A especialista conta que o ideal é consumir alimentos até quatro horas antes de dormir, com o intuito de que o corpo consiga realizar o processo digestivo de maneira equilibrada. Ela conta que, já que a maioria das pessoas costuma dormir entre 22h e 23h, o mais correto é realizar a última refeição antes das 19 horas.
A maioria dos nutricionistas indica que a última refeição seja feita de 2 a 3 horas antes de dormir, para evitar refluxo ou azia, ou a má digestão dos alimentos.
Quanto tempo devo esperar para dormir depois de comer?
Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar. O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior.
Entretanto, comer antes de dormir pode não ser tão benéfico e exige atenção para não comprometer outros aspectos da saúde como o próprio sono e a digestão. Alguns estudos revelam que esse hábito está relacionado com o aumento da obesidade e de doenças cardiovasculares.
Alguns alimentos indicados para comer à noite e que ajudam a emagrecer incluem as proteínas magras, como peito de frango, ovo e tofu; as frutas, como abacaxi, uva e morango; os cereais integras, como arroz integral e pão integral; e os legumes, como pepino, cenoura e couve-flor.
Ao realizar o jejum intermitente, o tempo máximo que uma pessoa pode ficar sem comer é de 24 horas. Mas de acordo com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP foram encontrados efeitos negativos no organismo de um protocolo de jejum em que ficaram 24 horas sem comer e 24 horas com alimentação à vontade.
⏰Dá pra controlar a alimentação noturna? A pesquisa do Brigham and Women's Hospital sugere ainda que, se possível, é melhor evitar comer a última refeição do dia no máximo entre três e quatro horas antes da hora habitual de dormir.
Com fome fica difícil o sono vir, mas comer demais antes de ir para a cama também não é recomendado, pelo risco de causar má digestão. Confira, a seguir, alguns alimentos que podem atrapalhar seu sono se consumidos à noite, e algumas alternativas para você matar a fome de forma saudável, sem ameaçar a balança.
A especialista conta que o ideal é consumir alimentos até quatro horas antes de dormir, com o intuito de que o corpo consiga realizar o processo digestivo de maneira equilibrada. Ela conta que, já que a maioria das pessoas costuma dormir entre 22h e 23h, o mais correto é realizar a última refeição antes das 19 horas.
Não jantar pode ser prejudicial para diversos organismos, pois, a alimentação noturna, contribui para a manutenção de um metabolismo saudável, que possui um papel fundamental na regulação do sono. Além disso, a prática fornece nutrientes para produção de hormônios relacionados a um sono adequado.
“Se uma pessoa come e vai dormir não consegue esvaziar o estômago, por isso o estômago fica cheio, e se a válvula gastroesofágica está alterada a comida vai subir.” Segundo estudos mais antigos, pessoas que comem antes de dormir têm maior risco de desenvolver sintomas de refluxo.
Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.
Muita gente gosta de levar o prato para a cama e comer deitado, mas este é um hábito ruim e deve ser evitado. Ao comer deitado, você comprime os órgãos do sistema digestivo e, com isso, dificulta o processo da digestão, o que causa desconforto e pode aumentar o risco da doença do refluxo gastroesofágico.
Quanto tempo deve esperar depois de comer para dormir?
Quanto tempo esperar após comer? No caso de refeições volumosas, o ideal é esperar ao menos duas horas antes de dormir. Assim, o organismo já terá tido tempo para fazer a digestão de boa parte do alimento, não provocando incômodos durante o seu sono.
Segundo a especialista, o correto é evitar consumir alimentos mais pesados e gordurosos, além de dar um intervalo de 2 a 3 horas entre se alimentar e dormir.
“A banana pode ser consumida absolutamente à noite, com moderação, como parte de uma alimentação balanceada”, afirma a nutricionista Florence Thorez à revista “Santé Magazine”. Segundo a especialista, sua digestão demora muito, então é necessário reservar um tempo entre o final da refeição e a hora de dormir.
Jantar. No período da noite, o corpo tem mais dificuldade para digerir e metabolizar os alimentos, sendo indicada uma refeição de fácil digestão, sem carnes e alimentos processados. De preferência, ela deve ser feita antes das 20 horas.
Já a última refeição deve ser feita até três horas antes das 22h, o que coloca o jantar por volta das 19h. Dessa forma, o corpo tem tempo o suficiente para digerir a comida antes do metabolismo ficar mais lento durante o sono.
Você já acorda com muita fome, pensando em comer tudo o que vê pela frente? Isso pode ser algo normal, pois enquanto dormimos ficamos um longo período em jejum. Porém, algumas vezes, a fome excessiva indica uma disfunção do organismo que merece atenção ou um hábito inadequado.
A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, situada no centro do cérebro, é conhecida há tempos por seu papel na regulação do sono. Agora, surgem evidências de que ela também exerce uma ação fundamental no controle da fome, no acúmulo de gorduras e no consumo de energia.
E agora: é melhor dormir com fome ou comer à noite? Segundo especialistas, essa resposta não é tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos.
A orientação é que o sono depois do almoço seja de 15 a 40 minutos. Dessa forma, o descanso é reparador para o organismo e não prejudica a digestão, porque o metabolismo está funcionando normalmente e não dá tempo de entrar em sono profundo.
Não existe um padrão de horário correto para almoçar, e sim a necessidade de se atentar ao tempo entre as refeições e as necessidades do corpo. Sass reitera que, teoricamente, um café da manhã balanceado deve te deixar satisfeita por cerca de 4 a 5 horas, tempo considerado ideal entre as refeições.
No jantar encontramos maior quantidade de carboidrato complexo que trará maior saciedade. No lanche encontramos maior quantidade de carboidrato simples que é mais rapidamente absorvido. Isso fará com que em pouco tempo após consumi-los você sinta fome novamente.