A cafeína pode dificultar a absorção de algumas vitaminas e minerais de alguns suplementos, como cálcio, ferro e vitaminas B e D. Por isso, os nutricionistas recomendam que os suplementos vitamínicos sejam ingeridos com água e, de preferência, antes ou depois de tomar bebidas com cafeína, como café, chá ou coca-cola.
A vitamina D, responsável por regular os hormônios, aumentar a absorção de cálcio e manter o sistema imunológico saudável, também pode ser afetada por conta da cafeína.
Não tem um tempo de espera determinado para poder comer após tomar café. Você pode tomar o café junto dos alimentos do seu desjejum, se quiser. A não ser que você tenha alguma carência nutricional ou uma anemia em que temos que ter um controle tanto na quantidade como nos horários e interações de nutrientes.
Da mesma forma, ressalta que caso não seja possível fazê-lo nesse horário do dia, é aconselhável tomar a suplementação em horários do dia distantes das refeições principais como café da manhã, almoço ou jantar.
A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.
Além disso, a cafeína é metabolizada pelo fígado e eliminada do corpo pela urina, o que pode levar até 10 horas para ser concluído. Vale lembrar que o consumo excessivo de cafeína pode causar efeitos colaterais indesejados, como ansiedade, insônia, dor de cabeça, tremores, palpitações e aumento da pressão arterial.
A cafeína pode atrapalhar a absorção, distribuição e excreção de princípios ativos, de acordo com novo estudo. O café é uma das bebidas mais populares do mundo, em especial no Brasil. Entretanto, na hora de tomar alguma medicamento, o ideal é manter o café bem longe.
Tomar café depois de ficar longas horas sem se alimentar também pode causar desconforto. O tempo médio de digestão varia entre três a quatro horas. Se você não consumir nada durante esse tempo, o estômago volta a ficar totalmente vazio.
Apesar de ser uma escolha popular para acompanhar suplementos alimentares, a ingestão de cafeína pode interferir na absorção de vitaminas e minerais pelo corpo.
O café possui substâncias, como taninos e cafeína, que atrapalham na absorção de nutrientes. Se consumido após o almoço, pode comprometer a absorção de ferro presente nas carnes, vegetais e feijões. A combinação com leite pode interferir na quantidade de cálcio absorvida pelo organismo.
Quanto tempo depois de tomar suplemento Posso tomar café?
“Caso tome café no horário próximo, é melhor espaçar e tomar 2 horas antes ou após o suplemento”, aconselha Paula. Os amantes do café, mesmo aqueles que não possuem deficiência vitamínica, devem evitar o consumo exagerado da bebida não apenas próximo da ingestão de suplementos, mas também das principais refeições.
Quanto tempo depois de tomar café pode tomar o medicamento?
— Remédios como fenotiazinas ou antidepressivos devem ser tomados aproximadamente uma ou duas horas antes ou depois do café, pois os taninos presentes na referida bebida não permitem que o organismo absorva completamente os produtos químicos dos comprimidos — afirma a nutricionista Mercedes Engemann.
Beber água, seja quente ou fria, é uma boa pedida para desintoxicar. Além disso, ocupa suas mãos e boca quando abandonar o consumo de café. Algumas pessoas já disseram que a água ajudou a ficarem mais alertas, condição que normalmente é afetada pela falta de cafeína. O exercício é um estimulante como a cafeína.
Segundo os especialistas consultados pela CNN, entre os medicamentos cujos efeitos são potencializados pela cafeína estão os analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, relaxantes musculares, diuréticos e estimulantes do sistema nervoso central.
Como a cafeína pode atacar o sistema digestivo de algumas pessoas, provocando desconforto e mal-estar, o café com leite já é uma saída. O leite, segundo especialistas, protege o estômago dos efeitos que o café pode provocar e alivia os efeitos de quem ingere muita cafeína durante o dia.
Café além de aumentar a energia pode acelerar os movimentos intestinais, dizem estudos. Muitas pessoas não conseguem começar o dia sem o café, não é mesmo? Porém, a bebida mais popular do país e uma das mais consumidas no mundo pode, a princípio, afetar o trato gastrointestinal e aumentar a vontade de ir ao banheiro.
Manter-se hidratado pode ajudar a repor vitaminas solúveis em água, já que a cafeína é um diurético. Ter alimentos no estômago – especialmente uma refeição rica em proteínas e fibras – também pode ajudar, permitindo que o corpo absorva a cafeína ao longo de um período mais longo, disse Palinski-Wade.
Não é o café, mas sim a cafeína prejudica a absorção de ferro, cálcio e da vitamina C. Por isso, indicamos seu consumo de 1h a 2h após grandes refeições.