Mais da metade dos pacientes agora pode sobreviver a um câncer de pele mortal e que era considerado "intratável" até uma década atrás, afirmam médicos britânicos. Há dez anos, apenas um em 20 pacientes tinham sobrevida de cinco anos após serem diagnosticados com melanoma em estágio avançado. Muitos morreriam em meses.
Quanto tempo demora para o câncer de pele se espalhar?
O melanoma pode se espalhar rapidamente e causar morte em apenas alguns meses após o diagnóstico. Quanto menos o melanoma crescer dentro da pele, maior é a probabilidade de ser resolvido com cirurgia. Quase 100% dos melanomas iniciais mais superficiais saram com cirurgia.
Quais as chances de sobreviver a um câncer de pele?
Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas.
Se ele avaliar que pode ser um câncer de pele, ele irá solicitar uma biópsia para confirmar o diagnóstico. No câncer de pele não-melanoma, não costuma haver sintomas como dor, coceira ou ardência. Mas quando o local afetado está muito sensível é comum que aconteçam sangramentos ao coçar ou sofrer uma pancada.
Mais de 5,400 pessoas em todo o mundo morrem de câncer de pele não melanoma a cada mês. Pacientes transplantados de órgãos são aproximadamente 100 vezes mais propensos do que o público em geral a desenvolver carcinoma de células escamosas.
Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. A letalidade do câncer de pele melanoma é elevada, porém sua incidência é baixa. Para 2005, estão previstos 2.755 casos novos em homens e 3.065 casos novos em mulheres.
É regra ABCDE: Assimetria, Borda, Cor, Diâmetro e Elevação. Essas são as características de manchas e pintas que devem ser observadas e relatadas ao médico dermatologista.
Quais os sinais mais comuns do câncer de pele? Elevação ou nódulo circunscrito e adquirido da pele que aumenta de tamanho e tem aparência perolada, translúcida, avermelhada ou escura. Mancha que coça, arde, descama ou sangra.
Quando o melanoma se espalha na pele, você pode notar: Nódulos ou caroços sob a pele; Marcas pretas novas ou alteradas; Gânglios linfáticos inchados no pescoço, axila ou virilha.
Se você tem uma lesão suspeita para um carcinoma escamocelular da face, ela deve ser tratada o quanto antes. Seu perigo maior é que ele cresça a ponto de destruir estruturas importante do rosto, ou que se espalhe pelo pescoço e torne o controle da doença mais difícil.
Há dez anos, apenas um em 20 pacientes tinham sobrevida de cinco anos após serem diagnosticados com melanoma em estágio avançado. Muitos morreriam em meses. Mas drogas para fortalecer o sistema imunológico permitem agora que os pacientes vivam pelo menos cinco anos, apontam testes clínicos.
Melanoma. É o tipo de câncer de pele menos comum e, também, o que apresenta uma maior taxa de mortalidade. No entanto, quando diagnosticado precocemente, apresenta altas taxas de cura. Um dos seus problemas é a sua possibilidade de surgir em locais menos visíveis.
A média do custo anual do tratamento por paciente, considerando 2.740 casos, com base nos valores pagos pelo SUS foi de R$13.062,40 ± 16.848,60 e, pelos convênios foi de R$26.668,30 ± 42.749,59.
Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Por que o câncer mata? As células cancerosas causam a morte da pessoa se elas: Bloquearem uma função orgânica importante. Secretarem substâncias que interferem em outros órgãos.
Uma mancha vermelha escamosa persistente com bordas irregulares que às vezes forma crostas ou sangra. Um crescimento elevado com uma depressão central que ocasionalmente sangra. Pode aumentar rapidamente de tamanho. Uma ferida aberta que sangra e forma crostas e persiste por semanas.
O câncer de pele ocorre quando há um crescimento anormal e descontrolado das células. Dessa forma, elas vão se multiplicando até formarem um tumor maligno. Segundo dados do INCA, é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos.
A batalha contra o câncer de pele inicia-se na prevenção e na detecção precoce. Com mais de 90% de chance de cura quando identificado nos estágios iniciais, o diagnóstico precoce é um aliado poderoso na luta contra essa doença.