As garrafas PET são muitas vezes usadas para acondicionar suco, refrigerantes e água mineral. Apesar de serem recicláveis, grande parte da população faz o descarte incorreto deste material, o que pode causar profundos danos ao meio ambiente, sobretudo pelo longo prazo de decomposição do plástico.
“Em garrafas de plástico o gás dura menos, cerca de 4 a 6 meses, pois esse material não é impermeável ao gás carbônico. Já no vidro, a água com gás vai ter até 1 ano de validade”.
Evite usar a mesma garrafa de água mineral todo dia. Apesar de não haver prazo certo para isso, é prudente substituir a garrafa se houver ranhuras e desbotamento da cor, sinais de que já está velha demais.
POR QUANTO TEMPO POSSO USAR UMA MESMA GARRAFINHA D'ÁGUA SEM LAVAR? | SEM FRESCURA
Quantas vezes posso reutilizar garrafa pet?
O recomendado é que as garrafas de plástico comuns, de água mineral e vendidas como descartáveis, não sejam reutilizadas. A especialista lembra que, afinal, o que é descartável deve ser efetivamente descartado. Idealmente, o recipiente seria usado apenas uma vez e depois iria para o lixo.
O prazo de validade de água gaseificada, é menor: seis meses quando a garrafa é de plástico e um ano quando a embalagem é de vidro. Após aberta, a recomendação é consumir o líquido em até duas semanas. Até os galões de plástico — 10 e 20 litros — também têm validade.
Resposta: Se a água estava limpa quando entrou nos recipientes, se os recipientes estavam perfeitamente limpos e esterilizados, e se você tiver certeza de que eles nunca foram abertos, a água não fica imprópria para consumo.
Com a ajuda de uma escova de dentes limpa e nova, lave a garrafa com água morna e sabão ou detergente. No caso das garrafas de plástico, utilize água fria. Depois, deixe-a de molho por cerca de uma hora em uma mistura de água com sabão ou detergente. Enxágue e deixe secar.
O ciclo de vida do plástico inicia-se na sua concepção e termina no pós-descarte, que é quando o material plástico, em suas diferentes formas, é descartado e pode seguir para a reciclagem, aterro, queima energética ou ainda para lixões.
De quatro a cinco séculos. Esse é o tempo estimado de decomposição de uma garrafa plástica: entre 450 e 500 anos. Para comprovar a lentidão do processo e alertar sobre os malefícios que o descarte incorreto do material pode causar um projeto tem filmado tudo em tempo real.
Por que é perigoso reutilizar garrafinhas plásticas de água?
De acordo com a pesquisa, as bactérias são resistentes e não adianta passar uma água e um sabão. Outro resultado intrigante foi a presença de Bisfenol A (BPA), composto presente no plástico das garrafas, na urina dos usuários.
Algumas garrafas de plástico podem conter substâncias químicas, como bisfenol A (BPA) e ftalatos, que podem se lixiviar na água e serem potencialmente ingeridas. Essas substâncias podem desencadear problemas de saúde a longo prazo, como câncer e distúrbios hormonais.
Qual a garrafa mais saudável para tomar água? As garrafas produzidas em aço inoxidável, cristal ou vidro são opções perfeitas para garrafas reutilizáveis.
Plástico: O plástico é notoriamente mais complexo quando se trata de reciclagem. Embora a reciclabilidade varie entre os diferentes tipos, a maioria pode ser reciclada uma ou duas vezes antes de começar a degradar-se.
Caso você queira ou realmente precise de uma garrafa de água plástico, as mais recomendadas são as de polipropileno, que geralmente possuem uma aparência branca.
A garrafa PET é plástico e foi patenteada em 1941 por trabalhadores da Calico Printer's Association, na Inglaterra. Nesta época o PET era utilizado pela empresa DuPont, para fins têxteis. Apenas na década de 70 que ele começou a ser usado na fabricação de embalagens.
“Ali há protozoários e bactérias que podem causar diarréia, hepatite e infecções que ficam no organismo durante um longo período”, diz. Além disso, o cloro colocado pelos órgãos de tratamento da água não tem a concentração suficiente para matar todos os germes que ficam no vaso.
O que é mais saudável água mineral ou água filtrada?
Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
Evite o bisfenol A (BPA), dessa forma, optando por plásticos rotulados como “livres de BPA”. Esta substância química, portanto, está associada a problemas de saúde, incluindo distúrbios hormonais e câncer.
Basicamente, a água não perde a validade, o que acontece é que a embalagem pode liberar substâncias químicas ou entrar em decomposição — o que gera os micro e nanoplásticos — ao longo do tempo. Esse processo pode ser intensificado pelo armazenamento inadequado e por oscilações extremas de temperatura.