Quanto tempo para pegar a habilitação digital depois de aprovado?
CNH Digital - documento opcional Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito".
Quanto tempo para pegar a habilitação depois de aprovado?
Tempo de entrega da CNH
Primeira habilitação: o documento físico deverá ser entregue no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo. Renovação da habilitação: o documento físico deverá ser entregue no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo.
Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar o bloco "Condutor", localizado no centro da página principal do Portal de Serviços, e ali clicar em "Consulte sua Carteira de Habilitação".
Sim, é possível baixar a CNH Digital antes mesmo de receber a versão física do documento. Você pode fazer o download da versão eletrônica assim que o processo de emissão for concluído, mesmo que a sua CNH física ainda não esteja disponível. Essa flexibilidade é uma das vantagens da CNH Digital.
Para ativar sua CNH Digital através do certificado digital, acesse o Portal de Serviços do Denatran através do endereço: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Instrução - clique para editar o texto. Será necessário realizar o acesso através do gov.br.
COMO BAIXAR A CNH DIGITAL NO DIA DO EXAME APROVADO DE DETRAN DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO PPD / CATEGORIA
Quanto tempo a CNH digital fica pronta?
Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa. Aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store.
Aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store. Se você ainda não tiver conta no gov.br, clique em “Crie sua conta”, aparecerá algumas opções de cadastro para você escolher, siga as instruções do aplicativo e faça o seu cadastro. Clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH".
Para ter acesso à CNH digital, o motorista precisa possuir a CNH emitida a partir de maio de 2017, quando foi iniciada a implementação do modelo com QR Code.
A resposta é sim! A CNH virtual substitui a física quando o documento é exigido, como em uma blitz. Ela pode ser acessada sem o acesso à internet, já que é possível visualizá-la no modo off-line. Para isso, basta digitar a senha de quatro dígitos que você define.
O prazo para retirar o documento depende do órgão de cada localidade, mas, normalmente, corresponde a 14 dias úteis. Você ainda pode baixar a CNH provisória digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), após 3 dias úteis. Essa versão tem validade jurídica em todo território nacional.
Se não receber o documento em até 14 dias*, clique no ícone "CNH" e escolha "Acompanhamento de Serviços”, para obter o código de rastreamento do documento e consultar a entrega pelo site dos Correios (opção "Rastreamento de objetos").
Após três dias da data de emissão do seu documento, você já pode acompanhar a entrega via Correios através do código de rastreio. Os campos marcados em vermelho são de preenchimento obrigatório.
O Projeto de Lei 5887/23 estabelece que o candidato aprovado em exame prático para habilitação como motorista receberá a Permissão para Dirigir no prazo máximo de 24 horas após o teste, com validade de um ano.
Isso porque, de acordo com o Departamento Nacional Trânsito (Denatran), é possível utilizar da Permissão para Dirigir (PPD) e da Adição de Categoria na CNH assim que o Departamento Estadual solicita a emissão do documento físico.
A lei não veta ao portador da PPD o direito de ir e vir em qualquer via regulamentada do Brasil. O motorista com a CNH provisória pode trafegar com seu veículo em qualquer rua, avenida, estrada, etc. Ele possui os mesmos direitos (e deveres) de um condutor devidamente habilitado.
Para acessar a Carteira Digital de Trânsito, clique no ícone "Carteira Digital de Transito". O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal - gov.br, portanto, clique no botão "Entrar com gov.br".
Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com sua conta gov.br (CPF e Senha) ou Certificado Digital. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página inicial e clicar no bloco "Validar CNH".
Segundo o Ministério da Infraestrutura, agora a emissão do documento passa a ser totalmente online, ou seja, o motorista não precisa ir até o Detran para obter o documento. Você pode imprimir o documento na versão física, em casa, em qualquer impressora. A verificação da impressão será através de código QR CODE.
Já para passar da CNH provisória — que leva cerca de 14 dias úteis para ficar pronta — para a definitiva, é preciso esperar 12 meses. Se após esse período o motorista não tiver infrações graves ou gravíssimas, a carteira definitiva deve chegar em 14 dias úteis, após a solicitação.
Desta forma, na condução de veículo automotor, o porte da CNH ainda é obrigatório, seja o documento impresso ou a CNH digital (versão eletrônica da CNH com o mesmo valor jurídico da impressa).
Quanto tempo demora para pegar a CNH depois da prova?
Em média 5 dias úteis, mas pode demorar um pouco mais. Além disso, cada estado define um prazo médio para a liberação do documento digital e a entrega do documento na residência do novo condutor.
Com a alteração trazida pela Lei 14.071/2020, a regra do porte obrigatório, foi flexibilizada e agora, quando for possível a consulta da habilitação por sistema informatizado, o porte da CNH, seja físico ou digital, é dispensado.
O que fazer? Se, após o prazo de até 15 dias úteis, o seu CRLV não for atualizado, o ideal é entrar em contato com o Detran do seu estado para verificar se há alguma restrição ou impedimento financeiro que esteja impedindo a atualização do documento.