O leite dura, no máximo, uma semana, pois ali continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado.
Fechado pode chegar até aos sete. Já no caso de embalagens com tratamento asséptico, que juntam leite pasteurizado a alta temperatura em recipientes esterilizados, a duração pode chegar até aos 90 dias se não for aberto. Já se tiver sido bebido, o tempo de vida baixa para os 10 dias.
O prazo de validade do leite pasteurizado depende da carga inicial de microrganismos e da temperatura de armazenamento, mas normalmente fica em torno de 7 dias.
Assim, a refrigeração adequada é fundamental para que o produto não estrague. Sua validade é de três a cinco dias, enquanto fechado conforme a marca, e depois de aberto deverá ser utilizado em até três dias4.
Mesmo que a embalagem e o cheiro do leite pareçam bons, ainda é possível ver se é seguro consumir, verificando a textura do leite. A textura deve ser uniforme e não grumosa, a cor deve ser opaca e não deve haver separação entre gordura e soro. Sirva em um recipiente largo e verifique!
Repousar; Ingerir bastante líquido como água, soro, água de coco e sucos. Na maioria dos casos a infecção gastrointestinal causa diarreia grave, por isso, é importante manter-se hidratado constantemente. Evitar beber leite.
A indústria pode datar o produto como achar mais conveniente desde que, ao final da validade, o produto esteja ainda dentro dos padrões determinados por lei. Então, a indústria pode carimbar que o leite vale por 10 dias, mas, ao final do décimo dia, o leite tem que apresentar plenas condições de consumo.
Qual o risco de contaminação do leite longa vida fechado e depois de aberto?
Depois de aberta a embalagem longa vida, o leite entra em contato com o meio externo e é necessário mantê-lo sob refrigeração para inibir a ação dos microorganismos. O recomendável, de acordo com a ABLV, é que o leite seja consumido em até três dias.
Se aconteceu de você ter tomado o leite azedo não precisa se preocupar, a acidez tem sabor ruim, porém normalmente é produzida por bactérias que não causam doenças, pelo contrário, as bactérias que causam doença não conseguem crescer quando o leite está ácido.
Ao terminar a validade do leite, ele coalha porque o ambiente interno torna-se propício para a proliferação de bactérias. Elas fazem com que o açúcar da lactose natural se transforme em ácido lático, azedando e coalhando o leite. Esse coalho não deve ser consumido, pois faz mal à saúde!
Quando guardado na geladeira, o prazo de validade do leite materno será de 12 horas. No uso do freezer ou congelador, o leite deve ser congelado logo após a retirada. A validade, neste caso, estende-se para até 15 dias, se assim for mantido.
Ele pode ficar em temperatura ambiente por até 4 horas. Após esse tempo, é recomendado que seja armazenado na geladeira por até 24 horas ou congelado por até 15 dias para manter a qualidade.
O leite pode ficar azedo pelo tempo que ficou na geladeira ou até mesmo se o leite fresco foi misturado com uma substância ácida, tal como limão ou vinagre. Mas se o leite ficou exposto a uma fonte de calor por muito tempo, é sinal de que ele estragou.
A vantagem da embalagem longa vida em relação ao de saquinho é o tempo de prateleira. O leite de caixinha tem a validade de quatro meses em embalagem fechada e até três dias após aberto. Além disso, ele não necessita refrigeração enquanto estiver fechado.
O leite em pó pode ser consumido em até 15 dias depois de aberto, já o leite líquido precisa ser consumido em 48 horas. Também rende muito mais e ocupa menos espaço na sua cozinha, como já dito, com 1 quilo de leite em pó é possível obter de 6 a 7 litros de leite normal.
A única substância acrescida ao leite e permitida pela legislação, é um aditivo, que garante a estabilidade (proteção) das proteínas durante o processo de ultrapasteurização. Estabilizantes não tem função de conservantes. O Leite Longa vida, portanto, não tem conservante!
Quanto ao leite e laticínios em geral, o cheiro pode revelar muita coisa. Quando ele estiver mais azedo que o normal e com o tom alterado — normalmente puxado para o verde — é, com toda certeza, um alimento estragado e não deve ser consumido.
Os principais sintomas são vómitos, diarreia, náuseas, dores abdominais, febre, dores de cabeça, calafrios, dores musculares, fraqueza e desconforto geral.
Já o leite azedo é resultado de armazenamento irregular: quando a bebida passa muito tempo na geladeira, por exemplo. Nesse caso, pode ser utilizado em receitas e consumido com segurança, pois é resultado de um processo de fermentação.
O leite dura, no máximo, uma semana, pois ali continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado.
Portanto, leites e derivados próximos ao vencimento, podem ser consumidos, desde que em boas condições”. Por outro lado, ela diz que não é aconselhável consumi-los após estarem vencidos, mesmo que seja apenas um dia depois da data, já que não é mais possível garantir a integridade desses alimentos.
Dicas para identificar se o leite oferece riscos à saúde: Embalagem: verifique se a caixa está íntegra. Se estiver estufada pode indicar que o produto está estragado. Odor: produtos com cheiro diferente do normal (azedo, por exemplo) não devem ser consumidos.