A secagem do graute começa a acontecer aproximadamente 30 minutos após o início da mistura com a água. Por isso, é muito importante que todo o volume do material seja utilizado em no máximo 60 minutos. O endurecimento em si acontece entre 1h30 e 2h a partir do início do processo.
O GRAUTE deve ser lançado até no máximo 30 minutos, após este prazo a fluidez diminui. Em caso de temperaturas altas o prazo de aplicação do Graute diminui. Utilizar o produto até 60 minutos depois de misturado. O endurecimento do Graute tem início entre 1 hora e 30 minutos e 2 horas após adição de água.
Realizar a desforma após 24 horas. Em seguida iniciar a cura úmida durante no mínimo 3 dias, ou aplicar membrana de cura. Com adição de Brita I e de água pode acontecer certo retardamento do endurecimento do material. Nesses casos, recomenda-se realizar a desforma com maiores cuidados ou num tempo superior a 24 horas.
- Após a aplicação aguarde o tempo de cura (de 3 a 7 dias) para a aplicação de pinturas ou qualquer outro tipo de acabamento. - Consumo: cerca de 16 kg/m² para cada 1 cm de espessura.
O graute é um tipo específico de concreto utilizado para preencher espaços vazios de blocos e canaletas, visando aumentar a capacidade portante da estrutura. Com consistência mais fluida, o graute garante alta resistência e expansão controlada.
A quantidade de água a ser utilizada na mistura deve ser respeitada e está descrita na lateral da embalagem, podendo-se alterar esta relação em 5% para mais ou para menos em função da trabalhabilidade e das condições do ambiente.
O processo de grauteamento é feito depois que as paredes são levantadas e serve para preencher as cavidades dos blocos de cerâmica. É de extrema importância, afinal, reforça a estrutura e permite que a distribuição de cargas na alvenaria seja uniforme.
Consumo Graute: SikaGrout®-250 : 2088 kg/m³ (84 sacos para cada 1m³). Nota: A quantidade de água poderá variar em função da consistência dese- jada na aplicação e fatores como temperatura, vento, dosagem de pedris- co, etc.
Em geral, ele pode ser utilizado na proteção de patologias como trincas, fissuras, rachaduras, entre outros. Mas, além dessas formas de aplicação, o material também pode ser utilizado para preencher vazios existentes em estruturas como pilares, vigas, baldrames, cintas, colunas, entre outros.
O graute é composto por água, areia, cimento e pedras pequenas (normalmente brita zero). Nele pode (e é recomendável) acrescentar alguns aditivos industrializados para fazer a regulagem da densidade da mistura.
Não é recomendado misturar cimento com graute, até porque ele normalmente já tem isso na composição. Então, a adição extra se torna desnecessária e reflete em gastos à toa. Além disso, ela pode desequilibrar a fórmula do graute, alterando as características planejadas do material.
Com a superfície na condição saturada e seca, executar o lançamento do VEDACIT GRAUTE de forma contínua sempre por uma das extremidades da estrutura. Para espessuras maiores do que 60 mm, adicionar até 30% de brita 0 ou brita 1 em massa.
Como o graute é utilizado para preencher vazios em espaços com acesso limitado, normalmente é aplicado como preenchimento em estruturas de concreto armado, cintas, vergas e contravergas, pilares, canaletas, reparos pontuais em pisos e outras estruturas de concreto com fissuras, trincas, entre outros problemas ...
O graute é formado por uma combinação de aglomerantes – que inclui cimento Portland ou resina epóxi numa quantidade até seis vezes superior à do concreto comum –, além de aditivos, fibras sintéticas, água, cal e agregados.
O graute deve ser misturado com água na proporção indicada pelo fabricante e utilizando equipamentos adequados para garantir a homogeneidade da mistura. Além disso, é importante respeitar o tempo de mistura indicado pelo fabricante, a fim de garantir a consistência correta do material.
O mercado classifica os grautes em dois tipos. O primeiro é à base mineral, ou cimentício, que é destinado a uso geral em construções e indústrias; obras de reparo; aplicações submersas; injeções (com agregados menores que 75 mícrons); e execuções sob altas temperaturas.
O graute pode ser usado para recuperar estruturas, chumbar equipamentos, preencher colunas de alvenaria estrutural, entre outras finalidades. Sobre a sua composição, ele é formado por cimento portland, resinas epóxi, aglomerantes, aditivos, fibras sintéticas, água, cal e agregados.
É uma argamassa de reparo à base de cimento, areia, agregados e aditivos com consistência tixotrópica de alta resistência para fixação de equipamentos e reparos em concretos.