.
Criança de 2 anos deve tomar somente 2 mamadeiras por dia, pode trocar por Sustagen Kids, no caso uma pela manha e outra a noite, sobretudo porque ela tem uma alimentação muito boa.
Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.
No entanto, existem várias estratégias que podem ser adotadas para incentivar o consumo de água em bebês. Ofereça água regularmente: É importante oferecer água ao bebê de forma regular ao longo do dia. Coloque um copo com água ao alcance do bebê para que ele possa beber sempre que sentir sede.
Lembre-se, porém, que adquirir essa habilidade é um processo. Entre os seis e oito meses ele senta com a ajuda das mãozinhas; entre os oito e os dez meses ele aprende a sentar sozinho. A partir dos quatro meses, você pode colocar o bebê sentado no colo, segurando-o pelas axilas, para estimular esse desenvolvimento.
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
E, quanto menor a criança, mais rápido e grave pode ser. Se o bebê estiver com os olhos fundos, não apresentar lágrimas ao chorar, ficar com a boca seca, urinar pouco e estiver menos alerta e menos ativo, então é possível que esteja desidratado.
Depois do sexto mês, idade em que geralmente inicia-se a introdução alimentar, a água pode começar a ser dada aos bebês, sempre fracionada ao longo do dia. Até então, o leite supre todas as necessidades hídricas.
Ou seja, ao oferecer água nesses seis primeiros meses, corre-se o risco desnecessário de que o bebê consuma menos leite materno. E, com isso, ele deixa de ter acesso a outros nutrientes vitais nesse momento.
Durante o ato da amamentação em si, alimentar-se também não é problema: a lactante deve comer quando tem fome e beber quando sentir sede. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com café e bebidas alcoólicas, especialmente nos primeiros meses de vida do bebê, quando ele mama com mais frequência.
Quantos ml de mamadeira um bebê de 3 meses pode tomar?
Após o primeiro mês de vida, em média, seu bebê começará a beber cerca de 120 ml a cada 4 horas. Esta quantidade aumentará constantemente. Por exemplo, aos 6 meses de idade, ele deverá beber de 180 a 240 ml, 4 a 5 vezes por dia.
3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. A média de consumo diário pode chegar a 750 ml de leite. 4A partir do segundo mês, a quantidade de leite em cada mamada passa a ser em média de 120 ml a 180 ml. 5Após 6 meses, outros alimentos são introduzidos na dieta do bebê.
O que acontece quando a criança não bebe água? A falta de água pode trazer sérios problemas para o organismo da criança,entre eles, infecção urinária, prejuízo no desempenho escolar, dores de cabeça, cansaço e desidratação.