O investimento, previsto em R$ 50 bilhões, tem como objetivo reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país para aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Os trens, projetados para alcançar velocidades de até 300 km/h, prometem modernizar significativamente a conexão entre os centros urbanos.
O projeto do Trem-Bala Rio-SP, que visa conectar Rio de Janeiro e São Paulo, promete reduzir o tempo de viagem para 1h30, transportar 30 milhões de passageiros por ano e iniciar operações em 2032, com tarifas variando entre R$300 e R$500.
Após 35 anos de promessas, foi anunciado que o trem-bala que liga o Rio de Janeiro a São Paulo deve iniciar suas operações em 2032. O custo do projeto gira em torno de R$ 50 bilhões e o objetivo é impulsionar o transporte entre as duas maiores cidades do país.
Quando ficar pronta, a viagem entre as duas capitais levará apenas 93 minutos (1 hora e meia). Ou seja, dezessete minutos a mais do que se formos de avião pela ponte aérea. De carro leva-se cinco horas e, de ônibus, pouco mais de seis horas.
TREM-BALA BRASILEIRO - De São Paulo até o Rio em 90 minutos
Qual é a velocidade de um trem-bala?
Segundo a China Railway, operadora ferroviária estatal, a velocidade máxima dos comboios neste percurso é de 350 km por hora e, entre outros detalhes, o percurso atravessa 84 pontes e 29 túneis.
Atualmente, há apenas duas linhas ferroviárias nos EUA que chegam a 200 km/h, velocidade mínima não oficial para que um trem seja considerado de alta velocidade.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Sistemas de Propulsão Avançados: A propulsão dos trens-bala é geralmente elétrica, utilizando motores de alta eficiência. Em alguns casos, como no Maglev (levitação magnética), os trens não possuem contato direto com os trilhos, eliminando a fricção e permitindo velocidades ainda maiores.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
O Brasil deu um passo significativo no setor de transportes ao anunciar a construção de sua primeira linha de trem-bala, que ligará as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com previsão de operação a partir de 2032.
Em março de 2020 o Trem Bala deixou de ser exibido por medidas de prevenção em meio à pandemia de COVID-19, voltando ao ar em agosto. No mês seguinte Renilson Sousa deixou o programa, retornando um ano depois; neste período Osvaldo Azin ingressou na bancada de comentaristas.
Ao serem percorridas por corrente elétrica, as bobinas enfileiradas ao logo da pista, chamada de linha guia, criam campos magnéticos que repelem os grandes imãs situados embaixo do trem, permitindo que flutue entre 1 cm e 10 cm sobre os trilhos.
História. Em 16 de fevereiro de 1991, o Trem Santa Cruz, serviço que fazia a ligação Rio - São Paulo, fez sua última viagem, após mais de quarenta anos de circulação. O Santa Cruz saía da Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro em direção à Estação da Luz, em São Paulo.
A TAV Brasil ganhou a autorização em 22 de fevereiro de 2023 para construir um trem de alta velocidade ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
O trilho de soldagem contínua, sem emendas, também contribui para que o trem-bala chegue a viajar acima de 300 km/h com conforto para o passageiro. Embora alguns poucos equipamentos de alta velocidade ainda operem com motores a diesel ou outro combustível fóssil, a maioria funciona com energia elétrica.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.
A estação de Miami e o aeroporto de Orlando estão separados por 373 km. São exatamente 3h30 de trem ou 3h34 de carro seguindo pela Turnpike, uma estrada sonolenta em que se dirige por uma reta de 135 km sem muitos atrativos.
Aguardada desde 2019, a linha de trem que liga as duas cidades mais turísticas da Flórida, nos Estados Unidos, começou a operar no último dia 22 de setembro. São 30 trens diários fazendo a rota Miami–Orlando (15 saídas para cada cidade).