Passados 45 dias da primeira notificação, o número é bloqueado e permanece assim por mais 30 dias. Nesse período ainda é possível recuperá-lo indo até uma loja da operadora.
Passados mais 30 dias — 60 dias após a notificação — sem uma nova recarga, o número é bloqueado totalmente e permanece assim por mais 30 dias. Dessa forma, se o cliente não fizer uma nova recarga até lá, o número é devidamente cancelado.
Conforme o regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), se a linha estiver desativada há mais de 180 dias o número poderá ficar disponível para outros clientes.
94, inciso I da Resolução 632 da Anatel. A contar dessa data, você possui mais 30 dias para regularizar a situação antes que a linha seja cancelada. Além disso, o consumidor tem que sempre ser informado sobre a validade de seus créditos, conforme artigo 71 da Resolução 632/2014 e art. 6 III do CDC.
Uma operadora pode bloquear um chipe por falta de recarga ou se clientes pós-pago não pagarem uma fatura. Entretanto, isso não acontece de uma hora para outra: a operadora precisa respeitar uma série de normas e oferecer soluções ao cliente.
Operadora de celular pode cancelar a linha pré-paga?
Quantos dias sem recarga perde o chip?
I - a validade mínima dos créditos é de 30 (trinta) dias, devendo ser assegurada a possibilidade de aquisição de créditos com prazo igual ou superior a 90 (noventa) dias e 180 (cento e oitenta) dias a valores razoáveis. Evite, assim, que sua linha seja cancelada pela prestadora.
O seu Chip TIM poderá ser cancelado a partir de 75 dias do término da validade de sua última recarga. Como saber se o número da TIM foi cancelado? Se você tiver dúvidas de qual o motivo do bloqueio, ligue para *144 do seu TIM ou 1056 de qualquer número.
As operadoras suspenderão as ligações (realizadas e recebidas) após 45 dias do vencimento da fatura e, 90 dias após o vencimento, poderão rescindir o contrato de prestação do serviço. O cliente poderá pedir, sem ônus, a suspensão da prestação do serviço, por no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias, uma vez a cada ano.
Após o bloqueio passa a contar um prazo de mais 60 dias até que o número seja cancelado. Por fim, após o cancelamento, há ainda um período de mais 6 meses para que o usuário solicite a reativação da linha. Para isso, é preciso ir até uma loja da operadora para solicitar o resgate e obter um novo chip.
O que acontece se ficar muito tempo sem usar o chip?
O que significa chip desativado? Quando o chip é desativado, o cliente não consegue mais acessar as funções da operadora, como fazer ou receber ligações e SMS, além de não poder utilizar a rede móvel, ficando sem internet se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Caso seu número de telefone tenha sido banido, a seguinte mensagem será exibida quando você tentar acessar o WhatsApp: "Esta conta está impedida de usar o WhatsApp". Podemos banir contas se acreditamos que elas violam nossos Termos de Serviço.
Apesar de terem trabalhos mostrando que o implante pode durar 5 anos, ainda temos que obedecer a bula e trocá-lo com 3 anos. O seu médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais poderão ocorrer.
A OPERADORA PODE CORTAR MINHA LINHA POR FALTA DE PAGAMENTO. ISSO É LEGAL? Sim. Quando o usuário não paga a sua conta até 15 (quinze) dias após o vencimento da fatura ele fica impedido de originar chamadas, exceto para chamadas a cobrar, os serviços de emergência e números que não importem em débitos.
Faça a compra direto na loja da sua operadora, geralmente localizada em shopping centers. Não se esqueça de levar seu documento de identificação, pois é por meio dele que o atendente vai recuperar seu número e colocá-lo no novo chip. Não é preciso levar o boletim de ocorrência.
Quanto tempo posso ficar sem recarregar o celular?
O cliente pode reativá-lo apenas colocando créditos. No entanto, se você passar 180 dias sem nenhum recarga, a linha vai ser cancelada definitivamente, sendo liberada para outro cliente após mais 90 dias.
Na dúvida, ligue para a operadora. Já no segundo, até tem como recuperar o número, desde que ele não tenha sido passado adiante. Dependendo da operadora, com 30 dias após a primeira notificação, ele já fica disponível para outros clientes adquirirem.
Para saber se você está entre as vítimas, é possível fazer uma pesquisa no site Consulta Pré-Pago. Nele, através do CPF, clientes podem saber se há alguma linha de telefonia ativa no seu nome. O serviço identifica somente contas pré-pagas com as operadoras Claro, Tim, Vivo, Algar e Sercomtel.
Ao atingir o limite, você pode receber chamadas por mais 30 dias. Depois desse prazo, todos os serviços podem ser bloqueados, com exceção de discagens de emergência, como bombeiros e polícia, conforme o a Resolução 632 da Anatel.
Uma outra forma de saber se sua linha foi cancelada é ligando para a Central de Relacionamento da Vivo, pelo número da Vivo 1058, ou *8486. O ideal é que, antes de ligar, você tenha em mãos o nome completo e o CPF da pessoa responsável pela linha cancelada Vivo.
As operadoras costumam enviar um SMS sempre que notarem alguma inconsistência no uso do chip, seja por falta de pagamento da fatura ou falta de recarga em planos pré-pagos. Essas informações são enviadas com antecedência pelas operadoras.
A empresa possui um portal do consumidor para isso, um serviço simples e rápido de atendimento ao consumidor. Ainda é possível registrar a reclamação ligando para o telefone 1331 ou registrando de forma rápida pelo app “Anatel Consumidor”, disponível tanto para IOS quanto para Android.
Recuperar uma linha TIM cancelada é bem fácil. Basta entrar em contato com a central de atendimento TIM por meio do número da TIM *144. Você também consegue reativar a linha ligando de um telefone fixo para 1056.